01/03/2013 - 4a Solene

HOMENAGEM AOS "50 ANOS DE IMIGRAÇÃO COREANA NO BRASIL"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/03/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : BETO TRÍCOLI
1 -  BETO TRÍCOLI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Beto Trícoli, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 50 Anos de Imigração Coreana no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da Coreia do Sul" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  ANDREA PAVÃO
Mestre de Cerimônia, dá conhecimento das demais autoridades presentes.
3 -  Presidente BETO TRÍCOLI
Anuncia a apresentação de vídeo institucional sobre a imigração coreana.
4 -  ANDREA PAVÃO
Mestre de Cerimônia, dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.
5 -  Presidente BETO TRÍCOLI
Anuncia a entrega de homenagens às primeiras famílias corenas que chegaram ao Brasil.
6 -  YONG JONG KIM
Representante das famílias homenageadas, agradece ao Presidente Barros Munhoz e ao Deputado Beto Trícoli pelo evento. Lembra que a nação coreana foi destruída pela guerra e que as pessoas que vieram ao Brasil buscavam liberdade e oportunidade de trabalho. Informa que o grupo foi calorosamente recebido pelos governos do Brasil e de São Paulo e que, rapidamente, fincaram raízes, integrando-se à vida brasileira. Comunica que as relações bilaterais são crescentes entre os dois países. Destaca como atividade econômica a confecção de roupas femininas. Cita o desenvolvimento cultural e social da comunidade, que chega à terceira geração, com mais de 50 mil membros. Ressalta o compromisso de participar e somar esforços em prol do desenvolvimento do Brasil.
7 -  WILLIAM WOO
ex-Deputado Federal do Grupo Brasil-Coreia, cumprimenta a todos. Enaltece a amizade do Deputado Beto Trícoli com a comunidade. Informa que, em 28/02/13, foi inaugurado o curso de língua coreana na USP. Comunica o crescimento da presença coreana em todo o mundo, especialmente no setor de tecnologia. Destaca o respeito e o reconhecimento do povo brasileiro em relação à Coreia. Enfatiza o crescimento em vários setores. Lembra que são mulheres as presidentes do Brasil e da Coreia.
8 -  Presidente BETO TRÍCOLI
Anuncia a apresentação do Coral das Senhoras da Comunidade Coreana no Brasil. Informa que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.
9 -  SANG SHIK PARK
Cônsul-Geral da República da Coreia em São Paulo. Lê resumo da mensagem da Presidente da Coreia do Sul, Geun Hye Park, sobre o dia 1º de março, dia do "Movimento pela Independência da Coreia". Deseja que a comunidade contribua para o desenvolvimento do Brasil. Louva os heróis e familiares do processo de insurreição. Enfatiza a busca pela paz e harmonia na península. Ressalta os cinco mil anos de história da Coreia. Faz referências aos estudos bélicos da Coreia do Norte. Endossa os esforços para unificação das duas Coreias.
10 -  Presidente BETO TRÍCOLI
Anuncia o "Grito de Liberdade", dado pelo Sr. Jin Tak Kim, presidente da Associação dos Idosos da Coreia; seguido da apresentação do grupo folclórico de percussão coreana Sa Mur No Ri. Presta homenagem, com a entrega de placa comemorativa ao Consulado-Geral da Coreia em São Paulo, na pessoa de seu cônsul-geral, Sr. Sang Shik Park; e à Associação Brasileira de Coreanos, na pessoa de seu presidente, Sr. Baek Soo Lee.
11 -  SAEK SOO LEE
Presidente da Associação Brasileira de Coreanos, agradece pela homenagem. Louva o trabalho da comunidade coreana e o estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Coreia desde 1959, trilhando o caminho da bilateralidade fraterna.
12 -  Presidente BETO TRÍCOLI
Recorda a criação e os objetivos do Conscre, órgão deste Legislativo que conta com a participação de 16 comunidades, entre elas a coreana. Cita o significado histórico do dia 1º de março para a Coreia. Recorda o período em que a população foi impedida de falar a própria língua e seus filhos deveriam ter nomes estrangeiros. Faz retrospecto sobre a libertação do país, em 1945, com o final da Segunda Guerra Mundial. Lembra o início do movimento de resistência e conscientização. Informa que são 50 mil os descedentes de coreanos em São Paulo, com trabalho, de início, na lavoura, evoluindo para as confecções e como profissionais liberais e especialistas no setor eletroeletrônico. Recorda a sua ligação com a comunidade durante a sua gestão como prefeito de Atibaia, quando empresa coreana instalou-se na cidade. Lembra a presença da tecnologia coreana nos lares brasileiros, bem como nos navios de exploração do petróleo e do pré-sal. Cita a prática de esportes de origem coreana. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp