PROJETO DE LEI Nº 556 , DE 2008 Dá a denominação de Cecilio do Rego Almeida a viaduto localizado na Rodovia SP-55, no Município de Cubatão. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA: Artigo 1º - Passa a denominar-se "Cecilio do Rego Almeida" o viaduto localizado no km 262,400 da Rodovia Cônego Domenico Rangoni, SP-55, no Município de Cubatão. Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. JUSTIFICATIVA Em 22 de março de 2008, faleceu Cecilio do Rego Almeida, um dos mais proeminentes nomes da engenharia nacional, fundador da construtora CR Almeida, empresa que participou de importantes obras de infra-estrutura nos últimos 50 anos no Brasil. Este paraense de Óbidos nasceu em 31 de janeiro de 1930, filho de Raymundo Ramos da Costa Almeida e de Cecília do Rego Almeida. Ainda menino, deixou sua terra natal em companhia dos pais chegando ao Paraná aos sete anos de idade. Aos nove anos já contribuía para o orçamento familiar com a venda de sementes e laranjas para lavradores. Inquieto e disposto a vencer, aos 14 anos prestou concurso para os Correios, onde começou a trabalhar como mensageiro. Foi ai que, ao tornar-se operador de máquina de Baudot, de cinco teclas, adquiriu o hábito de tamborilar sobre a mesa durante reuniões de trabalho ou em conversas com amigos. Aos 16 anos, o empreendedor que já se manifestava na sua jovem alma, pediu ao pai que o emancipasse. Responsável legal por seus atos, contraiu um empréstimo junto ao IPASE no valor de cinco contos para abrir uma loja de calçados. A partir de 1949, quando iniciou o curso de Engenharia, passou a dar aulas de Matemática durante o dia e a trabalhar nos Correios à noite. Ainda estudante de engenharia, em 1952, Cecilio do Rego Almeida foi contratado pela empresa encarregada de construir a BR-277, rodovia que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá, uma alternativa para a Estrada da Graciosa, na época já sobrecarregada. Em 1958, foi criada a Engenharia e Construções CR Almeida Ltda. que quatro anos depois, dentro de um plano de expansão que marcaria a trajetória empresarial do Dr. Cecilio, incorpora a Sociedade de Engenharia do Paraná Ltda. e a Construtora Pierri S/A, transformando-se na CR Almeida S/A. Mais tarde, em 1965, a empresa passou a se chamar CR Almeida S/A Engenharia e Construções. Com seus negócios sempre em expansão, por meio de incorporações e associações, o engenheiro demonstrou capacidade técnica e empresarial para assinar importantes obras de infra-estrutura do país. O início se deu em 1969, com a construção da Estrada de Ferro Central do Paraná, que liga a região norte do Estado do Paraná ao Porto de Paranaguá. Em consórcio com a empresa italiana Impregilo SPA, inovou em processos construtivos no projeto da hidrelétrica de São Simão, em Minas Gerais. Outras grandes obras somam-se ao seu currículo: a duplicação da rodovia Cônego Domenico Rangoni (SP-055); a construção do Canal Pereira Barreto, que interliga o lago da barragem da usina hidrelétrica de Três Irmãos no Rio Tietê ao Rio São José dos Dourados, afluente do Paraná; a canalização do Rio Cabuçu, na divisa dos municípios de Guarulhos e São Paulo; a restauração e recapeamento da Rodovia Caminho do Mar; a construção de rodovias como a Freeway (Porto Alegre - Osório), e dos Bandeirantes (SP); a ferrovia de Carajás e a pavimentação de 7.500 quilômetros de estradas, como Rio-Santos, Belém-Brasília, Porto Velho-Rio Branco e Porto Velho-Cuiabá, além da construção de aeroportos e metrôs, dentre outros. Na década de 1990, o engenheiro Cecilio do Rego Almeida reafirmou sua vocação pioneira quando vislumbrou a possibilidade de ter sua empresa a serviço da modernização da prestação de serviços de transportes rodoviários, e investiu no Programa Brasileiro de Concessões de Rodovias , do qual a CR Almeida, associada a sua parceira Impregilo, participa desde os seus primeiros passos. Hoje, o Grupo Ecovias, empresa integradora e gestora de soluções de fluidez na locomoção de bens e pessoas em negócios logísticos, administra concessões rodoviárias nos principais corredores de importação e exportação do país. O grupo é composto pelas seguintes concessionárias: Ecovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista ao Porto de Santos; Ecovia Caminho do Mar, que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá; Ecsul, que dá acesso ao Porto de Rio Grande; e a Ecocataratas, que leva a Foz do Iguaçu. O grupo também conta com as empresas de logística Ecopátio Cubatão e Ecopátio Imigrantes, criadas a partir da expertise adquirida na administração do Sistema Anchieta-Imigrantes e que tem contribuído de forma decisiva, nos últimos anos, para a constante ampliação da capacidade do maior porto da América Latina. Cecilio do Rego Almeida deixa, assim, um exemplo de perseverança, de ousadia empresarial e, principalmente, de crença na capacidade de transformar o país em benefício da melhor qualidade de vida para todos os brasileiros. Apresentamos, pois, este projeto de lei que presta justa homenagem e esperamos que o mesmo tenha e melhor acolhida por parte dos nossos Nobres Pares. Sala das Sessões, em 19-8-2008 a) Aldo Demarchi - DEM a) Luis Carlos Gondim - PPS a) José Bittencourt - PDT a) Ana do Carmo - PT ?? ?? ?? ??