13/12/2013 - 79a Solene

ENTREGA DO PRÊMIO SANTO DIAS DE DIREITOS HUMANOS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 15/01/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ADRIANO DIOGO
1 -  ADRIANO DIOGO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Adriano Diogo, na direção dos trabalhos, com a finalidade de efetuar a entrega do "17º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos e Lembrar os 45 anos do Ato Institucional nº 5".
2 -  FERNANDA AZEVEDO
Lê texto a respeito do Ato Institucional nº 5 (AI-5).
3 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia apresentação musical, executada pelos músicos Carmen Nakasu de Souza, Atílio Rocha e Rodrigo Garcia Lopes. Anuncia a exibição de vídeo sobre o AI-5.
4 -  LUIGI GIULIANI
Padre, agradece ao deputado Adriano Diogo pela cerimônia da entrega do Prêmio Santo Dias. Faz relato da vida do líder operário Santo Dias da Silva. Discorre sobre os acontecimentos que culminaram na morte do líder sindical, em 30 de outubro de 1979.
5 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia apresentação de número musical, com a música "Ave Maria", executado pelos músicos Carmen Nakasu de Souza, Atílio Rocha e Rodrigo Garcia Lopes. Anuncia leitura de manifesto a favor da desmilitarização da Policia Militar", realizado pelos cineastas Luciana Burlamaqui, Beatriz Seigner e Sérgio Roizenblit. Solicita a entrega do manifesto à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
6 -  ELEONORA MENICUCCI
Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, condena a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Discorre sobre a importância da criação da Comissão da Verdade. Condena o Regime Militar dentro do contexto institucional brasileiro. Defende a importância do respeito aos Direitos Humanos. Exalta a importância dos que combateram a Ditadura Militar. Agradece a todos os presentes e em especial ao deputado Adriano Diogo.
7 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia retrospectiva e leitura de biografia dos homenageados nesta solenidade.
8 -  ANGÉLICO SÂNDALO BERNARDINO
Representando o jornal "O São Paulo", cumprimenta os presentes. Lembra sua trajetória como padre e jornalista durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Destaca a censura prévia realizada aos meios de comunicação na época. Defende a instituição de uma imprensa livre, que não esteja submetida aos interesses do capital. Considera que a tortura continua presente nos dias de hoje, através da desigualdade social.
9 -  ARMANDO SARTORI
Representando o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira, do jornal "Movimento", explica que está representando Raimundo Rodrigues Pereira, ex-diretor editorial do jornal "Movimento". Destaca o papel cumprido pela publicação durante a Ditadura Militar no Brasil. Enfatiza a importância das organizações clandestinas durante o período.
10 -  MARCO ESCRIVÃO
Representando Vanderley Caixe (in memoriam), editor do jornal "O Berro", de Ribeirão Preto, esclarece que fez pesquisa a respeito da história da militância de esquerda no interior paulista. Anuncia exibição de vídeos sobre a criação do jornal "O Berro". Destaca a atuação de Vanderley Caxe e de Áurea Moretti na diretoria da publicação.
11 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a exibição de vídeo sobre a atuação de Madre Maurina Borges da Silveira (in memoriam).
12 -  ÁUREA MORETTI PIRES
Descreve a atuação da Madre Maurina Borges da Silveira durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Discorre sobre a militância política na cidade de Ribeirão Preto.
13 -  MANUEL BORGES DA SILVEIRA
Frei, irmão da Madre Maurina Borges da Silveira, lembra a tortura sofrida por sua irmã, a freira Maurina Borges da Silveira, durante o período da Ditadura Militar brasileira. Lembra a atuação dos jornais "Grita Povo" e "Versus" durante o período da Ditadura Militar no Brasil.
14 -  EMANUEL GIUSEPPE GALLO INGRAO
Representando o Grupo de Denúncias das adoções irregulares de crianças na cidade de Itaquaquecetuba. Denuncia a adoção ilegal de crianças de famílias pobres no município de Itaquaquecetuba. Cobra averiguação do caso pelas autoridades responsáveis.
15 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a apresentação de número musical, com a música "Bachianas", executado pelos músicos Carmen Nakasu de Souza, Atílio Rocha e Rodrigo Garcia Lopes. Lamenta a repressão de jornalistas nas manifestações de 2013 pela Polícia Militar. Anuncia a exibição de vídeo sobre as manifestações de junho de 2013 no País.
16 -  SÉRGIO SILVA
Fotógrafo, lembra que há seis meses perdeu a visão atingido por uma bala de borracha da Tropa de Choque da Polícia Militar, quando cobria manifestação no centro de São Paulo. Manifesta-se contrário à violência dos aparatos de repressão do Estado. Combate o uso de "armas menos letais" pela Polícia Militar. Faz entrega de camiseta ao deputado Adriano Diogo com os dizeres "Chega de bala de borracha".
17 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Lê o nome de todos os jornalistas atingidos pelas chamadas "armas não letais", nas manifestações de junho de 2013.
18 -  TATIANA FARAH
Jornalista, afirma que a violência policial não atinge apenas a imprensa mas também toda a sociedade.
19 -  PAULO MALDOS
Secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, discorre sobre a militância contra a Ditadura Militar no Brasil.
20 -  IDIBAL PIVETTA
Advogado de presos políticos e fundador do Teatro União e Olho Vivo, saúda a vida e a luta de Dom Paulo Evaristo Arns contra a Ditadura Militar brasileira.
21 -  PRESIDENTE ADRIANO DIOGO
Anuncia a apresentação de número musical, com a música "Jesus Alegria dos Homens", executado pelos músicos Carmen Nakasu de Souza, Atílio Rocha e Rodrigo Garcia Lopes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp