CURSO “São Paulo – Artes e Etnias” –Prof. Tirapeli

 

 

O curso  “São  Paulo - Artes e Etnias” se baseia no livro homônimo, de autoria  do  maior ‘expert’ em arte sacra do Brasil, o Prof. Dr. Percival Tirapeli, livre-docente do Instituto de Artes da Unesp, onde também se encarrega da coordenadoria do programa de extensão “Barroco Memória Viva”.

Além de acadêmico, o Prof. Tirapeli é artista plástico, pintor de renome internacional, e escritor com muitos títulos publicados. Dentre eles destacamos: “Coleção  Arte Brasileira”, “Festas da Fé”, “Igrejas Paulistanas: Barroco e Rococó”,  “Conhecendo os Patrimônios da Humanidade no Brasil”, “Arte Sacra Colonial – Barroco Memória Viva”, “Patrimônios da Humanidade no Brasil” e, por fim, o livro tema de nosso curso “São Paulo- Artes e Etnias”.

O professor-artista foi pioneiro formador de quadros de monitores para o acompanhamento de visitantes em museus e exposições e, ultimamente, tem sido o responsável pela curadoria de inúmeras mostras de arte, dentre as quais se destaca a exposição “Gênese da Fé no Mundo Novo”, recentemente havida no Palácio dos Bandeirantes, como parte das comemorações pela vinda do Papa Bento XVI ao Brasil. Também foi o curador de eventos artísticos no MAM-SP, no Centro de Referência Mário Covas, no SESC, entre outros.

Muitas vezes foi convidado por universidades da Espanha, para conferências e debates, também já levou sua erudição à Noruega, ao México e à Argentina, divulgando por onde passa a diversidade e a riqueza da arte brasileira.

 

Estes dados constam do site do artista, http://www.tirapeli.pro.br