06/05/2013 - 16a Solene

HOMENAGEM A "EMBRAPA PELOS SEUS 40 ANOS"
 

Resumo da Sessão
Presidência : ITAMAR BORGES
1 -  VANESSA PALAZZI
Mestre de Cerimônia, anuncia a composição da mesa.
2 -  ITAMAR BORGES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Itamar Borges, na direção dos trabalhos, para "Homenagear a Embrapa pelos seus 40 anos". Informa que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), foi criada em 26/04/73 e leva o Brasil a ser um dos líderes mundiais em tecnologias para a agricultura tropical. Louva o esforço das instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo. Acrescenta que a empresa gerou o incremento da produção com sustentabilidade. Afirma que o Brasil é o terceiro maior exportador mundial de produtos agropecuários. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a projeção de vídeo institucional, intitulado "Conceito 40 anos de Embrapa". Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Agradece aos que colaboraram para a elaboração desta sessão. Informa que acompanhara igual homenagem, no Congresso Nacional. Saúda os componentes da mesa. Recorda sua atuação como presidente da Comissão de Agricultura. Lembra a abertura da Agrishow. Adita que a empresa é uma das quatro melhores instituições do País. Recorda as suas três gestões como prefeito de Santa Fé do Sul, quando constatou a excelência da empresa. Informa reunião com chefes das seis unidades da empresa no estado. Fala da colaboração da empresa com vários institutos de pesquisa, como o Agronômico de Campinas e o Biológico. Pleiteia a revalorização dos programas de incentivo ao setor nas esferas federal e estadual. Ressalta a necessidade de ampliar feitos visando o futuro, com sustentabilidade.
3 -  SILVIO CRESTANA
Presidente da Embrapa no período 2005 a 2009, elogia a atuação do deputado Itamar Borges como presidente da Comissão de Agricultura. Lembra a paixão do deputado por carros antigos. Recorda a atuação do Presidente Juscelino Kubitschek, que dá nome a este Plenário. Elogia a Embrapa por desbravar o cerrado brasileiro. Comenta visita que fizera aos Estados Unidos, como participante do Forum Internacional de Economia das Américas, quando se discutiu a segurança alimentar. Fala de sua ligação familiar com a agricultura. Cita a colheita de soja e milho no Centro-Oeste brasileiro. Enaltece o processo democrático e o funcionamento pleno das instituições. Lembra reunião do G-20. Comenta a duplicação do orçamento da Embrapa, no âmbito do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento.
4 -  ROBERTO RODRIGUES
Ex-Ministro de Estado da Agricultura, agradece este Legislativo pela realização deste evento. Faz referências ao discurso do Deputado Itamar Borges. Louva as pessoas que trabalham na Embrapa pelo seu comprometimento. Faz comentários sobre o vídeo ora exibido. Informa os resultados positivos da economia brasileira, no que tange ao agronegócio. Comenta o desenvolvimento da tecnologia do setor. Presta homenagem aos profissionais que são a alma da Embrapa. Louva as instituições de ensino. Fala do advento da Copa do Mundo.
5 -  MONICA BERGAMASCHI
Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, informa ser oriunda de São Carlos e saúda as pessoas da cidade. Destaca seu carinho pela Embrapa, da qual integra comitê. Argumenta que os índices mostram o crescimento e produtividade, aliado ao desenvolvimento social e econômico, com preservação do meio ambiente. Acrescenta que foram melhoradas a gestão do agricultor, a assistência técnica e a parceria entre as instituições. Lembra os sete bilhões de habitantes do Planeta. Recorda os desafios para a produção de alimentos para esse contingente, com sustentabilidade. Fala da adaptação de variedades de sementes. Cita parcerias da empresa, como o programa Integra São Paulo. Parabeniza os integrantes da Embrapa. Ressalta o aprimoramento da comunicação da empresa, especialmente no Exterior.
6 -  MAURÍCIO LOPES
Presidente da Embrapa, agradece a homenagem, em nome dos empregados da Embrapa. Afirma que a empresa levou o Brasil à segurança alimentar, e como provedor de alimentos para o mundo. Faz retrospecto histórico sobre a agricultura brasileira, nos períodos de Martim Afonso de Souza e Tomé de Souza. Lembra a criação da primeira câmara municipal em São Vicente. Recorda o processo industrial e a participação dos imigrantes na agricultura paulista. Fala da expansão do café. Louva o trabalho dos pioneiros. Enaltece as universidades do setor. Fala do empreendedorismo no espírito bandeirante. Comenta as tecnologias da informação e nanotecnologia da área. Apresenta dados sobre os empregados da empresa. Cita pesquisas de produtos resistentes ao aquecimento global. Discorre sobre a importância do Legislativo na construção deste cenário. Lembra a tramitação do Código Florestal. Sugere aos cientistas conhecimento sobre o processo legislativo. Fala das perspectivas quanto ao futuro.
7 -  Presidente ITAMAR BORGES
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp