15/05/2000 - 10a Solene

DIA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 19/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : ROSMARY CORRÊA
1 -  ROSMARY CORRÊA
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo à solicitação da Deputada ora na Presidência com a finalidade de comemorar o Dia de Prevenção do Câncer de Mama. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.
2 -  JOSÉ ANTONIO MARQUES
Na qualidade de diretor técnico do Núcleo de Saúde da Mulher, do Centro de Referência da Saúde da Mulher, Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil Perola Byington anuncia estar representando o Secretário da Saúde Dr. José da Silva Guedes, na solenidade. Fala a respeito da comissão que está assessorando o Dr. Guedes na elaboração do Plano de Controle do Câncer de Mama, no Estado.
3 -  ALA SZERMAN
Agradece à Deputada Rosmary Corrêa ter conseguido instituir este dia comemorativo. Fala da importância da prevenção do câncer de mama.
4 -  MARILENE GARCIA
Saúda os presentes. Em nome do Ministério da Saúde à Dra. Tânia Lago pelo trabalho voluntário que desenvolve em prol da saúde da mulher. Discorre sobre os programas levados pelo Ministério que apoiam grupos de ajuda mútua de pacientes e ex-pacientes de câncer de mama.
5 -  MÁRIO MOURÃO NETO
Como representante do Hospital do Câncer, faz depoimento sobre a instituição desde 1953.
6 -  Presidente ROSMARY CORRÊA
Faz menção dos quadros expostos pintados pela artista plástica Lourdes Borges.
7 -  SÔNIA MARIA ROLIM ROSA
Apresenta dados estatísticos da OMS sobre a neoplasia maligna na população feminina.
8 -  VERA GIMENEZ
Presta o seu testemunho como paciente e relata livro de sua autoria narrando sua experiência.
9 -  NASSIF ALEXANDRE GALEB JÚNIOR
Depõe sobre a detecção precoce do câncer de mama.
10 -  HUMBERTO TORLONI
Como pesquisador, acena com o fim da fase apocalíptica do câncer de mama. Traça um paralelo entre a prevenção do mal com o nível de informação.
11 -  WILMA GODÓI
Discorre sobre a atuação da Associação Viva a Vida das mulheres mastectomizadas.
12 -   Presidente ROSMARY CORRÊA
Destaca a importância do seu papel político na melhoria das condições de atendimento médico-hospitalar para a mulher. Usa da frase "É mais fácil morrer de uma bala perdida, do que de câncer tratado", para representar o objetivo desta solenidade. Lamenta a morte da Sra. Lígia Gonçalves, voluntária de diversas entidades de assistência social. Homenageia à memória da voluntária com a entrega de placa honorífica ao esposo da Sra.Lígia.
13 -  PAULO CIRILLO
Lê o currículo da Sra Lígia Gonçalves, em sua memória.
14 -   Presidente ROSMARY CORRÊA
Entrega certificados de participação a vários homenageados. Homenageia também assistentes sociais e uma taquígrafa, em nome dos outros funcionários. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.
alesp