01/06/2012 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO MEIO AMBIENTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 16/06/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : DILMO DOS SANTOS
1 -  DILMO DOS SANTOS
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Dilmo dos Santos, na direção dos trabalhos, com a finalidade de Comemorar o "Dia do Meio Ambiente". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo "A Água no Planeta". Após a projeção, lembra o alerta quanto à destruição provocada pelo próprio homem que depende da água.
2 -  BETO TRICOLI
Deputado Estadual, na qualidade de presidente da Comissão de Meio Ambiente informa o reconhecimento deste Poder às entidades e pessoas da sociedade civil pelo efeito transformador de suas ações. Lembra as discussões nesta iminência da "Rio+20". Recorda o tripé desenvolvimento, inclusão e preservação que deve nortear os debates. Ressalta a defesa dos bens naturais. Lembra a responsabilidade do Estado quanto ao tema. Recorda a deliberação de leis, como a Política Estadual de Mudanças Clímáticas, e projetos votados desde a "Eco 92", como o que trata de recursos hídricos e saneamento. Fala do tratamento de esgoto do rio Piracicaba. Elogia a mobilização da sociedade que influencia na posição do Governo. Ressalta a importância de uma sociedade mais sustentável e mais justa.
3 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Presta homenagem, com a entrega de placa, à atriz Letícia Sabatella.
4 -  LETÍCIA SABATELLA
Atriz, louva a memória dos que deram a vida pela causa ambiental. Pede a extinção do trabalho escravo e lamenta as exclusões sociais. Lembra a deliberação de projetos, na esfera federal, pela extinção do trabalho escravo. Considera que há limitações no Código Florestal. Enaltece a necessidade de se repensar o desenvolvimento do País, que deveria ser exemplo, como possuidor de matrizes energéticas. Recorda as tradições indígenas, que buscam o equilíbrio em relação à natureza. Cita livro sobre os princípios da globalização. Recorda experiências que teve com indígenas nômades. Destaca o respeito aos santuários ecológicos, como nascedouros de vida. Faz comentários sobre o efeito estufa e as alterações climáticas. Enfatiza a diversidade ambiental e cultural brasileiras. Pede o fortalecimento da agricultura familiar. Solicita respeito às reservas indígenas. Combate a exportação de bens naturais. Recorda doenças da modernidade. Agradece às pessoas que lhe serviram de inspiração quanto à causa ecológica.
5 -  EDSON GIRIBONI
Secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, cita as demandas relativas à sua Pasta. Informa a necessidade de ações eficientes para garantir o consumo de água. Fala dos contrastes entre a Amazônia e São Paulo. Comenta a captação de águas de várias bacias hidrográficas para a Região Metropolitana de São Paulo, com investimentos de mais de seis bilhões de reais. Lembra a responsabilidade dos ocupantes de cargos públicos. Cita pesquisa sobre o comportamento da população em relação ao meio ambiente. Faz retrospecto sobre os erros cometidos ao longo do tempo, como o êxodo rural e a falta de planejamento. Lembra que ainda há muito por fazer quanto ao tratamento de esgoto. Informa que o Estado de São Paulo tem cumprido sua agenda ambiental. Cita investimentos da Sabesp, a quarta maior empresa do mundo no gênero. Destaca projetos futuros. Cita a proposta de universalização do saneamento básico. Lembra projetos relativos ao tema, deliberados por este Legislativo. Destaca o reconhecimento da população quanto ao assunto.
6 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.
7 -  REGINA GONÇALVES
Deputada Estadual, lembra que este é um dia de reflexão para o partido. Comenta a realização da "Rio+20", cujo tema principal é a "economia verde". Faz referências quanto à inclusão e a sustentabilidade. Lembra que sete bilhões de pessoas habitam o Planeta, com projeção de nove bilhões para 2050. Recorda o pioneirismo do PV quanto à causa ambiental. Como uma das fundadoras da legenda, recorda plataforma política. Destaca ações para a geração de emprego e renda, a busca pela qualidade de vida e a preservação das riquezas naturais. Enfatiza o respeito pelo legado dos povos das florestas. Sugere a manutenção do Código Florestal original. Lembra que os brasileiros deveriam ser os protagonistas e a vanguarda do País quanto à causa ambiental. Fala da atuação da bancada do PV nesta Casa. Pleiteia o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Recorda os ônus que recaem sobre as mulheres. Louva a biodiversidade brasileira. Enaltece a importância do legado para as futuras gerações.
8 -  MIRIAM FERREIRA
Mestre de Cerimônia, cita versículo bíblico e anuncia a apresentação de número musical pela cantora gospel Joice Wynnie. Saúda a autora do vídeo ora exibido. Anuncia homenagens, com a entrega de placas alusivas ao "Dia Mundial do Meio Ambiente", a várias personalidades, as quais franquia a palavra.
9 -  MARCOS BELIZÁRIO
Secretário do Município de São Paulo da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, enfatiza seu orgulho e esperança. Afirma que a preocupação com a causa ambiental deve ser constante. Informa que o trabalho do Samu da cidade de São Paulo recebeu acreditação internacional, a única na América Latina, pela sustentabilidade nos acidentes de trânsito. Comunica que o serviço conta com 140 atendentes deficientes. Acrescenta que, em sete anos, o tempo de atendimento diminuiu de 30 para dez minutos. Lembra que algumas pessoas que foram vítimas, hoje atendem aos chamados do outro lado da linha.
10 -  ANTONIO ROSA
Do Portal Ciclo Vivo, recorda a importância do momento que vivemos. Destaca o papel da informação que o portal fornece aos vários recantos do País. Afirma que a mídia tornou-se mais ecológica. Dá conhecimento do trabalho do portal de notícias no qual atua. Recorda os votos recebidos pela candidata à Presidência da República Marina Silva. Lembra que os jovens estão atentos ao papel dos políticos.
11 -  CONSUELO MATRONI
Agradece a homenagem pelo seu trabalho de moda. Faz a defesa dos catadores e cooperativas. Fala da importância da separação do lixo. Informa que começara o seu trabalho em 1990, reutilizando vários materiais. Adita que, com criatividade, pode-se criar móveis e roupas. Informa que as leis dos resíduos sólidos tem ajudado na preocupação que as empresas devem ter.
12 -  JOSÉ LUIZ GUIDOTTI FILHO
Recebe homenagem em nome do Sr. José Luiz Guidotti (in memorian), fala de sua honra e orgulho em receber este prêmio. Agradece a este Legislativo e ao Deputado Dilmo dos Santos. Informa que, por 25 anos, seu pai lutou em defesa das águas dos rios, especialmente, o Piracicaba. Enaltece a conscientização dos dias atuais. Fala da importância da conservação e economia da água, que é um grande bem da Humanidade, que deve ser preservado.
13 -  MARCELINHO CARIOCA
Enaltece o seu orgulho e gratidão por esta homenagem. Elogia a atuação dos Deputados do PV. Cita seu trabalho de preservação ambiental. Lamenta a destruição provocada pelo ser humano. Destaca a importância da oxigenação e preservação das águas.
14 -  MARCOS BUZETTO
Prefeito do Município de Rio das Pedras, cita seu orgulho por ser o único município homenageado. Dá conhecimento da responsabilidade do Executivo de pensar no desenvolvimento sustentável. Elogia o trabalho de seu Secretário de Meio Ambiente, pela dedicação extrema. Reitera que precisamos pensar e trabalhar em prol do meio ambiente. Lembra que o futuro depende de nossas atitudes e que é preciso pensar numa cidade cada vez melhor.
15 -  JOSÉ HENRIQUE BECKER
Do Projeto Tamar, Regional de Ubatuba, tece considerações sobre a fundação e a atividade do Projeto Tamar. Lembra conceitos de ecologia. Fala das várias espécies animais. Cita ações voltadas para a pesquisa científica, a educação ambiental e a inclusão social. Destaca a importância da busca por soluções para minizar o impacto sobre as tartarugas. Reflete sobre a conscientização dos universitários. Fala da criação e gestão de unidades de conservação. Cita alternativas de subsistência para comunidades carentes. Lembra que são 32 anos de atividade do projeto no Brasil, presente em nove estados. Dá conhecimento de resultados quanto à geração de empregos diretos e indiretos. Acrescenta que, apesar do esforço feito, a ameaça de extinção das tartarugas persiste. Lembra que esses animais vivem quase cem anos e deveriam servir de exemplo para os humanos.
16 -  RENATA FALZONI
Informa que, no transcurso desta sessão, São Paulo tinha congestionamento de trânsito de mais de 200 quilômetros. Combate a adoção pelo transporte individual. Recorda problemas nos trens, metrô e ônibus. Fala do déficit no transporte público, insuficiente para a demanda. Lamenta as mortes em consequência da poluição. Combate o IPI zero por aumentar o fluxo de carros em circulação. Lembra declarações do ex-Presidente Lula como "Cidadão Paulistano". Afirma que a aquisição de carro não é qualidade de vida. Pleiteia a amplitude do transporte público eficiente. Pede calçadas acessíveis e seguras. Elogia ações levadas a efeito em Sorocaba. Pede segurança para os que querem pedalar e a adoção de planejamento cicloviário. Lembra projetos implantados em Bogotá, que geraram a queda na criminalidade, com modelo de inclusão social, inspirados na administração do arquiteto Jaime Lerner, em Curitiba.
17 -  MIRIAM FERREIRA
Mestre de Cerimônia, destaca a profundidade das falas dos homenageados, na defesa por uma sociedade mais sustentável. Informa a entrega a todos os presentes de uma muda de jabuticabeira, resultado do Projeto FloraVale, da cidade de Assis. Cita campanhas de conscientização ambiental e a distribuição de mudas e plantas. Anuncia a apresentação de número musical pela cantora gospel Cristiane Marques, acompanhada dos garotos Gabriel e Otávio Arantes do Nascimento Felinto, netos de Pelé.
18 -  Presidente DILMO DOS SANTOS
Agradece a presença de todos. Elogia o trabalho de sua equipe e funcionários desta Casa. Afirma que este era momento de reflexão para se conhecer ações individuais e do poder público. Fala da importância da divulgação de ações positivas por parte da mídia. Enaltece as atitudes e ações conscientes relativas ao meio ambiente. Enfatiza a necessidade de se combater o desperdício. Elogia os adeptos das pedaladas e aqueles que se emprenham nas matas. Recorda ações pessoais e coletivas em defesa do Planeta. Fala da atuação dos Parlamentares do PV pela sustentabilidade, preservação e conscientização, com atuação efetiva e propostas de lei focadas no ser humano. Destaca projetos de sua autoria, como propaganda sobre os agrotóxicos, recomposição da mata ciliar, a adoção do selo de segurança em botijões de gás e a criação de política de apoio a empreendimentos limpos. Faz citação do Genesis: "toda esta terra darei a ti e a tua descendência para sempre". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp