14/02/2012 - 8ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/02/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ / JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  ED THOMAS
Manifesta-se sobre o falecimento do Deputado José Cândido, no último domingo, dia 12/2. Ressalta o trabalho do Parlamentar. Solidariza-se com os familiares. Anuncia a liberação de recursos públicos para a construção de duas creches em Presidente Prudente. Agradece ao Governador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, pelo investimento. Destaca a ação do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Barbosa, que trabalha em projeto para instalação de um parque tecnológico na Região de Prudente. Combate críticas da mídia sobre a realização de jogos de futebol em cidades do Oeste paulista, alegando que o clima na região é muito quente, o que prejudicaria os jogadores.
3 -  Presidente JOOJI HATO
Externa seu pesar pelo falecimento do Deputado José Cândido. Solidariza-se com a família enlutada.
4 -  OLÍMPIO GOMES
Lamenta a morte do Deputado José Cândido. Parabeniza o Secretário de Segurança Pública, Ferreira Pinto, bem como o Comandante Geral de Polícia Militar, Coronel Álvaro Camilo, e o Delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima, pelo êxito em operações de fiscalização de trânsito, com ênfase para a "lei seca". Elogia o saldo de 23 flagrantes em uma única operação. Destaca que a união de forças policiais resulta em vantagem ao interesse público. Sugere que a medida seja estendida a todo o Estado.
5 -  Presidente JOOJI HATO
Faz coro ao discurso do Deputado Olímpio Gomes, defendendo a ação preventiva das Polícias, o que, a seu ver, vai contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.
6 -  SEBASTIÃO SANTOS
Discorre acerca de pedido para tombamento da Cachoeira do Talhadão, que seria a última ainda preservada por ambientalistas. Informa que a solicitação foi protocolada em 9 de setembro do ano passado. Pede o apoio das Câmaras Municipais nesse sentido. Acrescenta que também foi reivindicado o tombamento do Rio do Turvo e do Rio Grande. Apresenta e lê partes de dossiê, intitulado "Relatório de Diagnóstico Arqueológico", que provaria a existência de antigas civilizações na região destes rios, bem como cemitérios utilizados por índios e jesuítas.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Pede a suspensão da sessão, por acordo de lideranças.
8 -  Presidente JOOJI HATO
Acolhe o pedido e suspende a sessão às 15h01min; reabrindo-a às 16h44min.
9 -  MARCOS MARTINS
Solicita a suspensão dos trabalhos, por acordo de lideranças, até as 17 horas.
10 -  Presidente JOOJI HATO
Defere o pedido e suspende a sessão às 16h44min.
11 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h58min. Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento, hoje às 17 horas e 05 minutos. Informa que esta sessão é dedicada à memória do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Registra a presença da Senhora Sônia Santos, do Movimento Negro Unificado, e de familiares do Deputado.
12 -  ENIO TATTO
Para comunicação, exibe fotografia do Deputado José Cândido, falecido neste domingo. Saúda os filhos do homenageado, presentes em plenário. Ressalta a origem humilde do Parlamentar. Destaca sua atuação nesta Casa.
13 -  ED THOMAS
Para comunicação, comenta o trabalho realizado em conjunto com o Deputado José Cândido na região da Alta Paulista. Destaca a simplicidade do homenageado.
14 -  EDINHO SILVA
Para comunicação, saúda e presta solidariedade aos familiares do Deputado José Cândido. Menciona nota, redigida por este parlamentar, sobre o homenageado. Fala sobre a falta que o Parlamentar fará a esta Casa.
15 -  RITA PASSOS
Para comunicação, destaca a assiduidade e participação do Deputado José Cândido às sessões desta Casa. Solidariza-se com a família do homenageado.
16 -  MARCOS MARTINS
Para comunicação, recorda a origem humilde do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Afirma que sua falta será sentida por todos nesta Casa.
17 -  JOOJI HATO
Para comunicação, relata sua presença no funeral do Deputado José Cândido. Destaca a luta do homenageado pela Saúde. Presta, em nome do PMDB, homenagem ao parlamentar.
18 -  PEDRO BIGARDI
Para comunicação, solidariza-se com a família do falecido José Cândido. Afirma ser unânime a opinião de que o homenageado era um homem de bem.
19 -  VANESSA DAMO
Para comunicação, comenta visita ao funeral do Deputado José Cândido. Destaca o aprendizado obtido pelo convívio com o Parlamentar.
20 -  ORLANDO MORANDO
Para comunicação, presta homenagem ao Parlamentar José Cândido em nome da bancada do PSDB. Ressalta o legado deixado pelo homenageado no Estado de São Paulo.
21 -  JOSÉ BITTENCOURT
Para comunicação, demonstra tristeza pela morte do Deputado José Cândido. Faz análise etimológica do nome do homenageado. Afirma que essa perda será sentida por todo o País. Menciona lei, de autoria do Deputado, que versa sobre direitos do consumidor.
22 -  TELMA DE SOUZA
Para comunicação, afirma haver conhecido o Deputado José Cândido durante evento ocorrido na cidade de Santos. Presta solidariedade à família do homenageado.
23 -  ALEX MANENTE
Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Parlamentar José Cândido, em nome da bancada do PPS.
24 -  OLÍMPIO GOMES
Para comunicação, destaca o trabalho realizado pelo Deputado José Cândido. Recorda a luta empreendida pelo homenageado na Comissão de Direitos Humanos. Lembra homenagem prestada pela Polícia Militar a José Cândido.
25 -  ADRIANO DIOGO
Para comunicação, lê poema "Silêncio no Bexiga", de Geraldo Filme, em homenagem ao Deputado José Cândido. Exibe versão musicada por Beth Carvalho do poema.
26 -  HELIO NISHIMOTO
Para comunicação, solidariza-se com a família do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Destaca o aprendizado adquirido pelo convívio com o homenageado.
27 -  CÉLIA LEÃO
Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Deputado José Cândido. Recorda a ocasião em que o conheceu.
28 -  MARCO AURÉLIO
Para comunicação, ressalta o exemplo deixado pelo Deputado José Cândido. Relata sua presença em missa dedicada ao homenageado.
29 -  HAMILTON PEREIRA
Para comunicação, lamenta a morte do Deputado José Cândido. Afirma haver conhecido o parlamentar em 1995, na cidade de Suzano. Recorda visita ao Fórum Social Mundial, em 2008, ao lado de José Cândido.
30 -  ANA DO CARMO
Para comunicação, lamenta a perda do Deputado José Cândido, falecido dia 12 de fevereiro. Ressalta sua luta em prol da população mais carente. Destaca a tristeza com que recebeu a notícia de sua morte.
31 -  ULYSSES TASSINARI
Para comunicação, presta homenagem póstuma ao Deputado José Cândido em nome da bancada do PV. Ressalta a humildade do homenageado.
32 -  JOÃO ANTONIO
Para comunicação, afirma haver conhecido o Deputado José Cândido no final da década de 80. Recorda auxílio prestado na ocasião pelo Parlamentar a grupo de operários de Suzano.
33 -  DONISETE BRAGA
Para comunicação, lê pronunciamentos de autoria do Deputado José Cândido. Presta homenagem póstuma ao falecido.
34 -  SIMÃO PEDRO
Para comunicação, mostra-se solidário à família do Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Lembra que conheceu o parlamentar enquanto este exerceu mandato de vereador no município de Suzano. Enaltece as qualidades do político. Destaca a prioridade da autoridade na defesa dos desfavorecidos socialmente.
35 -  ALENCAR SANTANA
Para comunicação, lembra sua convivência, nesta Casa, com o Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Destaca a tranquilidade e firmeza do político. Comenta visita que realizou, conjuntamente com os Deputados José Cândido e Luiz Moura em aterro que desmoronou na cidade de Itaquaquecetuba. Recita poema em homenagem ao parlamentar.
36 -  SAMUEL MOREIRA
Para comunicação, lembra a perda de seu pai e mostra-se solidário ao luto enfrentado pelos familiares do Deputado José Cândido. Destaca os valores adquiridos com a maturidade, como a valorização dos vínculos familiares.
37 -  JOSÉ ZICO PRADO
Para comunicação, enfatiza que o Deputado José Cândido, falecido em 12/02, serviu de exemplo aos demais parlamentares por sua ligação aos direitos humanos e lutas populares.
38 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Para comunicação, destaca a luta do Deputado José Cândido pelos menos favorecidos durante seu mandato parlamentar.
39 -  ANA PERUGINI
Para comunicação, mostra seu apoio aos familiares do Deputado José Cândido. Lembra a presença do então parlamentar em desocupação na cidade de Limeira. Enaltece a imagem pública da autoridade.
40 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, demonstra sua solidariedade à família do Deputado José Cândido, falecido em 12/02. Homenageia o político com frase do escritor Guimarães Rosa. Lembra ações sociais do parlamentar.
41 -  LECI BRANDÃO
Para comunicação, justifica sua ausência na cerimônia, ocorrida em Suzano, em razão do falecimento do Deputado José Cândido. Enaltece a atuação do político em movimentos sociais. Lembra a sua aproximação com o parlamentar enquanto amiga e profissional.
42 -  CARLOS CEZAR
Para comunicação, solidariza-se com a dor da família do Deputado José Cândido. Cita versículo bíblico de Eclesiastes, sobre a existência de um tempo para cada coisa. Acrescenta pregação de Jesus, a seus discípulos, a respeito da morte. Exalta o legado deixado pelo Parlamentar. Menciona pedido feito por Alexandre, o Grande, quando partisse.
43 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Para comunicação, expressa sua alegria em ter convivido com o Deputado José Cândido. Ressalta o envolvimento do Parlamentar com os movimentos sociais, o que lhe rendera muitos amigos.
44 -  REINALDO ALGUZ
Para comunicação, deixa mensagem bíblica à família do Deputado José Candido, sobre a dor da perda. Informa o recente falecimento de seu pai e de seu despreparo para a morte. Lembra a obra salvadora de Jesus, em favor da humanidade. Fala sobre a ressurreição dos mortos. Cumprimenta a família enlutada.
45 -  ANTONIO MENTOR
Comenta a falta que o Deputado José Cândido fará. Ressalta os ensinamentos deixados pelo Parlamentar. Enfatiza características da personalidade do Deputado, como a doçura e a dedicação a esta Casa.
46 -  HAMILTON PEREIRA
Para comunicação, discorre acerca do Conselho da Cultura de Paz, do qual o Deputado José Cândido era membro. Saúda a família do Parlamentar, em nome do Conselho.
47 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Reitera as palavras expressadas pelos Parlamentares. Manifesta seu pesar e tristeza pelo falecimento do Deputado José Cândido. Solidariza-se à dor de seus familiares. Lembra a capacidade do Deputado José Cândido em impressioná-lo, principalmente quando falava sobre os trabalhadores rurais. Destaca a autoridade, altivez e sabedoria que eram peculiares a José Cândido. Consulta os demais Pares para conceder a palavra à filha do Deputado José Cândido, o que é aprovado.
48 -  ADRIANA DE SOUSA CÂNDIDO SALVIO
Saúda os presentes. Agradece aos assessores, à equipe médica do Hospital Sírio Libanês e a todos os que manifestaram solidariedade por ocasião do falecimento de seu pai. Diz que o poder nunca foi o alvo do Parlamentar. Destaca sua luta pela justiça e pela paz. Lembra os princípios e valores do Deputado. Afirma que o legado deixado por José Cândido permanecerá. Discorre sobre o convívio, de 47 anos, de sua mãe, Sra. Laura Lourenço Cândido, com o Deputado. Agradece, em nome da mãe e dos irmãos, a todas as homenagens.
49 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Convoca reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento para hoje, às 19 horas e 05 minutos.
50 -  ENIO TATTO
Para comunicação, agradece a todos pela homenagem ao Deputado José Cândido. Pede uma salva de palmas ao Parlamentar.
51 -  ENIO TATTO
Pede a prorrogação da sessão por 30 minutos.
52 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Acolhe o pedido. Coloca em votação e declara aprovada a prorrogação da sessão por 30 minutos.
53 -  ENIO TATTO
Solicita a suspensão dos trabalhos até 19 horas e 20 minutos, por acordo de lideranças.
54 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Defere o pedido e suspende a sessão às 19h03min; reabrindo-a às 19h24min.
55 -  SAMUEL MOREIRA
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
56 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 15/02, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp