12/08/2013 - 41a Solene

CELEBRAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ALEMÃ 2013
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 27/08/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : CÉLIA LEÃO
1 -  CÉLIA LEÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Passa a nomear as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Célia Leão, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem ao Dia da Comunidade Alemã". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino Nacional Alemão". Relata a importância da comunidade alemã na história do Brasil. Destaca a beleza das diferenças étnicas e culturais entre os povos. Discorre sobre a imigração alemã no País. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades.
2 -  STEFAN GRAF VON GALEN
Presidente do Colégio Benjamin Constant, agradece a deputada Célia Leão pela homenagem. Exalta as relações entre o Brasil e Alemanha. Discorre sobre as atividades da comunidade alemã no País.
3 -  KLAUS-WILHELM LEGE
Presidente da Corporação Alemã em São Paulo, relata a grande presença de descendentes de alemães no meio empresarial brasileiro. Discorre sobre as relações industriais e comerciais entre Brasil e Alemanha.
4 -  MICHAEL PEUSER
Presidente da Associação Kolping, saúda as autoridades presentes. Destaca as origens germânicas da imperatriz Leopoldina. Discorre sobre a vida e a importância da imperatriz na história do Brasil. Relata fatos históricos do 1º Reinado do Brasil. Realiza a entrega de diversos retratos comemorativos a autoridades presentes.
5 -  DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA
Chefe da Casa Imperial Brasileira, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre a história da independência brasileira. Destaca o papel dos povos diversos que formaram a Nação brasileira. Enaltece o período de governo de Dom João VI. Agradece a deputada Célia Leão pela homenagem.
6 -  FRIEDRICH DÄUBLE
Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo, discorre sobre o histórico da imigração alemã no Brasil. Destaca os fortes laços sociais e econômicos que unem Brasil e Alemanha. Saúda a deputada Célia Leão pela homenagem à comunidade alemã.
7 -  PRESIDENTE CÉLIA LEÃO
Anuncia homenagem, com entrega de diploma comemorativo, aos Srs. Stefan Graf Von Galen, Klaus-Wilhelm Lege, Michael Peuser, Friedrich Däuble e a Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Lembra trechos dos discursos de cada um dos homenageados. Destaca a grandeza econômica e a beleza da Alemanha. Discorre sobre a tecnologia de produtos alemães. Declara grande admiração pelo povo alemão. Anuncia a exibição de vídeo sobre diversos monumentos históricos e paisagens alemãs. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp