15/05/2014 - 16a Solene

HOMENAGEM À UMBANDA E LANÇAMENTO DO SELO OFICIAL DOS CORREIOS EM HOMENAGEM À UMBANDA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 31/05/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : GERSON BITTENCOURT
1 -  GERSON BITTENCOURT
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Srs. Parlamentares Luiz Claudio Marcolino, Leci Brandão e Gerson Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Umbanda e Lançar o Selo Oficial dos Correios em Homenagem à Umbanda". Convida o público a ouvir de pé, o "Hino da Umbanda" e o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece aos músicos Ogã Severino Sena, Pai Enguels e Ogã Miro, que ministram cursos de atabaque. Anuncia a projeção da imagem do selo oficial dos Correios, "Umbanda - Sincretismo Religioso Brasileiro".
2 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS VERA BUCHERONI
Dá início ao ato de obliteração do Selo Oficial dos Correios, "Umbanda - Sincretismo Religioso Brasileiro".
3 -  WAGNER PINHEIRO
Presidente dos Correios, cumprimenta todos os presentes. Manifesta satisfação, em nome dos Correios, em poder homenagear a Umbanda. Discorre sobre o histórico de vida de Zélio Fernandino de Moraes, fundador da Umbanda. Comenta que a doutrina visa à caridade e à busca da igualdade. Destaca que o símbolo da religião circulará o mundo através dos selos dos Correios.
4 -  VICENTINHO
Deputado Federal, saúda as autoridades presentes. Menciona que um dos princípios da Umbanda é a caridade. Critica a discriminação racial e religiosa. Recorda de seu primeiro contato com a religião. Cita que os centros de Umbanda têm dificuldades em conseguir isenção tributária de IPTU, ao contrário de outros cultos religiosos. Comemora a criação do selo dos Correios em homenagem à Umbanda, por considerar ser um ato de reconhecimento da religião. Parabeniza a presidente Dilma Rousseff, pela coragem em aprovar a lei que criou o Dia Nacional da Umbanda. Agradece o apoio dos Correios.
5 -  LECI BRANDÃO
Deputada Estadual, informa que, hoje, nesta Casa, foi lançada cartilha que aborda a aplicação da Lei Federal nº 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do País. Tece considerações sobre o preconceito religioso. Esclarece que a Umbanda destaca-se pelo caráter caridoso. Ressalta a influência da religião em sua vida pessoal e profissional. Destaca a importância dos parlamentares nas lutas populares.
6 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Deputado Estadual, comenta a importância da realização de homenagem à Umbanda nesta Casa. Elogia os Correios, pelo reconhecimento da religião. Menciona que há respeito por todas as religiões nesta Casa. Considera que o novo selo dos Correios representa o fortalecimento da Umbanda no País.
7 -  PRESIDENTE GERSON BITTENCOURT
Agradece a presença de todos. Considera que a Umbanda é o retrato da diversidade cultural do Brasil. Tece críticas ao preconceito contra religiões de origem africana. Destaca o caráter humanístico da religião. Lembra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, e que a presidente Dilma Rousseff instaurou o Dia Nacional da Umbanda. Elogia a homenagem prestada aos seguidores da Umbanda com a criação do selo dos Correios.
8 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS VERA BUCHERONI
Nomeia as autoridades presentes.
9 -  RONALDO LINARES
Liderança religiosa, discorre sobre seu primeiro contato com a Umbanda. Relata como se deu seu encontro com o fundador da religião, Sr. Zélio Fernandino de Moraes. Enfatiza que a Umbanda é uma religião de fato. Lembra-se de como se sentiu lisonjeado por ter sido convidado para encontro religioso na Catedral Metropolitana de São Paulo. Enaltece o papel de Sandra Santos, presidente da Associação Umbandista e Espiritualista do estado de São Paulo, na conquista do selo dos Correios que homenageia a Umbanda.
10 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS VERA BUCHERONI
Informa que o vereador da Câmara de São Paulo, Quito Formiga, instituiu o Dia Municipal da Umbanda e do Umbandista na cidade de São Paulo, e foi autor de projeto de lei que declara a Umbanda como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de São Paulo.
11 -  JAMIL RACHID
Liderança religiosa, comenta que São Paulo é um centro regional importante para a Umbanda. Discorre sobre os primórdios da religião no País. Destaca a importância da circulação e divulgação da Umbanda pelo mundo, através dos selos dos Correios.
12 -  VICENTINHO
Deputado Federal, faz homenagem póstuma ao Prof. Eduardo de Oliveira, fundador do Congresso Nacional Afro-Brasileiro. Manifesta expectativa de que projeto de lei federal sobre religião seja sancionado.
13 -  CÁSSIO RIBEIRO
Liderança religiosa, saúda todos os presentes. Manifesta-se honrado pela oportunidade de fazer uso da palavra. Parabeniza o presidente dos Correios Wagner Pinheiro e a presidente Dilma Rousseff pela coragem em homenagear a Umbanda. Menciona que a religião presta a caridade acima de tudo.
14 -  MESTRE DE CERIMÔNIAS VERA BUCHERONI
Anuncia a apresentação de música instrumental, com atabaques.
15 -  PRESIDENTE GERSON BITTENCOURT
Presta homenagem, com entrega de diplomas, a diversas autoridades juntamente com o deputado federal Vicentinho e os deputados estaduais Leci Brandão e Luiz Claudio Marcolino.
16 -  PRESIDENTE GERSON BITTENCOURT
Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.
alesp