07/06/2013 - 81ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Cumprimenta os servidores da Saúde que fazem vigília nas galerias. Exige solução, por parte do governo, para a questão dos trabalhadores do setor. Menciona que, a seu ver, o governo considera que o movimento tem caráter político-partidário. Adiciona que os reajustes oferecidos são insignificantes diante do orçamento do Estado. Informa que deve obstruir os trabalhos desta Casa, até que as reivindicações dos servidores estaduais sejam atendidas. Pede perseverança aos profissionais em questão.
3 -  Presidente JOOJI HATO
Solicita aos manifestantes, que ocupam as galerias, o comportamento regimental. Convoca os Srs. Deputados para sessões solenes, a serem realizadas: no dia 02/08, às 20 horas, para "Comemorar os 80 anos da ACIPI - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba", por solicitação do deputado Roberto Morais; e dia 05/08, às 10 horas, para "Homenagear a Pastoral da Criança pelos 30 anos de existência", por solicitação do deputado Afonso Lobato.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Critica o comportamento político do Governo do Estado de São Paulo em todas as áreas sociais. Considera intransigente o Executivo por não negociar com as categorias representativas de trabalhadores. Apela para que o governo estabeleça canal de discussão com os reivindicantes. Cita as pautas defendidas por esses profissionais. Manifesta apoio à vigília e incentiva a ocupação de outros órgãos públicos por servidores. Dá conhecimento de documento, no qual pede que este Legislativo decrete a perda do mandato do vice-governador Guilherme Afif Domingos. Cita as bases jurídicas que sustentam a ação.
5 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Parabeniza a luta dos servidores da Saúde. Considera o Governo do Estado irresponsável para com os servidores da Saúde, da Segurança Pública e da Educação. Critica o Executivo por não apresentar contraproposta a essas categorias. Contesta o argumento do Executivo por não oferecer reposição salarial, bem como a alegação de que não houve crescimento na arrecadação. Manifesta apoio do Partido dos Trabalhadores à causa.
6 -  MARCOS MARTINS
Elogia a ocupação feita pelos servidores da Saúde nesta Casa, por considerar que apenas com essa ação o Governo do Estado reconheceu a greve da categoria. Exige que o Executivo atenda às reivindicações, como o cumprimento da data base, reposição salarial, a instituição do prêmio de incentivo e aumento do vale-refeição. Defende a apresentação de contraproposta pelo governo. Cobra do secretário de Estado de Saúde visita a este Parlamento para prestação de contas. Critica a morosidade da reforma do Hospital Regional de Osasco, a qual considera prejudicial à saúde dos pacientes e dos profissionais que trabalham no local.
7 -  ADRIANO DIOGO
Faz relação das entidades representativas de trabalhadores presentes nas galerias. Apresenta e lê artigo da revista "Adusp", que trata de instrumento do governo que faz com que hospitais públicos sejam controlados por fundações privadas.
8 -  ADRIANO DIOGO
Dá continuidade à leitura da matéria. Explica que o crescimento de recursos investidos nas organizações sociais de saúde é um dos motivos pelo qual o governo não reajusta os salários dos servidores.
9 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Solicita o levantamento da sessão, com a anuência das lideranças.
10 -  Presidente JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 10/06, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 20 horas, para "Comemorar o Dia do Meio Ambiente". Levanta a sessão.
alesp