06/08/2012 - 43a Solene

"HOMENAGEAR O DIA DO AGRICULTOR, BEM COMO O GRUPO GUARANI S. A., NA PESSOA DO SEU PRESIDENTE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/08/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES / BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Itamar Borges, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Agricultor, bem como o Grupo Guarani S. A., na pessoa do seu Presidente". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Saúda os integrantes da Mesa. Elogia o Deputado Itamar Borges por sua competência e atuação política. Cumprimenta as autoridades que seriam homenageadas ao longo desta sessão. Lembra que o Brasil está entre as nações mais desenvolvidas nos aspectos industrial, comercial e de serviços, bem como pelo seu potencial agrícola. Destaca a importância da agricultura brasileira como um dos sustentáculos do desenvolvimento. Elogia o produtor Jacyr da Silva Costa Filho, do Grupo Guarani, o principal homenageado do dia, pelo seu empreendedorismo e simpatia.
2 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, enviadas por várias autoridades. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.
3 -  FERNANDO CAPEZ
Deputado Estadual, saúda o Deputado Itamar Borges, pelo seu trabalho, carisma e influência. Lembra os elogios da senadora Hillary Clinton pela pesquisa e desenvolvimento de combustíveis brasileiros. Recorda a criação do Dia do Agricultor, quando a população brasileira vivia transição da área rural para a urbana. Afirma que a agricultura representa mais de 20% do PIB nacional, com superavit na balança comercial, mesmo diante da oscilação do câmbio. Enfatiza a necessidade de equilíbrio financeiro, tendo em vista a carga tributária. Fala da produção do etanol.
4 -  DUARTE NOGUEIRA
Deputado Federal, cita desafios aos produtores rurais com o novo Código Florestal. Informa que, atualmente, 14% dos brasileiros vivem na zona rural e que cada produtor agrícola alimenta 155 brasileiros. Ressalta a força da produção agrícola brasileira, uma das maiores do planeta, de maneira sustentável. Elogia o desempenho do produtor Jacyr da Silva. Recorda a sua passagem por este Legislativo.
5 -  ISMAEL PERINA JÚNIOR
Presidente da Organização dos Plantadores de Cana, faz referências à produção agrícola brasileira e aos seus excedentes, destinados à exportação. Destaca o trabalho do produtor rural Jacyr da Silva. Informa que as organizações agrícolas estão à disposição dos Deputados desta Casa.
6 -  ANTONIO DE PÁDUA RODRIGUES
Diretor-presidente interino da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), comenta a sua convivência com o homenageado da noite, Jacyr da Silva, de quem elogia a família e suas qualidades como empresário. Refere-se à produção da cana e do etanol como fonte de energia. Elogia as parcerias do Grupo Guarani, por produzir e processar a cana.
7 -  Presidente ITAMAR BORGES
Cumprimenta os componentes da Mesa. Destaca a importância de cada um dos setores da agricultura. Lembra sua atuação como prefeito de Santa Fé do Sul, quando tomou contato com o homem do campo, e a importância desta atividade como geradora de emprego e renda. Comenta a produção de alimentos e de combustíveis. Justifica a homenagem ao produtor Jacyr da Silva Costa. Elogia a gestão participativa, a responsabilidade social e ambiental de suas empresas. Enaltece o desempenho das Secretarias de Estado da Agricultura e do Meio Ambiente. Elogia artigo do ex-ministro Roberto Rodrigues, veiculado na mídia.
8 -  ROBERTO RODRIGUES
Ex-Ministro da Agricultura, argumenta que há pouco reconhecimento pelo trabalho do produtor rural, "que é um parceiro de Deus", pela comunhão com a natureza e por produzir alimentos essenciais à vida.
9 -  JACYR DA SILVA COSTA FILHO
Diretor-presidente da Guarini S/A., agradece aos vários parceiros agrícolas, que dão sustentáculo à Guarani. Elogia a atuação da Secretária de Estado da Agricultura. Lembra os aspectos gratificantes e dignificantes da atividade agrícola. Recorda o ciclo do café, que gerou o desenvolvimento das ferrovias. Informa que a produção da cana está presente em 484 dos municípios paulistas e gera 265 mil empregos diretos e indiretos. Lembra a importância do etanol como alternativa à gasolina. Fala da geração da bioeletricidade, a partir do bagaço da cana. Tece considerações sobre a química verde. Fala da produção de máquinas, equipamentos, centros de pesquisas e indústria de mudas, em várias cidades paulistas.
10 -  MONIKA BERGAMASCHI
Secretária de Estado da Agricultura, dá conhecimento de festa pelo Dia do Agricultor, que ocorreu em 28/07, no Parque da Água Branca, na tentativa de aproximá-lo do público urbano. Lembra que o agricultor está no meio da engrenagem, que envolve a produção de máquinas, insumos, armazenamento e tecnologia. Lembra que o aumento da produção agrícola leva à redução dos custos do alimento, gerando transparência da renda. Recorda seu trabalho com o ex-Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Fala da justeza das homenagens previstas para esta sessão. Lembra os problemas enfrentados pelos produtores com as intempéries e elogia os agronegócios.
11 -  VANESSA
Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de homenagens a várias personalidades.
12 -  Presidente ITAMAR BORGES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp