12/05/2000 - 67ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : VANDERLEI MACRIS / ARY FOSSEN / ROBERTO GOUVEIA / WADIH HELÚ / HENRIQUE PACHECO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  Presidente VANDERLEI MACRIS
Abre a sessão.
2 -  HENRIQUE PACHECO
Anuncia estar dando entrada a PL que obriga a CPTM a dotar as estações de escadas rolantes. Anuncia também ter dado entrada, ontem, de PL que obriga o Metrô e as estações terminais rodoviárias a instalarem detectores de metais. Convida os Srs. Deputados para lançamento do caderno "A Crise do Complexo Citrícola Paulista, uma proposta não excludente", às 18h de 15/5, no Café dos Deputados.
3 -  WADIH HELÚ
Retoma a crítica ao Governador pela insegurança no Estado.
4 -  ARY FOSSEN
Assume a Presidência.
5 -  MARIA LUCIA PRANDI
Trata da paralisação, há dez dias, do magistério da rede oficial de ensino do Estado. Na pauta das reivindicações, a questão salarial.
6 -  ROBERTO GOUVEIA
Menciona e comenta o artigo: "O porquê da greve na universidade" da "Folha de S. Paulo" de hoje.
7 -  NIVALDO SANTANA
Considera a ocorrência de várias greves um atestado da falência do Governo Mário Covas.
8 -  CICERO DE FREITAS
Critica o Governo por sua política salarial e o chama de péssimo pagador.
9 -  ANTONIO SALIM CURIATI
Endossa as falas dos Deputados Cícero de Freitas, Nivaldo Santana e Roberto Gouveia e critica o Governo do Estado.
10 -  CESAR CALLEGARI
Fala de sua participação no lançamento do "Movimento São Paulo Somos Nós" sob a liderança da Deputada Federal Luiza Erundina.

GRANDE EXPEDIENTE
11 -  PEDRO MORI
Corrobora as palavras do Deputado César Callegari e anuncia o apoio à Deputada Luiza Erundina. Indigna-se com o aumento das tarifas telefônicas em todo o Brasil.
12 -  HENRIQUE PACHECO
Assume a Presidência.
13 -  WADIH HELÚ
Relembra a conversa havida entre FHC e o então Ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, sobre a privatização da Telesp de São Paulo.
14 -  ROBERTO GOUVEIA
Reclama do aumento das tarifas públicas, notadamente de telefone. Protesta contra os baixos salários dos professores universitários e dos funcionários do setor da saúde. Lê artigo de Sonia Takeda, intitulado "Um governo sem saúde", publicado no "Diário Popular".
15 -  WADIH HELÚ
Assume a Presidência.
16 -  HENRIQUE PACHECO
Lê e comenta artigo do "Diário Popular", intitulado "O PM e os Sem-Terras". Reporta a preocupação da União dos Movimentos de Moradia com a regulamentação dos mutirões.
17 -  ROBERTO GOUVEIA
Assume a Presidência.
18 -  EDIR SALES
Fala sobre construção do cadeião ao lado da Febem da Zona Leste. Alerta sobre os perigos da bebida alcoólica (aparteada pelo Deputado Wadih Helú).
19 -  HENRIQUE PACHECO
Pelo art. 82, reclama o pagamento do adicional aos professores que lecionam fora de seus municípios e salário digno para os servidores da Educação, que vêm sendo negados pela Secretária Rose Neubauer.
20 -  CICERO DE FREITAS
Pelo art. 82, traz a denúncia de vários presidentes de associações de amigos de bairro a respeito do recadastramento e da divulgação do programa "Viva Leite". Protesta diante do anunciado rejuste de 13% sobre as tarifas de telefonia.
21 -  ARY FOSSEN
Pelo art. 82, enumera obras entregues à região de Jundiaí.
22 -  WADIH HELÚ
Pelo art. 82, protesta contra o desrespeito à lei municipal perpetrado pelo Governo Covas ao anunciar, sem consulta à população, a construção de cadeião em bairro residenciald a Capital.
23 -  Presidente ROBERTO GOUVEIA
Presta homenagens à enfermeiras pelo transcurso da data que comemora a profissão. Estende a manifestação de veneração e respeito às mães, particularmente Deputadas e funcionárias desta Casa, pela passagem do seu dia no domingo próximo.
24 -  EDNA MACEDO
Associa-se às homenagens prestadas pela Presidência.
25 -  EDNA MACEDO
De comum acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
26 -  Presidente ROBERTO GOUVEIA
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Parlamentares para a sessão ordinária de 15/05, à hora regimental, lembrando-os da sessão solene de hoje, às 20h, e a de 15/05, às 10h. Levanta a sessão.
alesp