18/10/2013 - 61a Solene

HOMENAGEM À AERONÁUTICA BRASILEIRA E AO PATRONO ALBERTO SANTOS DUMONT E COMEMORAÇÃO DO DIA DO AVIADOR
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/10/2013:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Aeronáutica Brasileira e o seu Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont e Comemorar o Dia do Aviador. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Explica como se dá o processo de convocação de sessões solenes, nesta Casa. Adiciona que todos os deputados autorizaram, por unanimidade, a realização desta sessão solene. Manifesta orgulho pela Aeronáutica do Brasil. Apresenta vídeo sobre a Força Aérea Brasileira. Faz histórico da criação da Força Aérea Brasileira. Descreve a participação da instituição durante a Segunda Guerra Mundial.
2 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado estadual, cumprimenta todos os presentes. Manifesta satisfação pela iniciativa do deputado Fernando Capez. Comenta que era integrante da Polícia Militar. Destaca a importância das Forças Armadas do País. Adiciona que a população brasileira orgulha-se da Força Aérea Brasileira.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, à Aeronáutica Brasileira, na pessoa do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta, de quem descreveu histórico profissional. Mostra réplica do primeiro 14-bis, como presente recebido do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta.
4 -  JOSÉ GERALDO FERREIRA MALTA
Major-Brigadeiro do Ar, manifesta-se honrado pela homenagem. Lembra que há 106 anos foi feito o primeiro voo de Alberto Santos-Dumont. Menciona a importância da defesa dos valores da Aeronáutica por este Parlamento. Cita características de personalidade de Santos-Dumont. Destaca a relevância do estado de São Paulo, como gerador de tecnologia utilizada pela Força Aérea Brasileira. Acrescenta que o Estado abriga 19% do efetivo da instituição e as principais escolas da aviação no Brasil.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Tece considerações sobre a integração da juventude na construção do futuro das Forças Armadas Brasileiras.
6 -  PAULO ROBERTO SANTALIN
Representante dos Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apresenta os Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Discorre sobre o uso de lenços como parte integrante de uniformes e o seu significado para diversos movimentos. Cita atividades praticadas pelo grupo. Presta homenagem ao Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta e ao deputado Fernando Capez, declarando-os Desbravadores Honorários e entregando-lhes lenços amarelos utilizados pela organização. Profere benção a todos, com citação da Bíblia.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cita passagem bíblica sobre honrar a Deus. Mostra livro "A Grande Esperança". Afirma que a Aeronáutica Brasileira foi construída pela desejo de voar. Anuncia apresentação musical do Quinteto de Metais da Banda da Aeronáutica, com a música "Aquarela do Brasil", com arranjo do Maestro Duda. Convida o público a ouvir de pé o "Hino dos Aviadores", executado pela Banda da Aeronáutica. Faz exibição de imagens no telão. Manifesta-se comprometido em estreitar os laços entre esta Casa e as Forças Armadas Brasileiras. Afirma que a Força Aérea Brasileira é motivo de orgulho nacional. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp