19/09/2012 - 124ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 26/09/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / ED THOMAS / WELSON GASPARINI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a presença de alunos da Escola de Líderes da Secretaria Municipal de Limeira, acompanhados pela Professora Carla Maduro.
2 -  WELSON GASPARINI
Apoia o projeto de lei de autoria do Senador Lobão Filho, que pretende transformar em crime hediondo os desvios de dinheiro público da área da Educação. Comenta o despreparo educacional dos advogados que prestam o exame da OAB. Cita professores que são reprovados em exames de avaliação profissional. Critica o atual sistema educacional brasileiro. Clama pela reação da sociedade brasileira a favor da melhoria da educação pública.
3 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Menciona a redução das tarifas de energia elétrica, instituída pela Presidente Dilma Rousseff e o aumento das tarifas da Sabesp, autorizada pelo Governo do Estado. Exibe dados a respeito da redução de impostos no Simples Nacional, por parte do Governo Federal. Compara as políticas de redução tributária do Governo Federal com as do Estadual.
4 -  WELSON GASPARINI
Assume a Presidência. Anuncia a presença do Sr. Hiroshi Tajima, Presidente do Festival Agrícola Furusato Matsuri de Mogi das Cruzes e seu vice, Sr. Armando Saito.
5 -  JOOJI HATO
Comenta o envenenamento de um cão, pertencente a um morador de condomínio em Atibaia, na última semana. Lembra diversos casos de maus-tratos de animais. Afirma que os animais de estimação fazem bem à saúde de seus proprietários. Cita projeto de lei, que tramita nesta Casa, que visa à criação de uma delegacia especial de defesa dos animais. Comenta que pessoas que maltratam animais tendem a fazer o mesmo com seres humanos.
6 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Saúda a nomeação, feita pelo Vaticano, do novo Bispo de Mogi das Cruzes, Pedro Luiz Stringhini. Informa a ocorrência do Festival Agrícola Furusato Matsuri, realizado pela comunidade japonesa de Mogi das Cruzes. Relata o alto número de acidentes de motos que tem ocorrido no Estado. Afirma que estes acidentes geram um grande número de pacientes no Sistema Único de Saúde. Lamenta os inúmeros fechamentos de Santas Casas que têm ocorrido pelo Estado.
7 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
8 -  ED THOMAS
Destaca a importância dos meios de comunicação de massa para a sociedade. Comenta sua profissão de radialista em Presidente Prudente. Lembra a visita do radialista Nilton César e seu filho, Fausto César, também radialista, a esta Casa. Homenageia ambos os profissionais, destacando suas trajetórias.
9 -  ED THOMAS
Assume a Presidência.
10 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o Governo do Estado pela falta de convênio entre o Iamspe e a Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo. Informa que este fato tem prejudicado os servidores estaduais da Região, pela falta de atendimento. Critica a política para Saúde Pública do PSDB na direção do Governo Estadual.
11 -  JOOJI HATO
Comenta a falta de chuvas nos últimos meses na Capital. Lembra que nos meses seguintes haverá grande quantidade de precipitações e que a cidade sofrerá com as enchentes. Cita lei municipal que prevê que todas as calçadas da cidade tenham parte da área permeável, mas que não é cumprida.
12 -  CARLOS GIANNAZI
Comenta matéria de jornal que afirma que a maioria das escolas estaduais rejeita o turno de tempo integral. Lembra que a escola de tempo integral ainda é difícil de ser implantada pela precariedade das instalações escolares. Afirma que o Governo tenta implantar este sistema de maneira autoritária, sem consultas à comunidade.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  CARLOS CEZAR
Pelo art. 82, discorre sobre a importância dos profissionais de comunicação. Parabeniza o Governador Geraldo Alckmin pela inauguração da Unidade de Assistência Médica Ambulatorial, AMA, na zona oeste. Comemora a instalação da fábrica da Toyota, em Sorocaba. Lembra que há uma reserva constitucional que obriga os municípios a investirem parcela do orçamento na área da saúde.
14 -  CARLOS CEZAR
Requer o levantamento da sessão, com anuência das lideranças.
15 -  Presidente ED THOMAS
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 20/09, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.
alesp