17/06/2013 - 87ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 22/06/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : OSVALDO VERGINIO / JOOJI HATO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Comunica que acompanhou o protesto contra o aumento das tarifas do transporte público, em 13/06. Exibe vídeo sobre o assunto. Afirma que todo policial é, antes de tudo, um cidadão, e que é punido quando luta por seus direitos. Defende a legitimidade das manifestações. Pede que os protestos sejam pacíficos, com a colaboração dos participantes.
3 -  Presidente JOOJI HATO
Parabeniza as cidades de Piquete, Bariri, Piracaia, Salto e São Manuel, pelo seu aniversário. Convoca os Srs. Deputados para sessões solenes, a serem realizadas: dia 30 de agosto, às 10 horas, para "Homenagear os 83 anos do Clube Atlético Aramaçan, localizado no município de Santo André", por solicitação do deputado Alex Manente; e dia 30 de agosto, às 20 horas, para "Comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente", por solicitação do deputado Fernando Capez.
4 -  OSVALDO VERGINIO
Parabeniza a cidade de Jandira por sua festa junina. Relata que esteve presente em conferência em Carapicuíba. Afirma que o povo brasileiro está cobrando direitos garantidos pela Constituição. Acrescenta que o dinheiro público não é bem gasto. Pede que a Polícia não reprima os protestos, mas que também haja respeito pelos policiais. Enfatiza a necessidade de diálogo entre as partes.
5 -  CARLOS GIANNAZI
Cita as mobilizações contra o aumento das tarifas do transporte público. Acusa o governo estadual de reprimir o movimento. Afirma que o transporte público se transformou em um negócio para empresas, inclusive estatais. Considera falido o modelo político do País. Acrescenta que é contra qualquer forma de vandalismo e violência. Considera intolerável a criminalização de um movimento social. Argumenta que a opinião pública está a favor dos manifestantes. Pede que a sociedade pressione o Governo a investir em transporte público de qualidade. Menciona manifestações ocorridas durante jogos da Copa das Confederações.
6 -  OSVALDO VERGINIO
Assume a Presidência.
7 -  JOOJI HATO
Lamenta os altos índices de violência no Brasil. Cita vários crimes recentes. Pede que a reivindicação pela diminuição das tarifas do transporte público seja atendida. Afirma que todos perdem quando há incidentes de violência. Diz que a manifestação é legítima, mas critica casos de depredação e agressão a policiais. Pede por segurança preventiva.
8 -  JOOJI HATO
Requer o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.
9 -  Presidente OSVALDO VERGINIO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 18/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a realização da sessão solene, hoje, às 19 horas, para "Comemorar os 105 anos da Imigração Japonesa". Levanta a sessão.
alesp