29/11/2013 - 73a Solene

HOMENAGEM AOS 60 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS MAGISTRADOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/01/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar os 60 anos de fundação da Associação Paulista de Magistrados - Apamagis. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece elogios ao trabalho desempenhado pelos desembargadores. Faz breve relato de sua trajetória no Poder Judiciário. Declara seu orgulho pela instituição homenageada. Faz a entrega de placa de homenagem ao presidente da Associação Paulista de Magistrado - Apamagis, desembargador Roque Antonio Mesquita de Oliveira.
2 -  ROQUE ANTONIO MESQUITA DE OLIVEIRA
Presidente da Associação Paulista de Magistrado - Apamagis, saúda as autoridades presentes, bem como os 94 deputados deste Parlamento. Ressalta sua emoção em assumir a tribuna desta Casa para discursar, o que é uma prerrogativa dos parlamentares. Anuncia a transmissão do cargo, em janeiro próximo, ao novo presidente da entidade. Lembra a fundação da Apamagis, pelo desembargador Pedro Barbosa Pereira. Elenca as causas que motivaram a criação da associação. Afirma ser a Apamagis a maior associação dos magistrados do Brasil, com 3100 associados e diversos prédios de patrimônio próprio. Agradece ao deputado Fernando Capez pela homenagem.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Enaltece a atuação da associação, que é de caráter privado, mas que desenvolve um relevante serviço de nos âmbitos público e social. Destaca a excessiva carga de trabalho e de estresse a que estão sujeitos os magistrados.
4 -  ARMANDO SÉRGIO PRADO DE TOLEDO
Diretor da Escola Paulista de Magistratura, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Ivan Ricardo Sartori, cumprimenta o deputado Fernando Capez. Agradece o parlamentar pela recorrente postura de levar a magistratura ao patamar que, a seu ver, ela merece estar. Saúda as autoridades presentes. Declara sua alegria em falar sobre a Apamagis. Parabeniza a atuação dos parlamentares desta Casa. Relata sua trajetória no Judiciário e a forma como buscou ser útil a seus pares. Enfatiza um dos papéis da Apamagis, o de levar a Justiça ao cidadão. Destaca outra função da entidade, a de preparar e estruturar os associados para uma boa jurisdição. Faz agradecimentos gerais.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Informa critério anual da Assembleia para escolha de entidade do ramo do setor da sociedade, empresarial ou social, para fazer uma homenagem pela relevância e excelência dos serviços prestados à população. Explica que, neste ano, foi feita uma seleção de empresas que atuam no mercado financeiro. Acrescenta que, dentre os inscritos, foi destaque a Gradual Investimentos, que é a segunda maior corretora independente do Brasil, com 100 mil funcionários. Cita o prêmio excelência no setor de mercado financeiro, recebido pela empresa. Faz entrega de placa de homenagem aos representantes da Gradual Investimentos, Sra. Fernanda de Lima, presidente da empresa, e ao Sr. Gabriel Gouveia de Freitas Junior, diretor da Gradual Investimentos.
6 -  PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO
Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, saúda o deputado Fernando Capez pelos longos anos de amizade. Cumprimenta as demais autoridades presentes. Lembra a criação do 1º Centro de Conciliação do Brasil. Ressalta a unidade de pensamento dos 33 ministros no STJ, visando fazer do órgão o tribunal da cidadania. Diz que esta é uma tarefa extremamente difícil, mas possível.
7 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Cumprimenta o presidente eleito da Apamagis. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas por autoridades. Destaca a prestação de serviço à comunidade, por parte da associação. Lembra a manifestação de repúdio da Apamagis, na ocasião em que facção criminosa da Capital quis causar apreensão à população. Destaca a missão da Apamagis. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp