17/03/2014 - 4a Solene

COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DO SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO E DAR POSSE À SUA NOVA DIRETORIA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 01/04/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO
1 -  ROBERTO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
2 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Campos Machado, para "Comemorar os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo e dar Posse à sua Diretoria". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
3 -  CAMPOS MACHADO
Deputado Estadual, cumprimenta o deputado Jooji Hato e os engenheiros presentes. Elogia o presidente do Sindicato dos Engenheiros e demais componentes da Mesa. Louva o trabalho das mulheres engenheiras. Cita seu respeito pela atividade e pelo pragmatismo dos engenheiros em prol do desenvolvimento de São Paulo, desde construções mais simples até as mais elaboradas. Argumenta que a categoria é uma das responsáveis pelo progresso paulista e brasileiro. Enaltece os 80 anos de história da entidade. Ressalta a figura, o caráter e o respeito do presidente Murilo Pinheiro, de quem elogia a dedicação em benefício de sua classe. Fala das pessoas predestinadas, ao citar provérbio chinês. Solicita aos presentes que aclamassem, de pé e com "vivas", o engenheiro Murilo Pinheiro.
4 -  ROBERTO
Mestre de Cerimônias, anuncia a projeção de vídeo institucional sobre o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Informa que a gestão 2014-2017 iniciou seu mandato no dia 1º de janeiro do corrente ano, presidida pelo engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro. Tomam posse a Diretoria Executiva, os membros do Conselho Fiscal, representantes na Federação Nacional dos Engenheiros, diretores-adjuntos, presidentes e diretores das 25 delegacias regionais; saudados, de pé, em momento simbólico de reconhecimento pela posse.
5 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, afirma seu reconhecimento pela importância da entidade ora homenageada e pela convivência com sua diretoria. Enaltece a história do sindicato e importância dos engenheiros no desenvolvimento paulista. Recorda a sua atuação como prefeito do Município de Santa Fé do Sul. Afirma que este Legislativo recebe com um abraço simbólico os profissionais engenheiros. Cumprimenta o engenheiro Murilo Pinheiro por sua recondução ao cargo de presidente do Sindicato dos Engenheiros. Coloca seu gabinete à disposição da categoria.
6 -  ARNALDO JARDIM
Deputado Federal, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca sua vinculação com os engenheiros. Recorda sua atuação como deputado estadual neste Parlamento, por quatro legislaturas. Pede saudação especial, com palmas, ao deputado Campos Machado. Louva os professores, na pessoa de José Roberto Cardoso, responsáveis pela formação dos engenheiros. Elogia a estrutura do sindicato e a importância da discussão de problemas regionais. Recorda a fundação do sindicato e fez reflexão sobre a contribuição da engenharia ao longo desses 80 anos. Destaca a relevância da logística nacional. Enfatiza o trabalho de personalidades presentes no plenário. Elogia a recondução do engenheiro Murilo. Argumenta que os dirigentes da entidade visam o futuro, para além da união corporativa e estão prontos para enfrentar desafios. Pleiteia o reconhecimento e valorização do profissional. Pede revisão dos vencimentos dos engenheiros públicos nacionais. Combate a importação de engenheiros.
7 -  MENDES THAME
Deputado Federal, reflete sobre a escassez dos recursos naturais e lembra programas sustentáveis, especialmente nos últimos 30 anos. Recorda a preocupação com a água, a energia elétrica, a mobilidade urbana e a infraestrutura, que exigem trabalho da engenharia. Destaca o seu reconhecimento pela engenharia nacional. Lamenta a contratação de obras públicas sem projetos adequados. Elogia a entidade e seus associados, e o presidente Murilo pela defesa do desenvolvimento nacional.
8 -  EDUARDO SUPLICY
Senador, recorda a sua atuação como presidente da Câmara Municipal de São Paulo, ao lado do então vereador Jooji Hato. Informa que o Senado está para apreciar lei de licitações. Recorda episódio quando deputado estadual nesta Casa e seu empenho pelas eleições diretas. Lembra a visita da cantora João Baez, que deve retornar ao Brasil neste mês. Cita disputa como boxeador amador. Canta a música "Blow in the Wind".
9 -  JOSÉ ROBERTO BERNASCONI
Engenheiro, faz histórico sobre a sua atuação profissional. Lembra que os engenheiros são "operadores do desenvolvimento". Fala da importância das questões técnicas e desafios lançados à categoria. Argumenta que a categoria está desprestigiada e desvalorizada, especialmente os engenheiros públicos. Afirma que os profissionais paulistas têm feito história. Saúda os diretores e presidente da entidade.
10 -  NADIA CAMPEÃO
Vice-Prefeita do Município de São Paulo, revela-se honrada em participar deste evento. Informa os seus 35 anos como engenheira agrônoma. Agradece aos engenheiros que fizeram da cidade de São Paulo uma metrópole pujante. Elogia o Sindicato dos Engenheiros por sua atuação, comprometimento, engajamento, democracia e pluralidade. Fala da representatividade de engenheiros neste evento.
11 -  JURANDIR FERNANDES
Secretário de Estado dos Transportes de São Paulo, representando o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, cumprimenta os componentes da mesa e os dirigentes empossados. Elogia o trabalho do Sindicato dos Engenheiros. Recorda a fala dos antecessores. Elogia a garra, a vontade e a coragem dos engenheiros em enfrentar os desafios e novas tecnologias. Faz paralelo com o momento em que o sindicato foi criado. Discorre sobre as transformações ocorridas ao longo desse período. Lembra as transformações sociais, políticas, científicas e tecnológicas. Destaca a visão do engenheiro Murilo quanto ao futuro.
12 -  MURILO CELSO DE CAMPOS PINHEIRO
Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo - Seesp -, saúda os presentes. Manifesta seu orgulho pela diretoria do sindicato. Recorda a passagem do Dia Internacional da Mulher. Louva os presidentes da entidade. Agradece as parcerias do sindicato. Recorda lutas para a criação de sedes próprias regionais, as questões sociais e a participação efetiva no desenvolvimento nacional. Solicita a todos que tenham participação política. Lembra a realização de eleições e a Copa do Mundo, neste ano, bem como as Olimpíadas, em 2016. Recorda as mobilizações populares. Pede apoio às ações parlamentares. Lembra a importância do voto como exercício da cidadania. Justifica a necessidade de participação coletiva por um País mais justo, mais alegre e mais igualitário. Agradece a este Parlamento.
13 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Elogia a diretoria ora empossada. Dá conhecimento de mensagem relativa à efeméride, encaminhada pelo presidente Samuel Moreira. Saúda as autoridades presentes. Recorda obras e realizações feitas pelos engenheiros. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp