22/08/2014 - 35a Solene

PRESTAR HOMENAGEM AO EXÉRCITO BRASILEIRO E AO SEU PATRONO, MARECHAL LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, DUQUE DE CAXIAS
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/09/2014:

Resumo da Sessão
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para realizar "Homenagem ao Exército Brasileiro e ao seu Patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre o Exército Brasileiro. Comenta ser o "Dia do Soldado", comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao nascimento do Duque de Caxias. Discorre sobre a vida e o trabalho do Duque de Caxias. Considera este um exemplo a todos os militares brasileiros. Destacou a importância do Exército Brasileiro para a unidade territorial nacional.
2 -  PAULO ADIB CASSEB
Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, enaltece a participação do Exército Brasileiro na história nacional. Discorre sobre a atuação profissional e política do Duque de Caxias no período do Império. Saúda o Exército Brasileiro, em nome do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Dá conhecimento de mensagens encaminhadas por autoridades.
4 -  JOÃO CAMILO PIRES DE CAMPOS
Comandante Militar do Sudeste, afirma estar honrado em representar o Exército Brasileiro nesta data. Discorre sobre a importância desta instituição para a sociedade brasileira. Considera a construção do monumento a Duque de Caxias, na primeira metade do século XX, em São Paulo, como uma grande homenagem a este brasileiro. Lê texto, de 1941, do ex-ministro da Educação, Gustavo Capanema, sobre o homenageado.
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia apresentação musical da 3ª Sargento Myriam Hadassah. Lê trechos da Carta a El-Rei de Portugal, escrita em 1893, por Muniz Barreto, a respeito do profissional militar. Declara orgulho em presidir esta homenagem ao Exército Brasileiro. Anuncia a canção do Exército do Brasil, executada pela Banda de Música do Comando Militar do Sudeste. Anuncia homenagem ao Exército Brasileiro, com entrega de placa comemorativa ao Comandante Militar do Sudeste, General João Camilo Pires de Campos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp