02/06/2014 - 26a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DA COMUNIDADE ITALIANA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/06/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ALEX MANENTE
1 -  ALEX MANENTE
Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Alex Manente, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Italiano" e o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  MAURO MARSILI
Ministro e Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, agradece a homenagem. Lembra que se comemora os 68 anos da República Italiana. Destaca o período de paz e prosperidade no pós-guerra. Afirma significativa a presença italiana e suas influências em São Paulo. Informa que são 15 milhões de ítalo-brasileiros. Enaltece o trabalho e o sucesso dos imigrantes, bem como a gana de vencer e criar coisas significativas. Agradece a acolhida dos brasileiros, a amizade e o respeito dedicados à comunidade italiana. Parabeniza os homenageados.
3 -  RENATA BUENO
Deputada da USEI (União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos), cumprimenta os componentes da mesa. Faz histórico de sua atividade parlamentar como integrantes do PPS. Comunica ser a primeira deputada nascida no Brasil, eleita para o Parlamento Italiano. Ressalta a afinidade entre os dois povos.
4 -  FÁBIO PORTA
Deputado, saúda os componentes da Mesa. Elogia os homenageados. Faz saudação especial ao Conscre. Solicita que fosse feita homenagem, com palmas, ao trabalho do cônsul, que deve terminar sua missão em São Paulo. Recorda que São Paulo é a maior cidade italiana fora da Itália. Enaltece as relações entre Itália e o Brasil.
5 -  FAUSTO LONGO
Senador, enfatiza o reconhecimento à comunidade italiana por parte deste Legislativo. Fala de sua representação parlamentar e da extensão territorial, com 120 territórios fora da Itália. Lembrou ser trabalho complexo, com demandas e necessidades de cerca de 60 milhões de descendentes na América Latina. Destaca a representação paulistana, o orgulho e carinho que recebem. Discorre sobre a República Italiana. Cita dificuldades para aperfeiçoamento da democracia, bem como da tomada de decisões. Elogia o ex-deputado Vitor Sapienza que, desde 1991, homenageia a comunidade italiana. Justifica homenagem ao ex-parlamentar, com a entrega de busto de Giuseppe Garibaldi.
6 -  PRESIDENTE ALEX MANENTE
Recorda o seu ingresso nesta Casa. Fala do aprendizado que teve com o então deputado Vitor Sapienza, também integrante do PPS, de quem se considera discípulo.
7 -  VITOR SAPIENZA
Ex-Deputado Estadual, dá conhecimento de sua alegria em receber a comunidade ítalo-brasileira. Recorda a instituição do "Troféu Loba Romana", entregue a cerca de 400 personalidades. Louva o talento e o esforço dos italianos e seus descendentes, bem como os laços econômicos e culturais. Recorda a saga dos imigrantes e os desafios que enfrentaram com o idioma, a cultura, as incertezas e a saudade dos entes queridos. Elogia o trabalho incansável e a superação em busca da vitória. Ressalta a participação italiana em vários setores. Louva a memória dos antepassados. Anuncia a entrega do "Troféu Loba Romana " a 14 personalidades, das quais deu conhecimento da biografia, intercaladamente com o requerente desta sessão.
8 -  CARLOS NASCIMENTO
Jornalista, fala em nome dos homenageados, expressa-se em italiano e em português. Dá conhecimento de suas origens familiares na cidade de Jaú. Agradece a homenagem recebida. Recorda sua viagem à Itália. Lembra a vinda de seus ancestrais ao Brasil e o exemplo deles recebido. Ressalta o trabalho e a relevância dos italianos na vida brasileira. Lembra a citação de "direitos" em detrimento do "trabalho". Recorda as atividades de seu avô. Enfatiza a austeridade, a responsabilidade e os valores que tenta transmitir a seus filhos e netos. Lamenta a falta de convivência com os familiares nos dias atuais. Louva a orientação que teve para a vida.
9 -  PRESIDENTE ALEX MANENTE
Agradece a oportunidade de realizar esta sessão, visando retribuir o que o Estado de São Paulo herdou da comunidade italiana. Enfatiza a importância da comunidade italiana em muitas cidades paulistas. Destaca a importância do trabalho para se conseguir qualidade de vida para as próximas gerações. Recorda as dificuldades do pós-guerra. Reitera agradecimentos ao ex-deputado Vitor Sapienza. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp