17/05/2000 - 70ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 20/07/2000:

Resumo da Sessão
Presidência : NEWTON BRANDÃO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  NEWTON BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  HENRIQUE PACHECO
Reforça a posição da bancada do PT de votar contra a desvinculação da Fatec da Unesp. Reporta-se à sua participação em manifestação hoje no bairro de Sapopemba contra os métodos da CDHU. Passa a discorrer sobre os problemas criados pela CDHU.
3 -  NIVALDO SANTANA
Acusa o Presidente da Sabesp de prestar informações incorretas à Comissão de Relações do Trabalho da Casa sobre o saneamento financeiro da empresa e sobre o fim do rodízio de abastecimento de água na Capital. Pede instalação de CPI sobre o assunto.
4 -  MARQUINHO TORTORELLO
Expressa sua indignação contra o PL 96/98, sobre as escolas técnicas, pedindo ao Governador sua retirada.
5 -  ALBERTO CALVO
Manifesta-se contra o PL 96/98, considerando-o um desserviço ao País.
6 -  RAFAEL SILVA
Apóia a greve dos professores estaduais. Critica as condições de funcionamento das escolas e considera que os problemas da Educação devem-se às irregularidades apontadas em CPI nesta Casa e à obediência às premissas do Banco Mundial.
7 -  MARIA LÚCIA PRANDI
Saúda os visitantes, que se manifestam em defesa das Fatecs. Aborda a greve por melhores salários do ensino estadual. Reclama da intransigência do Governador para com os grevistas. Critica o PL 96/98.
8 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Anuncia a visita do Vereador por São Vicente Altair di Marco e da Sra. Dulce Bezerra, diretora-geral daquela Câmara Municipal.
9 -  ALDO DEMARCHI
Como ex-aluno de escola técnica, ressalta sua importância. Manifesta-se contrário ao PL 96/98. Reclama da Presidência providências acerca de arrombamento, há 60 dias, de seu gabinete.
10 -  CICERO DE FREITAS
Repudia atitude dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo, que tudo fizeram para inocentar o Prefeito Celso Pitta das acusações que lhe são feitas. Manifesta o voto contrário do PFL ao PL 96/98.
11 -  RAFAEL SILVA
Reporta as dificuldades enfrentadas por portadores de deficiências em integrarem-se na sociedade. Expressa a posição do PDT contra o PL 96/98.
12 -  JILMAR TATTO
Reafirma posição contrária ao PL 96/98. Reclama que o Governo Covas está destruindo o Estado, citando como exemplo as áreas da Educação, do abastecimento de água, saúde e transporte.

GRANDE EXPEDIENTE
13 -  MILTON VIEIRA
Lê e critica fax de aluna de escola técnica contrário ao PL 96/98 e indicação ao Governador de sua autoria no mesmo teor. Apóia PL do Deputado Jorge Caruso obrigando envio de foto da infração junto com a multa. Pede derrubada do veto ao PL 498/99, de sua autoria.
14 -  ROSMARY CORRÊA
Explicita a posição contrária do PMDB em relação ao PL 96/98. Recorda sua tramitação na Casa. Lamenta o insucesso do projeto "Governador por um dia", que seria implantado, com apoio do Rotary Clube, em 15 escolas da Zona Norte da Capital.
15 -  JORGE CARUSO
Agradece a aprovação da Lei 10.553/2000 pelos Srs. Deputados (aparteado pelo Deputado Gilberto Nascimento).
16 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
Registra seu apoio aos alunos e mestres do Paula Souza na questão do PL 96/98.
17 -  JAMIL MURAD
Pelo art. 82, anuncia ter protocolado requerimento de informações para o Governo do Estado para que explique como está funcionando o Projeto Qualis.
18 -  EDSON APARECIDO
Pelo art. 82, apóia a administração Mário Covas pelos programas voltados à área social e rebate as declarações do Deputado Jamil Murad.
19 -  ALBERTO CALVO
Pelo art. 82, apóia a candidatura de Luiza Erundina à prefeitura da Capital. Discorrre sobre a "Semana Brasileira de Enfermagem", que comemora a sua data entre 12 e 20/5 e se baseia na frase "Sedare dolorem opus divinum est" para homenagear Ana Néri.
20 -  ROBERTO GOUVEIA
Pelo art. 82, associa-se ao pronunciamento do Deputado Alberto Calvo. Relata o seu acompanhamento junto ao Tribunal de Contas sobre o processo da CDHU.
21 -  MILTON FLÁVIO
Pelo art. 82, registra o seu apoio ao Deputado Milton Flávio por defender o Governo Mário Covas e ao Deputado Edson Aparecido sobre o programa Qualis.
22 -  CESAR CALLEGARI
Pelo art. 82, faz depoimento sobre a sua presidência à CPI da Educação.
23 -  WADIH HELÚ
Comenta noticiário do "O Estado de S. Paulo" sobre o salário mínimo. Condena a administração de FHC por baixar medidas provisórias para conduzir o País. Lê artigo do jornalista Carlos Heitor Cony intitulado "Perguntar não ofende".
24 -  HENRIQUE PACHECO
Para reclamação, registra o clamor de moradores de Perus, bairro Recanto Paraíso, que não é atendido pela Sabesp.
25 -  PEDRO MORI
Pelo art. 82, apóia a manifestação de alunos da Fatec com relação ao desmembramento do Instituto Paula Souza da Unesp.
26 -  JAMIL MURAD
Para reclamação, critica o Governo Federal por majorar tarifas públicas.
27 -  CONTE LOPES
Para reclamação, usa da palavra para defender melhores salários aos policiais-militares.
28 -  ALBERTO TURCO LOCO HIAR
Para reclamação, defende a administração de Mário Covas destacando o projeto Qualis.

ORDEM DO DIA
29 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Põe em votação e declara aprovado requerimento do Deputado Milton Flávio propondo alteração da Ordem do Dia. Põe Em discussão o PLC 1/2000, que cria a Região Metropolitana de Campinas.
30 -  CAMPOS MACHADO
Discute o PLC 1/2000 (aparteado pelos Deputados Conte Lopes, Henrique Pacheco, Alberto Calvo e Milton Flávio).
31 -  ALBERTO CALVO
Havendo acordo entre as lideranças em plenário, solicita o levantamento da sessão.
32 -  Presidente NEWTON BRANDÃO
Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/5, à hora regimental. Levanta a sessão.
alesp