10/09/2014 - 120ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / OLÍMPIO GOMES / EDSON FERRARINI
Secretaria : OLÍMPIO GOMES

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  EDSON FERRARINI
Tece comentários a respeito da relação entre o uso de drogas ilícitas e deficiências na educação. Comenta iniciativa de Célia Ferreira e Marta Medrado, professoras no Colégio Maria Imaculada, situado no Ipiranga, por simularem entre os alunos processo eleitoral simbólico. Diz que a intenção é incutir nos jovens a relevância do voto consciente. Mostra-se favorável à permissão de uso de derivados isolados da maconha para fins medicinais.
3 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
4 -  JOOJI HATO
Narra fato ocorrido em São Sebastião, cidade satélite de Brasília, onde cachorro amedrontou homem que possivelmente estupraria uma mulher. Exibe vídeo de história similar a envolver uma menina de dez anos, também salva por um cão. Lembra a instituição da Delegacia de Proteção aos Animais e a sanção de projeto de lei que visa a instalar câmeras de segurança em locais estratégicos.
5 -  HEROILMA SOARES
Demonstra consternação com o falecimento do policial militar Roberto Carlos Ribeiro dos Santos, ocorrido no sábado, em Itaquaquecetuba, alvejado por profissional da mesma categoria, após ser confundido com criminoso. Critica o governo municipal pela não concessão de fardamento, haja vista estar o policial sem o traje oficial. Clamou ao Governo do Estado que providencie melhores condições de trabalho para o exercício da atividade policial.
6 -  EDSON FERRARINI
Assume a Presidência.
7 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Inconforma-se com sucessivas reinaugurações do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Considera serem atos de cunho eleitoreiro. Exibe fotos para denunciar a reforma apenas de fachadas. Critica o governo estadual por, a seu ver, postergar a execução de obras relevantes, como a ligação entre Santos e Guarujá e a linha 5 do Metrô, que ligaria o Jardim Ângela à Chácara Klabin.
8 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Convoca uma sessão solene, a realizar-se dia 20/10, às 10 horas, para "Comemorar os 20 anos da Apampesp", a pedido do deputado Mauro Bragato.
9 -  OLÍMPIO GOMES
Demonstra pesar por ferimento sofrido por Paulo de Tarso, agente penitenciário em Valparaíso. Informa que o servidor serrava um cano, possivelmente usado como depósito de drogas, e o objeto explodiu, pois continha pólvora. Critica a não realização de revista íntima, uma vez que não há a mecanizada. Recorda as 76 mortes de policiais militares neste ano. Aduz que servidores da Penitenciária de Valparaíso estão receosos e suplicam por averiguação criteriosa das dependências da instituição.
10 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Saúda os veterinários pela data comemorativa da categoria.
11 -  EDSON FERRARINI
Retoma comentários acerca do fomento à cidadania, praticado no Colégio Maria Imaculada. Acrescenta que concedeu palestras para aproximadamente mil alunos, sobre prevenção ao uso de drogas. Saúda os alunos presentes.
12 -  OLÍMPIO GOMES
Assume a Presidência.
13 -  JOOJI HATO
Diz que é necessário garantir ao cidadão direitos básicos, como o de livre locomoção. Lembra aprovações de projetos de lei de sua autoria. Enfatiza a relevância social da "lei seca", da lei em proteção a menores explorados em cruzamentos e da lei que visa à instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos. Lamenta o veto ao projeto de lei da "moto sem garupa".

GRANDE EXPEDIENTE
14 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
15 -  OLÍMPIO GOMES
Pelo art. 82, contesta a investigação policial sobre o assassinato da Família Pesseghini, segundo a qual o menino Marcelo teria assassinado seus pais e demais familiares. Apresenta matéria da TV Bandeirantes sobre o caso, com gravações inéditas. Pede apuração do caso pela Polícia Federal.
16 -  OLÍMPIO GOMES
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária do dia 11/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp