23/10/2014 - 151ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 30/10/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : ULYSSES TASSINARI / JOOJI HATO
Secretaria : LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  ULYSSES TASSINARI
Assume a Presidência e abre a sessão. Saúda o ex-deputado Hélio César Rosas, presente em plenário.
2 -  WELSON GASPARINI
Clama a seus pares que se unam em prol do País, independentemente do resultado do segundo turno do pleito eleitoral, no próximo domingo. Lê e comenta texto da Organização Mundial da Saúde sobre gastos diminutos do Brasil com aperfeiçoamento do setor. Elenca problemas como a escassez de médicos, a falta de medicamentos e de instrumentos modernos em hospitais.
3 -  LUIZ CLAUDIO MARCOLINO
Faz reflexão sobre o desabastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo. Lamenta os prejuízos à economia, em decorrência da estiagem prolongada. Registra a consecução de investimentos do governo federal em São Paulo, permitidos em função do pagamento da dívida externa pelo ex-presidente Lula. Cita a duplicação da rodovia Tamoios, obras no Rodoanel e saneamento básico, a título de exemplo.
4 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
5 -  LECI BRANDÃO
Comenta charge, publicada no jornal "Folha de S. Paulo", a reproduzir a escassez de água em São Paulo. Destaca que prima pela defesa dos direitos humanos e pelo socialismo. Informa que, hoje de manhã, visitou a Casa de Davi. Condena o uso de adjetivos pejorativos para classificar e estereotipar pessoas.
6 -  RAMALHO DA CONSTRUÇÃO
Lamenta ferimentos de funcionário da construtora Camargo Corrêa, alvejado por segurança terceirizado, prestador de serviço para a própria empreiteira. Diz ser imperiosa a realização de inquérito nacional para investigar as construtoras quanto às condições de trabalho oferecidas aos pedreiros. Enfatiza que se faz necessária a instauração de CPI no setor.
7 -  OLÍMPIO GOMES
Faz coro ao discurso do deputado Ramalho da Construção. Apoia a abertura de CPI para investigar, inclusive, o cumprimento dos contratos administrativos com as empreiteiras. Demonstra pesar pelo falecimento do major Lupércio Alessi, por execução, e informa ter participado da cerimônia de sepultamento. Lembra o desaparecimento de dois policiais militares, ocorridos recentemente. Aduz que 83 policiais militares foram executados no estado de São Paulo, em 2014. Atribui responsabilidade por omissão, a todos os Poderes constituídos. Clama por mudança de postura dos administradores públicos.
8 -  CARLOS GIANNAZI
Associa-se às palavras do deputado Olímpio Gomes. Registra a presença da professora Maria José, diretora do Centro de Educação Infantil da Vila Dalva. Critica o modelo ideológico do Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional. Lamenta a falta de interesse do governador Geraldo Alckmin em promover discussão sobre plano estadual de educação e a falta de investimento nos ensinos técnico e tecnológico. Exige a aprovação de novo plano de carreira, em benefício do magistério estadual. Responsabiliza o Governo do Estado pela crise hídrica.
9 -  CARLOS GIANNAZI
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
10 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de debates de 24/11, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp