10/09/2012 - 58a Solene

HOMENAGEM AS "PERSONALIDADES DA COMUNIDADE CHINESA DE TAIWAN EM SÃO PAULO"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO
1 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da mesa.
2 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Jooji Hato, na direção dos trabalhos, para "Homenagear as Personalidades da Comunidade Chinesa de Taiwan em São Paulo". Convida o público para, de pé, ouvir os hinos nacionais de Taiwan e do Brasil. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que a TV Assembleia transmitiria esta sessão, oportunamente. Anuncia a exibição de dois vídeos institucionais, sobre a Associação Budista e Beneficente e Assistência Social Tzu-Chi no Brasil e de retrospectiva da Comunidade Beneficente Chinesa no Brasil. Saúda os integrantes da mesa. Fala do empenho, da superação, da vontade de vencer dos imigrantes de Taiwan, respeitando os valores da democracia, da liberdade e da solidariedade. Enaltece a discrição desses imigrantes no que tange o trabalho filantrópico. Argumenta que a discrição é a principal característica dos modestos. Lembra o recato e a competência dos taiwaneses, bem como seu discernimento, como qualidades inerentes de seu povo. Louva a comunidade taiwanesa de São Paulo, pelo trabalho de assistência aos carentes. Ressalta os valores da prosperidade, quando aliada à solidariedade. Afirma que a força que impulsionou o "milagre de Taiwan" foi a união de seus habitantes, qualidade que levam a toda parte do mundo. Parabeniza os presentes, bem como os homenageados. Acrescenta que o Estado de São Paulo se sente honrado pela contribuição dos imigrantes de Taiwan.
3 -  WILLIAN WOO
Deputado Federal, cumprimenta o Deputado Jooji Hato, pelo trabalho em prol da saúde e da segurança. Saúda os representantes da comunidade de Taiwan. Reproduz frase de entrevista concedida à TV Assembleia sobre "Formosa", como era conhecida Taiwan. Lembra que a comunidade cresceu no Brasil e contribui com a sociedade brasileira em vários setores. Enfatiza a solidariedade de seus membros para com os parentes que moram em Taiwan. Agradece a realização deste evento.
4 -  RAMON TZUN-HSIEN CHEN
Diretor do Centro Cultural, Escritório Econômico e Cultura de Tai-Pei São Paulo, manifesta sua alegria por esta solenidade. Recorda a vinda ao Brasil de seus parentes, há 50 anos. Enfatiza a esperança dos imigrantes em relação ao Brasil. Lembra que a sociedade brasileira é hospitaleira para com os imigrantes. Enaltece o progresso de seu povo. Destaca o amor e carinho das entidades beneficentes da comunidade, com dinheiro e serviço médico. Enfatiza o seu orgulho para com os amigos brasileiros. Cita atividades do escritório que representa. Agradece a ajuda do Deputado Jooji Hato e do Deputado Federal Willian Woo à comunidade. Fala da contribuição de sua comunidade para a sociedade paulista e brasileira.
5 -  ALEXANDRE LIU
Manifesta-se em nome dos homenageados. Agradece a presença das autoridades. Cumprimenta o Presidente Barros Munhoz e o Deputado Jooji Hato pela iniciativa e reconhecimento do trabalho da comunidade de Taiwan. Reverencia os membros do consulado. Lembra que nos vídeos projetados foi mostrado um pouco do trabalho feito pela comunidade, na construção da cidadania. Ressalta ações da comunidade de Taiwan, levadas a efeito em São Paulo e no Brasil, em períodos de calamidade pública, na valorização por uma vida mais digna. Enseja votos para que a comunidade possa dar continuidade a sua contribuição social, econômica e cultural em relação ao Brasil, que acolheu a todos. Destaca os princípios por uma sociedade plena, com liberdade, fraternidade e justiça.
6 -  Presidente JOOJI HATO
Concede a palavra ao Professor Shuy Wen Shin e à jornalista Catarina Szu, que anunciaram a entrega de diplomas de "Honra ao Mérito" a dezenas de personalidades. Parabeniza os homenageados. Reafirma o seu orgulho e apreço à comunidade de Taiwan por sua contribuição ao Brasil, não só pela filantropia, mas pelo seu trabalho, gerando riqueza e progresso. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp