12/12/2011 - 62a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "DEZ ANOS DA CÂMARA BRASIL-CHINA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/12/2011:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Itamar Borges, ora na condução dos trabalhos, para "Comemorar os dez anos da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da República Popular da China" e o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a entidade.
2 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado Federal, demonstra satisfação em estar presente nesta homenagem. Reconhece a luta do Senhor Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico. Informa que o Estado de São Paulo possui o maior número de chineses no País. Menciona crise econômica envolvendo os Estados Unidos e a Europa. Lembra laços culturais que aproximam o Brasil e a China. Faz menção a comunidade de origem portuguesa em Macau.
3 -  JOOJI HATO
Deputado Estadual, saúda o Deputado Itamar Borges, requerente da sessão. Considera o evento profícuo. Engrandece as relações entre Brasil e China. Estimula a irmandade entre estas nações. Incentiva o crescimento econômico brasileiro a fim deste equiparar-se ao chinês.
4 -  FERNANDO OU
Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, agradece a realização desta solenidade e saúda os presentes. Informa que a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico é a primeira entidade chinesa no Brasil a receber esta homenagem. Mostra-se grato aos amigos e parceiros das relações comerciais, diplomáticas e políticas entre as duas nações. Cita o crescimento econômico brasileiro e faz previsões futuras. Menciona os desafios comerciais e sociais para o ano de 2012.
5 -  SUN RONGMAO
Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, saúda os presentes e agradece o Deputado Itamar Borges pela iniciativa desta homenagem. Lembra crise mundial que afeta os países desenvolvidos. Tece comentários sobre a parceria comercial entre Brasil e China. Menciona visita da Presidente Dilma Rousseff à República Popular da China em abril. Elogia a atuação do Senhor Fernando Ou, Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico.
6 -  AFFONSO EMÍLIO DE ALENCASTRO MASSOT
Embaixador do Brasil na China, enaltece a iniciativa da solenidade. Saúda os presentes. Comemora o estreitamento das relações comerciais sino-brasileiras. Apresenta vantagens da parceria econômica entre Brasil e China. Lembra posições comuns de ambas as nações no Bric. Explica plano de ação conjunta para o período de 2012 a 2014. Cita visitas de presidentes brasileiros à China. Enaltece o dinamismo e a energia da cooperação entre os países.
7 -  Presidente ITAMAR BORGES
Informa que a ideia desta homenagem partiu da Comissão de Atividades Econômicas deste Parlamento, da qual é Presidente. Recorda os quase 200 anos de relações culturais, sociais e financeiras entre Brasil e China. Cita dados sobre o crescente número de investimentos, importações e exportações de ambos os países. Fala dos investimentos no Estado de São Paulo na área industrial, de máquinas, equipamentos, tecnologia, petróleo e gás, que deve gerar 14 mil novos empregos. Anuncia homenagens, com a entrega de diplomas, a diversas personalidades. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp