30/05/2014 - 25a Solene

REALIZAR A ENTREGA DO IX PRÊMIO ÁFRICA BRASIL 2014 "COPA DO MUNDO 2014"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : CARLOS GIANNAZI / LUIZ CARLOS GONDIM
1 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Luiz Carlos Gondim, com a finalidade de "Realizar a entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014'". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, os hinos da União Africana, da África do Sul e o Nacional Brasileiro. Defende que a história da África e afro-brasileira esteja presente nos currículos escolares da rede pública de ensino. Considera que o Brasil é o segundo país do mundo em termos de população negra, ficando atrás apenas da Nigéria. Lamenta que o racismo persista no Brasil. Cita o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes sobre a inclusão da população afro-brasileiro na vida econômica e política de nosso País. Defende políticas afirmativas, como cotas, a fim de redimir a dívida que o Brasil possui com a população afrodescendente. Lembra os 50 anos do golpe militar no Brasil. Cita trecho da música "Milagres do Povo", de Caetano Veloso. Anuncia a exibição de vídeo institucional.
2 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Assume a Presidência. Justifica sua ausência no início desta sessão. Agradece ao deputado Carlos Giannazi pela condução dos trabalhos. Realiza a entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Artistas' aos Srs. Airton Graça e Tommy Germain, atores.
3 -  AÍLTON GRAÇA
Ator, cumprimenta os presentes. Agradece o recebimento do IX Prêmio África Brasil 2014. Cita grupo de estudos contra a discriminação racial, do qual participou no Hospital do Servidor, onde trabalhou como office-boy. Destaca a importância de grupos como este a fim de trabalhar a autoestima da população negra. Defende a disseminação da cultura oral afrodescendente. Fez apresentação musical.
4 -  TOMMY GERMAIN
Ator, agradece a premiação. Diz se sentir acolhido no Brasil enquanto estrangeiro.
5 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Anuncia apresentação musical do grupo El Quba e Damian. Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Arte de Cultura' para o Sr. Maurício de Sousa, representado por seu filho, Mauro de Sousa.
6 -  MAURO DE SOUSA
Representando Maurício de Sousa, agradece pelo recebimento do prêmio. Destaca que a Maurício de Sousa Produções está sempre empenhada em trabalhar com temas como a igualdade racial e a difusão da cultura afro-brasileira.
7 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Comunicação', ao Senhor Oswaldo Martins (Wadão de Jesus).
8 -  OSWALDO MARTINS
Comunicador, agradece à premiação.
9 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Empresários' ao Dr. Abib Maldaun Neto.
10 -  ABIB MALDAUN NETO
Médico, cumprimenta os presentes. Agradece o recebimento do IX Prêmio África Brasil 2014. Oferece seu prêmio à Nelson Mandela, por sua luta em prol da liberdade.
11 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Empresários' ao Biyou'z Restaurante Afro, representado pela Senhora Melanito Biyouha.
12 -  MELANITO BIYOUHA
Proprietária do Biyou'z Restaurante Afro, agradece o recebimento da premiação. Explica como ocorreu a ideia de fundar o restaurante, tipicamente africano.
13 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Religiosidade' à Sra. Iyalorixa Carmem Oxum.
14 -  IYALORIXÁ CARMEM OXUM
Iyalorixá, agradeceu a todos. Enaltece a convivência entre brasileiros e africanos. Realiza homenagem a seus ancestrais. Faz apresentação musical.
15 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Políticas Públicas', à deputada estadual Leci Brandão.
16 -  LECI BRANDÃO
Deputada estadual, faz agradecimentos gerais. Considera que defende a população negra em seus pronunciamentos enquanto parlamentar. Combate o racismo institucional no Brasil. Canta as canções "Lá e Cá" e "Isso é Fundo de Quintal", de sua autoria.
17 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Nomeia as autoridades e personalidades que receberão o certificado de agradecimento pela colaboração ao Centro Cultural Africano. Realiza a entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Jornalismo' a Sra. Patrícia Liberato, comunicadora.
18 -  PATRÍCIA LIBERATO
Comunicadora, enaltece o trabalho realizado pelo deputado Luiz Carlos Gondim pelo trabalho realizado em Mogi das Cruzes. Enfatiza a importância da valorização da cultura negra.
19 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Presta homenagem ao Cônsul da Nigéria, Sr. Muntari Abdu Kaita com quadro de Nelson Mandela. Anuncia desfile das bandeiras de países africanos representados na Copa do Mundo 2014. Realiza entrega do IX Prêmio África Brasil 2014 'Copa do Mundo 2014', na categoria 'Relações Exteriores' ao Cônsul da Nigéria, Sr. Muntari Abdu Kaita.
20 -  MUNTARI ABDU KAITA
Cônsul da Nigéria, faz pronunciamento em língua estrangeira.
21 -  OTUNBA ADEKUNLE ADERONMU
Diretor-Presidente do Centro Cultural Africano, agradece a presença de todos no evento. Lembra o dia da luta pela independência da África.
22 -  PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM
Defende a integração dos povos africanos na cultura brasileira. Pede o esforço de todos pelo fim do racismo no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp