11/05/2000 - 66ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  MARQUINHO TORTORELLO
Reclama de projeto do Secretário de Segurança no sentido que toda corporação policial faça exame para detectar o uso de drogas. Indigna-se com "pegadinha" arquitetada para verificar a honestidade do policial.
3 -  ALBERTO CALVO
Protesta contra as péssimas condições de atendimento dos hospitais públicos e o despreparo dos novos alunos de Medicina, em certas faculdades.
4 -  JAMIL MURAD
Discorre sobre a aprovação do salário mínimo e sobre a necessidade de um novo governo que busque o progresso econômico e social para o povo.
5 -  VITOR SAPIENZA
Reporta-se ao debate havido nesta semana com o Deputado Marquinho Tortorello sobre a situação do município de São Caetano do Sul. Disserta sobre os esforços envidados pelo PPS para que Luiza Erundina seja eleita Prefeita de São Paulo.
6 -  MILTON FLÁVIO
Saúda o Deputado Jamil Murad e a seu partido pela inauguração da nova liderança do PC do B. Cumprimenta os anatomistas que vieram ao plenário Teotônio Vilela para um seminário sobre a utilização do cadáver no ensino de anatomia humana nas faculdades.
7 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a presença do Sr. Vereador César, Presidente da Câmara Municipal de Santana do Parnaíba, e do Sr. Vereador Jamil Toufic Akkari, líder do governo do mesmo município, acompanhados do Deputado Pedro Mori. Anuncia a presença do Dr. Ricardo Barreto, Presidente da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Avaré, acompanhado do Deputado Duarte Nogueira.
8 -  EDIR SALES
Lê carta de mãe de aluno intitulada "Desvínculo do Centro Paula Souza da Unesp".
9 -  MARIA DO CARMO PIUNTI
Faz depoimento repudiando a proposta de reforma do Código Florestal, aprovada em Comissão do Congresso Nacional pela bancada ruralista.
10 -  DUARTE NOGUEIRA
Discorre sobre o Programa Jovem Cidadão: Meu Primeiro Trabalho, que começou a ser implantado pela administração Mário Covas.
11 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, registra a presença de movimentos de moradia preocupados com as questões relativas aos mutirões que são construídos na cidade de São Paulo.

GRANDE EXPEDIENTE
12 -  SIDNEY BERALDO
Tece comentários sobre projeto, em tramitação na Casa, que prevê o planejamento a médio e longo prazos dos investimentos norteadores da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
13 -  PEDRO MORI
Comenta o livro "Tietê, uma promessa de futuro para as Águas do Passado" de Vicente Adorno. Tece críticas ao governo de FHC quanto aos municípios, dos quais 90% estão falidos.
14 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Registra a presença do Sr. João Vaccari e Lúcia Matias, do Sindicato dos Bancários; e do Sr. Nélson Latorraghi, Vereador de Indaiatuba e comitiva.
15 -  WILSON MORAIS
Discorre sobre a violência em São Paulo e a baixa remuneração dos policiais militares. Lê, a respeito, "Carta de Brasília - DF" (aparteado pelo Deputado Paulo Julião).
16 -  CONTE LOPES
Relata crime ocorrido no pronto-socorro do Jardim Ivan. Analisa problemas na área de Segurança Pública (aparteado pelos Deputados Milton Flávio e Antonio Salim Curiati).
17 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, comenta o aumento da violência, tráfico de drogas e de armas. Fala sobre o papel da Polícia Militar. Dá informações sobre o crime ocorrido no Jardim Ivan.
18 -  CONTE LOPES
Pelo art. 82, fala sobre a situação atual dos policiais.
19 -  HAMILTON PEREIRA
Para reclamação, demonstra a desvalorização da corporação da Polícia Militar por parte do governo, já que a segurança pública não tem sido uma de suas prioridades.
20 -  CARLINHOS ALMEIDA
Pelo art. 82, discorre sobre a situação da Polícia Militar em São José dos Campos.
21 -  JILMAR TATTO
Para reclamação, fala do assassinato da professora Andréia Soares Oliveira em Cidade Ademar. Pede policiamento melhor e mais áreas de lazer para aquele bairro da Capital.
22 -  EDSON APARECIDO
Pelo art. 82, lembra que o Governador Mário Covas não é o Prefeito de São Paulo. Assim algumas ações de segurança pública caberiam à Prefeitura de São Paulo.

ORDEM DO DIA
23 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação requerimento do Deputado Milton Flávio propondo a inversão da Ordem do Dia.
24 -  MILTON FLÁVIO
Encaminha a votação do requerimento em nome do Governo.
25 -  CICERO DE FREITAS
Encaminha a votação do requerimento em nome do PFL.
26 -  HENRIQUE PACHECO
Encaminha a votação do requerimento pelo PT.
27 -  CONTE LOPES
Encaminha a votação do requerimento pelo PPB.
28 -  EDSON APARECIDO
Encaminha a votação do requerimento pelo PSDB.
29 -  JAMIL MURAD
Encaminha a votação do requerimento pelo PC do B.
30 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação e declara rejeitado o requerimento, do Deputado Milton Flávio, de inversão da Ordem do Dia. Põe em votação requerimento do Deputado José Zico Prado, solicitando preferência para o item 41 da Ordem do dia.
31 -  ROBERTO GOUVEIA
Encaminha a votação do requerimento pelo PT.
32 -  ROBERTO GOUVEIA
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
33 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 12/05, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp