A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo já funcionou em três locais, antes de ocupar o atual Palácio 9 de Julho. 

Em 1834, a Lei nº 16 estabeleceu que os Conselhos Gerais fossem substituídos por Assembléias Legislativas Provinciais. Dessa forma, em 1835, começaram os trabalhos da Assembléia Legislativa da Província de São Paulo, que localizava-se no Palácio do Governo, no Pátio do Colégio. Lá permaneceu até o ano de 1879, quando mudou-se para a atual Praça João Mendes. Nesse último edifício, funcionou até 1937.

Com o fechamento dos Poderes Legislativos, durante o Estado Novo, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ficou paralisada de 1937 até 1947, quando foi reaberta no Palácio das Indústrias, então com o nome de Palácio 9 de Julho, lá permanecendo até a mudança para o atual prédio no Ibirapuera, em 1968.
A presente exposição, utilizando-se de material do Acervo Histórico desta Casa, resgata algumas informações e imagens dos antigos espaços que abrigaram os nobres trabalhos realizados pelo Legislativo Paulista
 

 

Copyright© 2005 - Divisão de Acervo Histórico
webdesigner Priscila Pandolfi









































Volta x x Avança