Luiz Fernando Machado
(Ex-Parlamentar)


Biografia

Luiz Fernando Machado nasceu em 1977 em Patos de Minas (MG). 

Iniciou sua carreira política em 2003, quando assumiu o Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí, após convite do então prefeito Miguel Haddad (PSDB). Em 2004, em sua primeira eleição, foi o oitavo vereador mais votado de Jundiaí. Em 2006, tornou-se presidente da Câmara, o mais jovem na história da cidade. 

As realizações que viabilizou como presidente do legislativo municipal o credenciaram a candidatar-se a vice-prefeito de Jundiaí em 2008. Eleito, Luiz Fernando atuou em favor da liberação de um dos maiores investimentos já conseguidos para a segurança pública na história do município. 

Em 2010, disputou e venceu as eleições para deputado federal, sendo o mais bem votado em Jundiaí, com 30% dos votos válidos. A partir do seu trabalho, cidades do Estado de São Paulo receberam mais de R$ 14,2 milhões para investimentos em diversos setores. Foi membro titular da Comissão Mista de Orçamento; da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; e da Comissão de Minas e Energia. Apresentou a PEC da Responsabilidade Eleitoral, proposta de emenda à Constituição cujo objetivo é instituir a obrigatoriedade da elaboração e do cumprimento de plano de metas por parte dos candidatos ao Poder Executivo, com base nas propostas feitas na campanha eleitoral. 

Ainda na Câmara dos Deputados, apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 10/2011) visando instituir a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento de plano de metas pelos Poderes Executivos Municipais, Estaduais e Federal. O não cumprimento do plano de metas, sem justificação, tornaria inelegível o titular do mandato. 

Em 2012, concorreu à prefeitura de Jundiaí. No primeiro turno, obteve 42,95% dos votos válidos (87.263 votos). 

Em 2014, elegeu-se deputado estadual com 148.614 votos.

 

alesp