13/04/2012 - 15a Solene

COMEMORAÇÃO DOS "70 ANOS DO SINDICATO DOS TRABALHADORES E EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO ESTADO DE SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/04/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, para "Comemorar os 70 Anos do Sindicato dos Trabalhadores e Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo foi fundado em 15 de abril de 1942. Lembra que a entidade abrange o universo dos trabalhadores em telefonia fixa, telefonia móvel e teleatendimento, com 250 mil trabalhadores paulistas, sendo a maior entidade da categoria na América Latina. Fala da representatividade do sindicato e das empresas a ele filiadas, que visam à satisfação dos empregados. Destaca a importância do diálogo nas negociações sindicais. Comunica que o Sintetel foi o pioneiro em muitas conquistas estendidas aos trabalhadores brasileiros, como o 13º salário, férias de 30 dias, a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas. Fala dos reflexos no teleatendimento, com o adicional por insalubridade e periculosidade. Enaltece o respeito dos governos, mesmo em greves memoráveis, feitas dentro da legalidade. Afirma que a entidade conquistou o respeito das empresas e trabalhadores do setor. Elogia os dirigentes sindicais, pelas lutas organizadas, conscientes e conseqüentes. Fala do orgulho deste Legislativo em reverenciar a entidade.
2 -  JOSÉ CARLOS GUICHO
Diretor de Negociações da Fenateel - Federação dos Trabalhadores em Comunicações, destaca a sua emoção, por estar há 35 anos na militância sindical. Saúda a todos. Recorda lutas e ensinamentos. Presta homenagens aos que o antecederam. Faz homenagem póstuma ao Senhor José dos Santos Neto. Lembra o temor que afetou a categoria nos processos de privatização do setor. Informa que, na ocasião, foram abertos os estatutos. Lembra que a entidade representa toda a cadeia produtiva das telecomunicações. Parabeniza a todos.
3 -  GILBERTO DOURADO
Diretor Financeiro da Contcop - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações e Publicidade, saúda os integrantes da mesa. Agradece ao Deputado Olímpio Gomes. Enaltece os vários dirigentes. Informa que, ao longo do tempo, o sindicato manteve a unidade, sem nunca ter ruptura. Destaca a importância da participação dos jovens quanto aos projetos futuros. Recorda lutas durante a privatização e os avanços da tecnologia. Afirma que o maior problema atual é a terceirização do setor. Pede apoio político nessa direção. Lamenta a redução salarial.
4 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Endossa a causa da categoria. Informa que pedirá apoio de seus Pares quanto ao processo de terceirização.
5 -  CARLOS ORTIZ
Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, representando o Senhor Governador Geraldo Alckmin, saúda os integrantes da mesa. Elogia a atuação do Deputado Olímpio Gomes, como membro do PDT. Parabeniza a iniciativa. Lembra as conquistas da entidade. Fala de sua honra como sindicalista e como secretário em participar deste evento. Saúda Paulinho da Força Sindical. Apresenta saudações do Governador Geraldo Alckmin. Lembra que, em 1956, foi concedido o abono de Natal, depois chamado 13º salário, férias e sábados livres. Reitera o orgulho pelas conquistas, lutas e organização do sindicato.
6 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Informa que esta sessão deverá ser transmitida pela TV Assembleia, oportunamente. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por autoridades. Presta homenagem ao Senhor Almir Munhoz, Presidente do Sintetel.
7 -  ALMIR MUNHOZ
Presidente do Sintetel - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações no Estado de São Paulo, agradece ao Deputado Olímpio Gomes pelas honrarias recebidas, em nome dos trabalhadores do setor. Recorda homenagem, pelo mesmo motivo, na Câmara Municipal de São Paulo. Dá conhecimento das dificuldades do trabalho, pela responsabilidade geral. Afirma fundamental o respeito aos antecessores, aos aposentados, aos jovens e às mulheres. Fala da renovação da diretoria. Lembra que não há interferência partidária na administração do sindicato. Louva o trabalhador como principal condutor da entidade. Enfatiza a necessidade de formação profissional para esta área, que é a que mais cresce no Brasil. Lembra a qualidade dos serviços prestados diretamente à população, como informática, TV e telefone. Solicita o apoio dos governos e empresas. Agradece ao Presidente Barros Munhoz.
8 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Ressalta as negociações entre empresas e empregados. Afirma que o Sintetel é exemplo em processos de negociação. Elogia a harmonia entre trabalhadores e empresas. Lembra mobilização sindical, ocorrida no dia 04/04, na área externa deste Poder, com a presença de milhares de pessoas, que reivindicavam melhorias para o trabalho e a produção. Fala de seu aprendizado com relação aos sindicalistas. Recorda sua trajetória militar e a proibição de sindicalização do setor. Lembra a essencialidade da atividade militar na organização de defesa. Recorda que aos militares é permitida, apenas, a associação e impedido o direito de greve. Saúda o legado deixado aos jovens. Afirma que fará todo o esforço para fazer ressoar os anseios das várias categorias profissionais. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp