Airton Garcia
(Ex-Parlamentar)


Biografia

O suplente de deputado, Airton Garcia Ferreira, tomou posse nesta quarta-feira, 25/11/2015, no lugar do companheiro político do PSB, o deputado Abelardo Camarinha, ora em licença médica.

Nascido em São Carlos, é casado com a médica pediatra Rosaria e tem dois filhos, Marina e Erik, que ajuda a tocar os interesses da família. Autêntico paulista, um de seus avós era bem brasileiro e todos os outros eram europeus: a mistura étnica, característica dos paulistas, tem também austríaco, espanhol e italiano. A família, constituída pelo pai, a mãe, seis filhos e mais cinco crianças que o casal adotou, possuía, em São Carlos, uma indústria que fabricava panelas. Aos 17 anos ele mesmo vendia as panelas porta a porta. Aos 25 anos perdeu o pai, que teve morte fulminante aos 51 anos. Airton, filho mais velho, passou a ser o responsável pela vida financeira e a subsistência da família. E, além de irmão também passou a ser o pai. Sustentados por ele, todos os seus irmãos cursaram faculdade. Ele, o único que não conseguiu concluir os estudos, pelas circunstâncias,  teve que deixar pela metade seu curso de Direito.

A experiência que o sãocarlense acumulou ao vender as panelas, na rua, como destaca, lhe deu a confiança necessária para tentar outros ramos de negócios. Ele considera-se uma pessoa bem sucedida financeiramente, com interesses em diversas áreas como imóveis e mineração, em diversos estados brasileiros. Como não vive de política, não precisa do salário de político para sobreviver. Para Airton todo brasileiro deveria participar da política, acompanhar as notícias para escolher bem seus candidatos, porque, se os bons não entram, os ruins tomam conta da política, com péssimos resultados para a população.

Aos 66 anos Airton trabalha bastante, toma conta de seus negócios. Sempre participou da vida política de São Carlos, sempre teve intensa atuação na escolha dos prefeitos locais, sempre participou do processo político e eleitoral, de uma forma ou de outra. Já foi vice-prefeito, entre 1996 e 2000. Nesta última eleição ficou como primeiro suplente pelo PSB e acaba de assumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Considera a cidade de São Carlos muito boa, embora tenha negócios em vários lugares. Gosta de São Paulo, e também das cidadezinhas pequenas, enfim, para Airton todo lugar tem seus pontos fortes e fracos, isso faz parte da vida. Então tem facilidade de se adaptar em qualquer lugar. São Carlos tem muitas indústrias, entre 600 e 700, como fabricantes da linha branca, geladeiras e máquinas de lavar roupa, e da área têxtil. O município conta com uma boa infraestrutura e muitas escolas. Para ele, o povo é muito bom, trabalhador, honesto, ordeiro, é uma cidade com muitos motivos para o orgulho de seus cidadãos. A população está mais concentrada na área urbana, embora ainda subsistam certos cultivos como cana, laranja, eucalipto, produtos de subsistência. Não tem uma área rural muito significativa, é mais urbana, é ali que está sua pujança.

 

A distância entre São Carlos e São Paulo é de cerca de 240 quilômetros, fica na beira da Rodovia Washington Luís, “entre Campinas e Ribeirão Preto”, conforme enfatiza.

alesp