14/05/2012 - 27a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CONGREGADO MARIANO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/05/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO AURÉLIO
1 -  MARCO AURÉLIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Marco Aurélio, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Congregado Mariano". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a entrada de dois representantes de cada congregação, dos municípios de São Paulo, Osasco, São José dos Campos e Belo Horizonte, com as respectivas bandeiras, seguida pela execução do "Hino da Congregação Mariana".
2 -  JOSÉ MACIEL DA LUZ
Representando o Sr. João Batista de Souza, Coordenador da Coresp da Região de São Paulo, informa ser representante do Congregado Mariano na Região do Vale do Paraíba. Afirma que a instituição conta com a colaboração de outros representantes no Estado. Discorre acerca da importância da participação de todos na política. Agradece ao Deputado Marco Aurélio pela presente homenagem. Destaca o envolvimento da Congregação na comunidade e na política. Ressalta ser essencial trazer jovens à instituição.
3 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Anuncia a exibição do clipe da música "Senhora e Rainha".
4 -  JOSÉ MARIA CUNHA
Presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, informa que o "Dia do Congregado Mariano" é comemorado no terceiro domingo do mês de maio. Parabeniza o Deputado Marco Aurélio pela homenagem. Considera esta solenidade um momento marcante.
5 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a apresentação do músico Maurício Antônio da Silva, com a canção "Senhora da América Latina".
6 -  ANTÔNIO JOSÉ ALBERTINE
Padre, Vice-Assistente Eclesiástico da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, lê mensagem de Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, Presidente da CNBB, na qual fez menção ao início da trajetória das Congregações Marianas. Destaca o crescimento da instituição pelo mundo. Menciona a renovação, ocorrida em 1967, em que a Federação Mundial das Congregações Marianas propôs mudanças substanciais de princípios. Ressalta que o Congregado conta com santos canonizados, beatos, fundadores de institutos religiosos, mártires, missionários e leigos. Comenta que 24 Papas eram marianos, inclusive o Papa Bento XVI. Relata a existência da Congregação no Brasil durante o período colonial. Recorda que o movimento federativo teve início em 1927, com a primeira federação no Estado de São Paulo. Informa que, atualmente, é considerada uma associação pública com normas próprias e sob jurisdição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Afirma haver mais de 100 mil marianos, das mais variadas comunidades e classes sociais. Considera como objetivo da instituição a formação de membros para testemunho público de fé. Cita dois encontros anuais, o de jovens e a romaria do rosário ao Santuário Nacional de Aparecida. Informa que o azul que os identifica representa a cor litúrgica da Virgem Maria. Agradece ao Deputado Marco Aurélio pela homenagem. Convida o Sr. José Maria Cunha para fazer a entrega de flâmula da Congregação Mariana ao Deputado Marco Aurélio.
7 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia a exibição do clipe da música "Primeira Cristã".
8 -  MARIA CRISTINA MACHADO
Destaca a importância da revista "Estrela do Mar" para a formação mariana. Lembra que, ontem, 13/05, foi comemorada a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 1917. Fala sobre o segredo de Fátima, que consiste nas revelações de acontecimentos, pela Nossa Senhora, acerca da sociedade mundial. Agradece, em nome de todos os Congregados Marianos, o Deputado Marco Aurélio pela presente homenagem.
9 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Anuncia homenagem aos Congregados Marianos, com entrega de placa ao Padre Antônio José Albertini.
10 -  ANTONIO JOSÉ ALBERTINI
Padre, faz a leitura do teor de placa.
11 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Menciona os dois encontros anuais do Congregado Mariano, citado pelo Padre Antônio José Albertine. Sugere que a homenagem à Congregação seja anual. Expõe o motivo que o levou a solicitar esta solene. Recorda o fechamento desta Assembleia Legislativa durante a ditadura militar. Destaca a importância da homenagem a Maria neste Legislativo. Deseja que esta Casa atue apenas em prol da população. Lembra a reintegração de posse ocorrida no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Diferencia a autoridade legítima de autoridade constituída. Expõe as contradições desta Assembleia. Fala da contradição como sinal mariano. Elogia o exemplo de Eliana Zagui, com paralisia após poliomielite e internada há 36 anos, autora do livro "Pulmão de aço - Uma vida no maior hospital do Brasil". Enaltece o trabalho mariano. Faz homenagem a Dom Vaz Lima "in memorian".
12 -  ANTONIO JOSÉ ALBERTINI
Padre, profere benção.
13 -  Presidente MARCO AURÉLIO
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp