19/05/2014 - 19a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO CONGREGADO MARIANO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 04/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : MARCO AURÉLIO
1 -  MARCO AURÉLIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Convida os presentes para homenagear a entrada das bandeiras e passa a nomear as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Marco Aurélio, na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia Nacional do Congregado Mariano". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Convida todos os presentes para ouvirem o Hino da Congregação Mariana e acompanharem pelo telão a oração de Nossa Senhora de Guadalupe.
2 -  PAULO LÚCIO
Presidente da Confederação das Congregações Marianas do Brasil, cumprimenta o deputado Marco Aurélio e todas as autoridades presentes. Saúda todos os congregados marianos do Brasil. Diz ser esta homenagem um orgulho para todos os congregados marianos. Discorre sobre o porquê da devoção à Maria. Agradece o deputado Marco Aurélio e todos desta Casa.
3 -  FRANCISCO LIMA
Congregado Mariano, lê Ato de Consagração do Brasil ao Sagrado Coração de Jesus.
4 -  PRESIDENTE MARCO AURÉLIO
Anuncia apresentação musical do grupo "Esplendor do Oriente", de São José dos Campos.
5 -  JOAQUIM FELIPE
Congregado Mariano, faz reflexão sobre o que somos. Conta história de "Tia" Joana, congregada mariana. Explica que o rosário de Nossa Senhora possui três terços e que reza durante o dia com os mesmos. Afirma que o congregado mariano deve gostar de ler. Cita a Bíblia e o Manual Mariano. Diz que convidou, há algum tempo atrás, o deputado Marco Aurélio para participar da congregação. Informa ser dever do congregado mariano entrar no meio político e tentar trazê-los para o seu lado. Elogia o deputado Marco Aurélio.
6 -  PRESIDENTE MARCO AURÉLIO
Dá conhecimento de mensagens relativas à efeméride. Lê o histórico do mestrando Leandro Souza. Informa que o mesmo mostrará parte de sua apresentação na universidade em junho.
7 -  LEANDRO SOUZA
Mestrando, que apresenta seu estudo sobre a Nossa Senhora de Guadalupe, saúda os presentes. Discorre sobre o histórico da devoção à Virgem de Guadalupe. Menciona seus estudos no México sobre o assunto. Afirma que os jovens continuam a tradição de devoção. Explica sobre a simbologia da Virgem de Guadalupe, de 483 anos. Diz ser a Virgem um exemplo da devoção mariana. Agradece o convite do deputado Marco Aurélio. Informa que realiza estes estudos há seis anos.
8 -  PRESIDENTE MARCO AURÉLIO
Agradece Leandro Souza pela sua apresentação. Afirma que o mesmo se debruçou de corpo e alma ao estudo. Ressalta sua admiração pelo trabalho de Cláudio Miguel Gonçalves, presidente da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
9 -  CLÁUDIO MIGUEL GONÇALVES
Presidente da Federação das Congregações Marianas de São Paulo, saúda o deputado Marco Aurélio e todos os presentes. Ressalta sua alegria em estar presente nesta homenagem. Destaca o compromisso do congregado mariano com a sociedade. Informa que o Congregado Mariano nasceu dentro da escola dos jesuítas. Menciona o objetivo principal, de mudança pessoal para ajudar outras pessoas e a sociedade a serem melhores. Diz ser o congregado mariano um cristão com um compromisso a mais em relação aos outros: ser melhor para que possam melhorar a vida das pessoas. Cita o deputado Marco Aurélio como exemplo. Lembra o trabalho do deputado de evangelização, com o objetivo de tentar ajudar e melhorar a vida das pessoas. Comenta que o objetivo primordial é chegar a Cristo através do exemplo de humildade de Maria. Comunica a existência do grupo dos marianinhos, para as crianças.
10 -  PRESIDENTE MARCO AURÉLIO
Anuncia apresentação musical do grupo "Esplendor do Oriente", de São José dos Campos.
11 -  MAURÍCIO ANTONIO
Congregado Mariano, saúda todos os presentes. Diz ser músico, missionário e congregado mariano. Elogia o deputado Marco Aurélio por possibilitar os congregados marianos a conhecerem os estudos de Leandro Souza sobre a Virgem de Guadalupe. Afirma que o mesmo enriqueceu a homenagem à Congregação. Ressalta a sabedoria de Maria através da humildade. Agradece a oportunidade de estar nesta Casa hoje e todos os presentes.
12 -  FRANCISCO LIMA
Congregado Mariano de São José dos Campos, ressalta a importância do ato proposto por esta Casa. Menciona a importância da Congregação Mariana na história do Brasil. Discorre sobre as explicações de Leandro Souza sobre a Virgem de Guadalupe. Destaca a evangelização pela devoção.
13 -  SEBASTIÃO DA SILVA BONFIM
Vice-Presidente da Federação das Congregações Marianas da Diocese de Presidente Prudente, declama poema de "Zé Fortuna" sobre Nossa Senhora.
14 -  PRESIDENTE MARCO AURÉLIO
Agradece todos os presentes. Afirma que uma sessão como esta ajuda a readquirir o ânimo para continuar na política. Diz ser uma sessão solene uma forma de trazer as manifestações das pessoas que vivem de maneira honesta no seu dia a dia para esta Casa. Ressalta a importância desta sessão, realizada pela terceira vez neste Legislativo. Lê e reflete sobre trechos do evangelho. Parabeniza todos os congregados marianos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp