17/05/2013 - 21a Solene

HOMENAGEM AO "DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DE SAÚDE"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OLÍMPIO GOMES / RAFAEL SILVA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, para "Homenagear o Dia Estadual do Trabalhador de Saúde". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Comenta a criação de lei que estabeleceu o "Dia Estadual do Trabalhador de Saúde". Ressalta a importância dos trabalhos desenvolvidos por esses profissionais, sobretudo para a população de baixa renda. Lamenta o cenário da Saúde no Brasil, o qual considera distante do ideal. Defende a aprovação de projeto, que trata da jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria.
2 -  ABRAÁO DIB
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes e dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades.
3 -  LUIZ VERGARA
Vereador de Franca, saúda os trabalhadores da saúde. Elogia o deputado Rafael Silva pela iniciativa da homenagem. Considera diferenciado o trabalho desenvolvido por esses profissionais, pelo fato de cuidarem da vida humana. Manifesta apoio ao projeto que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais para o setor. Apela para que a matéria seja colocada na pauta da Câmara Federal. Elogia a participação das centrais sindicais em relação a este assunto. Faz comentários a respeito da garantia do piso nacional salarial e dos baixos salários da categoria.
4 -  OSIRIS PAULA SILVA
Vereador e 1º Secretário da Câmara Municipal de Espírito Santo do Pinhal, saúda os representantes sindicais da categoria. Enaltece a dedicação dos profissionais de Saúde. Ressalta o valor da classe, no cuidado com a saúde da população. Critica a falta de reconhecimento por parte dos governantes. Considera insuficientes as políticas de saúde adotadas no País. Destaca a necessidade de vocação e atenção desses trabalhadores, pois suas atividades não permitem o erro.
5 -  RICARDO SILVA
Vereador de Ribeirão Preto, cumprimenta as autoridades presentes. Mostra-se feliz pelo grande contingente de trabalhadores presentes na sessão. Informa que encaminhou moção à Brasília, cobrando a avaliação de projeto que estabelece o piso nacional salarial para os trabalhadores de saúde. Clama pela valorização dos profissionais que cuidam da saúde da sociedade. Parabeniza os deputados desta Casa que aprovaram a matéria.
6 -  MAURÍCIO CASSIMIRO
Vereador de Itapira, defende melhores salários para a classe. Cita que o estresse e o excesso de trabalho são problemas rotineiros no exercício desses profissionais. Ressalta a necessidade de realização de atividades extras para complementação da renda desses trabalhadores. Pleiteia por melhores condições de trabalho e pelo estabelecimento do piso nacional salarial para a categoria. Faz comentários a respeito da importância do setor.
7 -  PEDRO TOLENTINO
Representando a direção regional do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), parabeniza a iniciativa da homenagem. Manifesta apoio à luta pela aprovação do projeto de lei das 30 horas semanais e pelo estabelecimento do piso nacional salarial para o setor. Relata que os trâmites legislativos referentes ao assunto já foram executados. Clama pela mobilização dos trabalhadores da categoria. Comenta que, a seu ver, falta vontade política por parte do governo federal para avaliação da matéria.
8 -  LUIZ GONÇALVES
Presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), informa seu engajamento na luta pelas conquistas da categoria. Lamenta o número limitado de representantes do setor. Clama ao governador de São Paulo e ao Secretário de Estado de Saúde, por melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde.
9 -  CANINDÉ PEGADO
Secretário-Geral da UGT (União Geral dos Trabalhadores), elogia as atividades realizadas pelo deputado Rafael Silva relacionadas à área de Saúde. Clama para que o projeto de lei, que trata da jornada de trabalho de 30 horas para os profissionais da categoria, entre em votação. Comenta que, a seu ver, a diminuição da jornada de trabalho traz desvantagens aos empresários de saúde. Cita projeto de lei que trata do piso nacional salarial. Menciona a existência do piso estadual, aprovado nesta Casa. Ressalta a importância do apoio das centrais sindicais e dos parlamentares de São Paulo nas conquistas para a categoria. Registra que diversas câmaras municipais fizeram moções em apoio à matéria. Destaca a grande quantidade de profissionais da área existentes no estado de São Paulo.
10 -  Presidente RAFAEL SILVA
Ressalta a necessidade de atualização da tabela SUS, por considerar que os valores estão defasados.
11 -  TADEU MORAIS DE SOUSA
Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, representando Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Exalta a criação do piso salarial do estado de São Paulo, que, atualmente, é maior que o salário mínimo nacional. Menciona a necessidade da extinção do fator previdenciário. Mostra preocupação com a ocorrência de doenças profissionais e acidentes do trabalho no setor. Elogia o tratamento recebido pelos profissionais de saúde quando esteve internado.
12 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, enaltece o deputado Rafael Silva pelo seu comprometimento com a causa. Elogia a iniciativa do projeto que criou o "Dia dos Trabalhadores da Saúde". Faz considerações a respeito da importância da Saúde, da Educação e da Segurança para a sociedade. Critica os parlamentares que se dizem defensores da categoria apenas em período de campanha eleitoral. Pede investimentos para a Saúde e maior valorização desses profissionais.
13 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
14 -  ABRAÃO DIB
Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de troféus a profissionais que se destacaram na área de Saúde.
15 -  EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA
Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Faz reflexão sobre a estrutura de trabalho na qual se encontram os profissionais de saúde. Manifesta preocupação com a ocorrência de acidentes de trabalho no setor. Elogia a iniciativa de moção, do deputado Rafael Silva, sobre a redução da jornada de trabalho para esses trabalhadores. Questiona a honestidade dos políticos ao apresentar suas propostas para a classe. Lamenta o cenário da Segurança, da Saúde e da Educação no País. Discorre sobre a falta de condições de trabalho para a categoria. Critica a falta de compromisso das autoridades para com o assunto. Ressalta a necessidade de pressão aos deputados federais, para que a questão da jornada de trabalho de 30 horas seja deliberada pela Câmara dos Deputados.
16 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência. Enaltece o comprometimento dos profissionais de saúde no exercício de suas funções. Alerta para o número insuficiente de trabalhadores e para os baixos salários do setor. Critica os parlamentares que não cumprem suas promessas, e que agem apenas em prol de partido ou grupo político. Considera que o Executivo nacional controla as ações do Legislativo. Parabeniza Edson Laércio de Oliveira por representar a classe. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp