27/08/2012 - 52a Solene

HOMENAGEM AO "EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : BARROS MUNHOZ
1 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes. Informa que convocou a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, com a finalidade de "Prestar Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda do Comando Militar do Sudeste.
3 -  Presidente BARROS MUNHOZ
Parabeniza o Deputado Fernando Capez por esta solenidade. Destaca a importância da homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva.
4 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência. Atribui a manutenção da integralidade do território brasileiro à atuação das Forças Armadas. Considera o Exército exemplo à juventude. Traça a trajetória profissional do General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho. Elenca as principais condecorações recebidas pelo general. Dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.
5 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, parabeniza o Deputado Fernando Capez por esta homenagem. Discorre acerca do juramento prestado pelo Exército. Deseja reconhecimento da sociedade quanto ao trabalho dos militares.
6 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Faz histórico da vida do Marechal Luís Alves de Lima e Silva. Destaca o título de duque recebido pelo Patrono do Exército Brasileiro. Informa que o "dia do soldado", comemorado em 25/08, é uma homenagem ao Duque de Caxias.
7 -  IVAN SARTORI
Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, destaca a bravura demonstrada pelo Exército Brasileiro. Elogia o trabalho das Forças Armadas em defesa do território nacional, bem como as ações sociais no exterior. Discorre acerca da importância do patriotismo.
8 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Entrega diplomas de honra ao mérito, juntamente com os Srs. Ivan Sartori, Adhemar da Costa Machado Filho, Olímpio Gomes, Brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta e Misael Antônio de Souza, aos Srs.: Carmo Antônio Russ, General de Brigada; Floriano Peixoto Vieira Net, General de Divisão; João Camilo Pires de Campo, General de Divisão. Anuncia a apresentação musical de alunos do programa Guri Santa Marcelina, do Polo Parque São Carlos, sob a regência da maestrina Karla Velani, e acompanhamento da pianista Roberta Brandi. Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Faz leitura do teor da placa e a entrega, juntamente com os Srs. Ivan Sartori, Adhemar da Costa Machado Filho, Olímpio Gomes, Brigadeiro Malta, Misael Antônio de Souza e a Sra. Sata Nair Machado, em homenagem ao General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste.
9 -  ADHEMAR DA COSTA MACHADO FILHO
Comandante Militar do Sudeste, fala sobre a importância da figura do patrono para a instituição armada. Elogia o trabalho do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Menciona a participação de generais, comandantes, oficiais e sargentos nesta solenidade. Traça perfil dos oficiais das Forças Armadas. Anuncia homenagem ao Sr. Deputado Fernando Capez com a apresentação da canção "Amigos para sempre", executada pela Banda do Comando Militar do Sudeste.
10 -  Presidente FERNANDO CAPEZ
Anuncia o "brado de guerra pela paz", pelo departamento de desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Destaca o trabalho dos militares em defesa da população. Anuncia a execução da "Canção do Exército", pela Banda do Comando Militar do Sudeste. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp