22/09/2014 - 128ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 25/09/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : JOOJI HATO / CARLOS GIANNAZI / SARAH MUNHOZ
Secretaria : CARLOS GIANNAZI

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência. Registra a presença do Sr. Roberto Ferdinand, coordenador nacional da Marcha Mundial do Lima, da SOS Clima Terra e da Caminhada pelo Clima; e da Sra. Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente Apeoesp - Sindicado dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, acompanhados de comitiva. Recorda visita que fizera à União Soviética, quando vereador paulistano. Endossa a luta do grupo em defesa e preservação do meio ambiente. Lembra sua participação em frente municipal. Ressalta a importância da preservação da vida. Destaca a necessidade de respeito à natureza, bem como da consciência ambiental, também, em favor dos animais. Destaca questões relativas à represa de Guarapiranga. Informa que recebia dos visitantes documento, que deve atingir âmbito mundial. Elogia ações em defesa do clima. Dá conhecimento das nove questões vitais, expressas em camiseta que recebera.
2 -  CARLOS GIANNAZI
Manifesta indignação e perplexidade dos profissionais da educação. Repudia veto ao PL 07/09, de sua autoria, que trata da lotação de alunos especiais. Lembra reivindicação de pais de alunos com necessidades especiais de aprendizagem. Repudia a superlotação de salas de aula. Enaltece a educação especial para garantia da inclusão social. Questiona as razões do veto, que foram elaboradas pela Secretaria da Educação. Lê e comenta pontos do veto. Destaca, especialmente, questões relativas aos alunos com Síndrome de Down e autistas.
3 -  JOOJI HATO
Registra a presença e saúda comitiva da China.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Assume a Presidência.
5 -  SARAH MUNHOZ
Agradece a visita da comitiva chinesa. Ressalta a importância das relações entre os dois países. Reflete sobre a nova conformação mundial, com o surgimento do Bric, do qual o Brasil faz parte. Lembra que o chinês é o idioma mais falado do mundo. Considera arbitrárias atitudes de governantes brasileiros. Endossa a fala do deputado Carlos Giannazi, em favor dos alunos excluídos. Discorre sobre as patologias sindrômicas. Questiona o veto do governador a projeto que trata de alunos com necessidades especiais. Reflete sobre o tema. Considera excessivo o número de 45 alunos por sala de aula.
6 -  SARAH MUNHOZ
Assume a Presidência.
7 -  CARLOS GIANNAZI
Agradece a manifestação da deputada Sarah Munhoz, a favor do PL 07/09, deste parlamentar, sobre os alunos especiais. Propõe a derrubada do veto à matéria em tela. Combate a Secretaria Estadual de Educação quanto à participação de estudantes nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. Informa que alunos paulistas foram aprovados para o próximo evento, a ser realizado na Índia, e precisam de recursos para a viagem. Acrescenta que escolas estão fazendo campanha para arrecadar o valor necessário para os concorrentes. Apela à Secretaria da Educação que interceda em favor dos alunos. Lembra a proposta de instalação de CPI sobre a administração do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
9 -  PRESIDENTE SARAH MUNHOZ
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 23/09, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp