06/05/2013 - 15a Solene

HOMENGEM AOS "HERÓIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL - FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA".
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 21/05/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES
1 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Olímpio Gomes, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os Heróis da 2ª Guerra Mundial - Força Expedicionária Brasileira". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.
2 -  TELHADA
Coronel e vereador da Câmara Municipal de São Paulo, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Olímpio Gomes pela realização desta sessão solene. Afirma que a criação da Força Expedicionária Brasileira foi um momento importante na História do País. Lembra que o Brasil e o México foram as únicas nações da América Latina a enviar tropas para a 2ª Guerra Mundial. Relata o processo de criação do Pelotão de Polícia da FEB. Discorre sobre o estabelecimento da Força Expedicionária Brasileira, motivado por ataques alemães e italianos a submarinos brasileiros. Acrescenta que, apesar de a população ter se manifestado a favor de que o Brasil declarasse guerra aos países do Eixo, o número de voluntários foi pequeno, sendo a FEB formada, em sua maior parte, por oficiais e reservistas convocados. Lembra que 458 soldados brasileiros morreram durante a campanha na Itália. Recorda que, ao final da guerra, os combatentes foram desmobilizados antes mesmo de voltar ao Brasil, chegando ao País já desempregados e sem nenhum apoio psicológico. Lamenta que a experiência dos veteranos não tenha sido aproveitada pelas Forças Armadas. Traça paralelos entre a história da FEB e a situação atual das forças de segurança no Brasil, a seu ver desprezadas por todas as esferas governamentais. Lamenta que a história do grupo seja praticamente desconhecida pelos jovens. Acrescenta que os brasileiros precisam dar mais importância à própria história. Parabeniza os veteranos.
3 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Elogia o Coronel Telhada pela pesquisa sobre o assunto. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Anuncia a apresentação de vídeo e canção da Força Expedicionária Brasileira. Presta homenagem, com entrega de diplomas de reconhecimento "in memoriam", à Sra. Dulce Molinari da Silva, em memória do ex-combatente Samuel Silva, entregue pelo vereador Coronel Telhada; ao Sr. João Ferreira de Albuquerque, em memória do ex-combatente Jairo Junqueira da Silva, entregue pelo Coronel César Augusto Moura; e à Sra. Clélia Escobar França, em memória do ex-combatente Rômulo Flávio Machado França, entregue pelo desembargador Valdir Sebastião de Nuevo Campos Júnior. Anuncia a apresentação de vídeo com a homenagem de 2012 da Sra. Dulce Molinari da Silva.
4 -  DULCE MOLINARI DA SILVA
Cumprimenta os presentes. Agradece pela homenagem. Manifesta contentamento em saber que os ex-combatentes ainda não foram esquecidos. Lembra como, durante a guerra, esperou pela volta do marido. Afirma sentir saudades do falecido. Faz apresentação de número musical.
5 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Afirma que a Sra. Dulce é um símbolo das esposas dos combatentes e de sua perseverança durante a guerra. Presta homenagem, com entrega de diploma e placa de reconhecimento, pelos relevantes serviços prestados à Nação brasileira, ao Sr. João Ferreira de Albuquerque, Presidente da Associação dos ex-Combatentes.
6 -  CÉSAR AUGUSTO MOURA
Coronel, parabeniza a iniciativa de realização desta sessão solene. Cita a presença de oficiais do Comando Militar do Sudeste. Afirma que a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército também realiza pesquisas sobre a Força Expedicionária Brasileira. Elogia o trabalho do Coronel Telhada.
7 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Anuncia apresentação do cantor Rinaldo Viana.
8 -  RINALDO VIANA
Comenta que seu pai tem orgulho de ter servido o Exército. Pede por mais patriotismo por parte dos brasileiros. Afirma que é necessário seguir bons exemplos de outros países. Manifesta o desejo de difundir a cultura brasileira no mundo.
9 -  Presidente OLÍMPIO GOMES
Agradece a todos. Afirma que é preciso perseverar na luta pelo povo brasileiro. Menciona visita ao Comando Militar do Amazonas, em que testemunhou as ações realizadas na região. Declara sua convicção de que o trabalho das Forças Armadas deve ser mais valorizado. Assinala que a participação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial foi decisiva. Alega que as Forças Armadas têm sido instituições que lutam pelo povo. Lamenta a falta de reconhecimento e investimento por parte de autoridades governamentais de todos os níveis. Cita a comemoração, em 19/04, dos 365 anos do Exército Brasileiro. Afirma ter certeza de que o cidadão brasileiro está disposto a dar a vida em defesa do País. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp