19/09/2011 - 38a Solene

"HOMENAGENAGEM À SOCIEDADE MADRIGAL ARS VIVA PELO QUINQUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/09/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : TELMA DE SOUZA
1 -  TELMA DE SOUZA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Telma de Souza, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Sociedade Madrigal Ars Viva pelo Quinquagésimo Aniversário". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento da íntegra de mensagens alusivas à efeméride.
2 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Ex-Deputada Estadual, parabeniza a iniciativa. Enaltece o seu reconhecimento e admiração pelo Madrigal. Recorda que a fundação do grupo se deu na era JK, quando o "Brasil fervilhava". Lembra sua amizade com a Deputada Telma de Souza, quando estudantes do Colégio Canadá. Destaca o "laboratório sonoro" do Madrigal, com músicas que vão da época medieval ao contemporâneo. Cita as dificuldades e as lutas do grupo, bem como sua altivez, competência e talento.
3 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Informa que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
4 -  ROBERTO MARTINS
Maestro, regente do Ars Viva, lembra o trabalho desenvolvido com a Deputada Telma de Souza, quando ambos trabalharam na Secretaria Municipal de Cultura de Santos. Agradece a amizade e a generosidade dos componentes do grupo. Recorda que assumira a regência do grupo, após a morte do fundador Klaus Dietter-Wolff, fato que mudou a sua vida. Destaca a dedicação e as particularidades do trabalho minucioso do grupo. Questiona a "ideologia do sucesso", incentivada pela mídia. Ressalta a preocupação artística do grupo, aliada às dificuldades de manutenção e sobrevivência financeira de seus membros.
5 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Anuncia apresentação do Coral Ars Viva, acompanhado dos Amigos do Coral Municipal de Santos e da organista Sonia Domenighi.
6 -  ROBERTO MARTINS
Maestro, dá conhecimento de histórico de compositor, bem como da obra ora apresentada.
7 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Presta homenagem, com entrega de flores, à Sra. Eliane Mendes, esposa do maestro Gilberto Mendes, fundador do Ars Viva e do Festival Música Nova.
8 -  REINALDO LOPES MARTINS
Vereador da Câmara Municipal de Santos, ressalta a importância desta solenidade. Recorda a cultura cosmopolita de São Paulo. Elogia o trabalho do Ars Viva pelo repertório que vai do tradicional à vanguarda.
9 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Anuncia homenagens, com entrega de flores, às Sras.: Margarida Maria Alvarez Lopes Zanelato, coralista com mais tempo de atuação no Ars Viva; Esmeralda Quaresma, representante do Coral Municipal de Santos, pela participação neste evento; e à organista Sônia Domenighi, por sua apresentação. Presta homenagem, com a entrega de placa comemorativa, ao Maestro Roberto Martins.
10 -  ROBERTO MARTINS
Maestro, dá conhecimento da citação da honraria.
11 -  Presidente TELMA DE SOUZA
Argumenta que a música leva ao refinamento da alma e nos transporta para outra dimensão. Questiona as veleidades modernas, que não dão espaço à música erudita. Recorda seu trabalho político em Santos. Elogia o maestro, por sua dedicação e persistência. Louva os músicos Klaus e Gilberto Mendes, fundadores do Ars Viva, que tem 40 componentes "caiçaras". Informa que o grupo faz apresentações nacionais e internacionais. Cita medalhas e premiações recebidas, especialmente neste jubileu de ouro. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp