18/08/2014 - 34a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA DO MAÇOM
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 29/08/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ALDO DEMARCHI
1 -  ALDO DEMARCHI
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Aldo Demarchi, na direção dos trabalhos, para homenagear o "Dia Do Maçom". Nomeia as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Maçonaria" e o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  OLÍMPIO GOMES
Deputado Estadual, elogia a Maçonaria por reproduzir ideais cívicos, em prol da sociedade brasileira. Lembra que a ética, a probidade administrativa e o combate à corrupção constituem o cerne da atividade política maçônica. Clama pela renovação no Congresso Nacional.
5 -  LUIZ CARLOS GONDIM
Deputado Estadual, confere importância ao papel da Maçonaria no que tange, sobremaneira, à valorização da ética. Informa que a instituição tem relevante função fiscalizadora. Parabeniza os instituidores do GEAP - Grupo Estadual de Ação Política.
6 -  WELSON GASPARINI
Deputado Estadual, diz que a corrupção é a maior mazela social. Comenta a crise no sistema educacional do País. Clama por reformas eleitorais profundas. Lembra juramento dos maçons no sentido de abrigar princípios éticos e morais. Cita e comenta frases de Martin Luther King e do Papa Francisco sobre a relevância da política no cenário social. Enfatiza a importância da Maçonaria para o País.
7 -  ITAMAR BORGES
Deputado Estadual, valoriza a ação das lojas maçônicas no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária. Alegra-se com a inserção da Maçonaria na política.
8 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, faz histórico da Maçonaria no Estado. Lembra carta da instituição contra a corrupção. Destaca a contribuição dada pela Maçonaria na eleição de autoridades legislativas e executivas. Informa que um dos objetivos é substituir corruptos por cidadãos honestos e de bons costumes. Menciona a necessidade de se resgatar a dignidade no exercício do poder. Repudia a prática do voto nulo ou branco. Clama pelo voto consciente.
9 -  JURANDIR ALVES DE VASCONCELOS
Grão Mestre, afirma que é incessante a busca da correção nos rumos da política nacional. Reafirma que se faz necessário empenho e dedicação diária em apoio à causa. Clama por patriotismo, em detrimento de interesses particulares. Cita lema da Maçonaria, qual seja, igualdade, liberdade e fraternidade. Enfatiza a moral e o civismo como norteadores da atividade maçônica. Cita e comenta José Bonifácio, Rui Barbosa e Nietzsche. Pede permanente atuação a favor dos menos favorecidos. Clama por proteção ao homem e a valores morais enraizados.
10 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, anuncia eventos a realizarem-se nos dias 20/08, na Câmara de São José dos Campos, para comemorar o Dia do Maçom, e 6/09, no Museu do Ipiranga.
11 -  RONALDO FERNANDES
Grão-Mestre, defende a liberdade, a democracia e os valores morais. Opina que as homenagens feitas são justas. Reflete sobre a relevância histórica da Maçonaria. Lembra atuação ativa na Independência do País, na extinção da escravidão, na Proclamação da República e na Revolução Constitucionalista de 1932. Ressalta que diversas instituições têm maçons como ocupantes de cargos de direção.
12 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, destaca que é imperativo proteger a família maçônica.
13 -  MARIO SERGIO NUNES DA COSTA
Grão Mestre, lembra manifesto contra a corrupção e a morte precoce do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Faz reflexão sobre a capacidade dos cerca de 60.000 maçons serem formadores de opinião, em defesa do projeto de moralização da sociedade. Menciona a importância do voto consciente, com o intuito de fazer prevalecer a ética e a moral.
14 -  SÉRGIO RODRIGUES JR.
Mestre de Cerimônias, faz considerações sobre a atuação da Maçonaria no cenário político, pela valorização da sociedade. Anuncia que a instituição deve ser uma ouvidora social.
15 -  PRESIDENTE ALDO DEMARCHI
Agradece aos presentes. Orgulha-se por ser membro da instituição. Lembra ideais iluministas como pilares da atividade maçônica. Faz levantamento histórico a respeito da contribuição da Maçonaria para a moderna democracia participativa, sustentada por três Poderes. Tece comentários sobre a influência de maçons a favor da liberdade de povos, principalmente no continente americano. Cita pessoas eminentes em todos os círculos sociais; em especial na Ciência, Arte, Filosofia e Política. Diz palavras de incentivo aos maçons. Afirma ser a Maçonaria escola de líderes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp