29/08/2016 - 54a Solene

Dia do Cônsul
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/09/2016:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Edmir Chedid, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Cônsul". Esclarece que o deputado Edmir Chedid não pôde comparecer a esta sessão solene por motivos de força maior. Afirma que o mesmo pediu desculpas por não estar fisicamente nesta homenagem. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradece.
2 -  FIORELLA BAGGIO
Consulesa-geral honorária da República de Malta e vice-presidente da Aconbras, cumprimenta as autoridades presentes. Informa que foi seu pai, Ítalo Baggio, fundador e presidente reeleito da Aconbras, que apresentou ao presidente desta Casa a proposta para a criação do "Dia do Cônsul". Afirma que este dia foi instituído pela Lei 9339/96, de autoria do deputado Fernando Silveira, a ser comemorado, anualmente, no dia 06/08. Diz estar honrada em participar desta homenagem. Discorre sobre os objetivos da Aconbras, entre eles o de consolidar os direitos e deveres dos cônsules, há 32 anos. Agradece a este Legislativo e aos cônsules presentes.
3 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Anuncia a exibição de um vídeo institucional.
4 -  LUIZ FERNANDO DEL VALLE
Cônsul honorário do Chile em Campinas e presidente da Aconbras, Associação dos Cônsules no Brasil, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra para o Corpo Consular de São Paulo estar presente neste evento para comemorar o "Dia do Cônsul". Parabeniza a consulesa-geral honorária da República de Malta, Fiorella Baggio, pela apresentação do vídeo institucional. Discorre sobre o surgimento e as atribuições dos cônsules. Destaca a assinatura, pelo Brasil, da Convenção de Viena, em 1963, com o objetivo de manter as relações amistosas entre os países e assegurar o bom funcionamento das representações consulares nos países. Afirma ser São Paulo a segunda cidade do mundo com mais consulados. Lembra que São Paulo é o local onde geralmente se iniciam as relações comerciais entre os países. Menciona a grande quantidade de imigrantes que vem para São Paulo. Agradeceu a homenagem.
5 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Demonstra sua admiração pelo "Dia do Cônsul", comemorado na maior Casa de Leis da América Latina. Diz estar honrado com a presença dos cônsules. Lembra uma frase marcante em sua visita à Rússia: "Paz mundial, dever de todos". Destaca a atuação dos cônsules na ajuda aos imigrantes, em um País em crise econômica, social e política, e seu esforço para que haja paz e fraternidade entre todos os países do mundo. Agradece a presença de todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp