30/05/2014 - 24a Solene

HOMENAGEM À POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PELO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD)
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : EDSON FERRARINI
1 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Polícia Militar do Estado de São Paulo pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd". Convida o público a ouvir de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Manifesta-se privilegiado por ser autor da lei que instituiu o "Dia Estadual do Proerd". Enaltece o trabalho de prevenção de drogas realizado pela corporação.
2 -  CARLOS ALBERTO ESTRACINE
Assessor Parlamentar, representando o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo Fernando Grella Vieira, cumprimenta as autoridades presentes. Comenta que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é bem aceito pelas famílias. Exalta o engajamento do deputado Edson Ferrarini com a Polícia Militar. Afirma que o Brasil é o país com o maior número de consumidores de drogas no mundo. Agradece à Polícia Militar e ao Proerd por evitar que jovens tenham seu primeiro contato com as drogas.
3 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por diversas autoridades. Informa que deve enviar, posteriormente, diploma a todos os policiais militares presentes na solenidade.
4 -  MÁRIO SÉRGIO SOBRINHO
Coordenador de Políticas e Drogas da Secretaria da Justiça, considera exemplar o trabalho de prevenção às drogas desenvolvido pelo Proerd. Comenta que os prejuízos das drogas se estendem também às famílias de pessoas viciadas. Parabeniza o coronel Glauco Silva de Carvalho e o deputado Edson Ferrarini pela luta em prol da Polícia Militar e do combate às drogas.
5 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Informa que a soldada Renata Bonfim o convidou a participar da próxima formatura do Proerd. Mostra livro infantil de prevenção das drogas e manual de combate às drogas em canteiros de obras, ambos de sua autoria. Manifesta-se contrário à legalização de drogas. Presta homenagem, com entrega de troféus, aos diversos Policiais Militares. Informa que reivindicara a compra de viatura com o logo do Proerd, como forma de incentivo ao programa. Presta homenagem, com entrega de troféus, a outros Policiais Militares. Elenca diversas conquistas obtidas pela Polícia Militar, com a sua ajuda, como por exemplo, a aprovação de projeto de promoção de centenas de policiais militares. Declara que votara favoravelmente ao projeto de lei, de 1997, que extinguiu a concessão de aposentadoria proporcional a parlamentares que tivessem mais de oito anos de contribuição previdenciária. Recorda de como seu pai o ensinara a viver com ética e dignidade.
6 -  LUODENIR GONZAGA BUENO
Capitão da PM, agradece, em nome do Proerd, a homenagem recebida. Enaltece a luta pela prevenção do uso de drogas e da violência pela Polícia Militar e pelo Proerd. Agradece o apoio da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, sob o comando de Glauco Silva de Carvalho.
7 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Discorre sobre as razões de seu engajamento na luta contra as drogas. Comenta caso de soldado alcoólatra de seu batalhão que o fez iniciar seu trabalho com viciados. Presta homenagem, com entrega de troféu, ao sargento Heraldo Serpa.
8 -  HERALDO SERPA
Sargento, considera milagrosa a recuperação de seu vício ao álcool. Comenta que é necessária muita determinação para a reabilitação do alcoolismo. Menciona que graças à ajuda do deputado Edson Ferrarini, hoje, é feliz com sua família. Cita os prejuízos à saúde causados pelo uso abusivo de álcool.
9 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Cita que criara o método de espelho-terapia no combate ao alcoolismo. Considera heroico o trabalho desenvolvido pelos policiais do Proerd, por salvar vidas e resgatar pessoas do vício das drogas. Enaltece a competência de Glauco Silva de Carvalho, como representante da Polícia Militar.
10 -  GLAUCO SILVA DE CARVALHO
Coronel da Polícia Militar e diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, agradece os elogios tecidos pelo deputado Edson Ferrarini, que considera ser um defensor dos interesses da Polícia Militar. Agradece o apoio de Mário Sérgio Sobrinho e Carlos Alberto Estracine, no que se refere ao combate às drogas. Informa que o Rotary deve patrocinar a viagem de policiais militares ao Canadá e Estados Unidos para conhecimento de programas de prevenção das drogas naqueles países. Enaltece o envolvimento da capitã Regina Salinero com o Proerd. Ressalta a importância dos policias militares no processo de prevenção ao uso de drogas. Comenta os números de usuários de drogas no País e a porcentagem de recaídas após o início do tratamento. Destaca que a Polícia tem apoio popular, e transmite a imagem de segurança para a sociedade.
11 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Menciona que, segundo a ONU, apenas 20% das drogas produzidas são apreendidas. Considera que a família é a base da educação de crianças e jovens. Ressalta a importância da prevenção das drogas através do Proerd. Presta homenagem, com entrega de troféus, a diversas personalidades.
12 -  MÁRIO GHIO JUNIOR
Vice-Presidente da Abril Educação, agradece o deputado Edson Ferrarini pela homenagem prestada e pela criação do Dia Estadual do Proerd. Recorda de seu primeiro contato com a corporação. Elogia a história de recuperação do sargento Heraldo Serpa. Comenta que, as seu ver, os projetos do Proerd deveriam ser conteúdo obrigatório de currículo escolar para crianças e jovens. Ressalta que a Polícia Militar influencia de forma positiva os valores de crianças e adolescentes. Destaca a contribuição do trabalho realizado pelo Proerd para a sociedade.
13 -  PRESIDENTE EDSON FERRARINI
Convida o público a ouvir a Canção do Proerd, executada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp