30/11/2012 - 78a Solene

COMEMORAÇÃO DO "DIA NACIONAL DO SAMBA"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 14/12/2012:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Leci Brandão, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia Nacional do Samba". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ROBERTO ALMEIDA
Mestre de Cerimônias, diz ser esta homenagem para todos os que continuam lutando pelo samba, principalmente os afrodescendentes. Faz saudação especial à Velha Guarda das Escolas de Samba, que representam a cultura e o patrimônio do samba, mantendo as tradições. Afirma que as homenagens prestadas hoje não reparam a injustiça com o povo paulista, que não tem o seu samba devidamente reconhecido. Menciona os dois homenageados, "Tio Mário" e Dona Olímpia, consideradas personalidades do samba paulista. Agradece todos que atuam com o samba.
3 -  Presidente LECI BRANDÃO
Faz apresentação musical. Informa que o samba apresentado foi composto por ela e Reinaldo em 1986. Diz ser necessária reparação sobre a declaração de Vinícius de Moraes, dizendo que São Paulo é o "túmulo do samba". Menciona que este foi o motivo pelo qual compôs esta música. Ressalta sua emoção por poder realizar esta sessão solene pela primeira vez em seu mandato, ainda mais no último dia do mês de novembro, no qual é comemorado o Dia da Consciência Negra. Afirma que, para esta Parlamentar, o Dia do Samba tem que ser todos os dias do ano.
4 -  KAXITU CAMPUS
Presidente da União Paulista das Escolas de Samba, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser uma honra estar presente na homenagem de dois dos grandes baluartes do samba, de duas das maiores escolas de samba de São Paulo, que lutam há mais de 100 anos para preservar o samba. Agradece à Deputada Leci Brandão por manter as suas raízes. Informa que, nesta sessão, representa as 66 filiadas da Uesp, que lutam para preservar os carnavais nos bairros e periferias, sem o apoio de qualquer esfera governamental. Afirma que falar dos dois homenageados é falar da essência do samba. Ressalta o preconceito com o samba de São Paulo, defendido pelos homenageados e as Velhas Guardas. Parabeniza "Tio Mário", Dona Olímpia e a Deputada Leci Brandão. Convida todos os presentes para as comemorações do Dia Nacional do Samba, comemorado em dois de dezembro, com início a partir de amanhã.
5 -  ROBERTO ALMEIDA
Mestre de Cerimônias, informa que esta solenidade seria transmitida em data oportuna pela TV Assembleia. Lê o histórico da Senhora Olímpia Vaz dos Santos. Anuncia entrega de placa comemorativa, pela Senhora Deputada Leci Brandão e pelo Senhor Fernando Penteado, representando a Diretoria da Escola de Samba Vai Vai, à homenageada.
6 -  FERNANDO PENTEADO
Representando Darly Silva, Presidente da Escola de Samba Vai Vai, menciona a homenagem aos dois grandes baluartes do samba. Afirma que milhões de sambistas estão sendo homenageados nas pessoas dos dois. Mostra os novos integrantes da Escola de Samba Vai Vai, legados de Dona Olímpia. Anuncia apresentação musical da Velha Guarda da Vai Vai como forma de homenagea-la. Agradece aos homenageados e à Deputada Leci Brandão. Comenta que a Deputada Leci Brandão sempre teve o samba como o carro-chefe, não o esquecendo durante o seu mandato.
7 -  OLÍMPIA VAZ DOS SANTOS
Agradece a homenagem, pela sua beleza. Agradece à Deputada Leci Brandão e todos os presentes. Conta histórias de sua trajetória na Vai Vai.
8 -  ROBERTO ALMEIDA
Mestre de Cerimônias, lê o histórico do Senhor Mário Ezequiel, "Tio Mário", na Escola de Samba Camisa Verde e Branco. Anuncia a entrega de placa comemorativa, pela Senhora Deputada Leci Brandão e pelo Senhor Eduardo Joaquim, o "Tio Dadinho", ao homenageado.
9 -  EDUARDO JOAQUIM
"Tio Dadinho", representando a Diretoria da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, diz ser uma honra estar ao lado dos homenageados. Conta parte da história de "Tio Mário" na escola de samba. Parabeniza "Tio Mário" e Dona Olímpia. Canta junto com a Velha Guarda da Escola de Samba Camisa Verde e Branco.
10 -  MÁRIO EZEQUIEL
"Tio Mário", cumprimenta todos os presentes. Diz estar emocionado com esta homenagem. Pede forças para que possa agradecer todos os presentes. Afirma querer dividir a sua alegria com todos os presentes. Agradece a Deputada Leci Brandão pela homenagem. Anuncia o "Hino da Escola de Samba Camisa Verde e Branco", entoado pela Velha Guarda.
11 -  Presidente LECI BRANDÃO
Cumprimenta todos os presentes. Diz ser este dia importante, pois seus antecedentes eram mulheres do samba, da Escola de Samba Mangueira. Recorda como eram realizados os ensaios da Mangueira, no tempo de seus antecedentes. Ressalta o respeito pelos mais sábios, que formam a Velha Guarda das escolas de samba. Lembra sua passagem em emissora de TV em São Paulo para comentar o Carnaval, na qual mostrou para o Brasil quem eram as pessoas importantes das Escolas de Samba. Afirma que o Carnaval mudou muito. Lembra enredos das escolas de samba presentes. Menciona alguns dos intérpretes de escolas de samba. Destaca que a mídia "atropelou" o Carnaval, com pessoas querendo apenas exibir-se. Agradece o samba de São Paulo por tudo o que construiu em sua vida. Lembra sua missão e obrigação nesta Casa, com o compromisso de respeitar os diferentes e a diversidade deste País. Deseja boas festas a todos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp