01/12/2014 - 51a Solene

COMEMORAR O DIA DO SAMBA
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/12/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : LECI BRANDÃO
1 -  LECI BRANDÃO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Leci Brandão, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Samba". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
2 -  NIVALDO SANTANA
Vice-presidente Nacional da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, cumprimenta todos os presentes. Ressalta que o samba é patrimônio cultural do Brasil. Elogia a iniciativa da deputada Leci Brandão.
3 -  GERSON TAJES
Presidente do Sindicato dos Músicos, tece comentários acerca das conquistas do Sindicato dos Músicos. Lamenta que os músicos no Brasil sejam desvalorizados. Informa que existe no Sindicato dos Músicos um centro de educação musical. Agradece o apoio da deputada Leci Brandão.
4 -  CARLOS JOSÉ FERNANDES NETO
Diretor da Associação dos Sambistas e Comunidades do Samba de Terreiro do Estado de São Paulo, tece considerações sobre o histórico do samba. Destaca a importância do Grupo das Tias Baianas na origem do samba. Lamenta a falta de reconhecimento da música no País.
5 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, exibe fotos e faz leitura do histórico da Comunidade de Samba Maria Cursi. Anuncia apresentação musical dessa comunidade.
6 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Presta homenagem, com entrega de placa, à Comunidade de Samba Maria Cursi, na pessoa do Sr. Reinan Rocha.
7 -  REINAN ROCHA
Representante da Comunidade de Samba Maria Cursi, manifesta-se lisonjeado com a homenagem recebida. Entrega presente à deputada Leci Brandão.
8 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Justifica seu comportamento contido, como forma de cumprir o protocolo desta Casa.
9 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, exibe imagens e faz leitura do histórico da Comunidade de Samba Pagode da 27. Anuncia apresentação musical dessa comunidade.
10 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Presta homenagem, com entrega de placa, à Comunidade de Samba Pagode da 27, na pessoa do Sr. Rogério Borges.
11 -  ROGÉRIO BORGES
Representante da Comunidade de Samba Pagode da 27, agradece a homenagem recebida. Destaca a importância do apoio recebido por sua comunidade.
12 -  VERA BUCHERONI
Mestre de Cerimônias, faz exibição de fotografias e lê histórico do grupo das Tias Baianas Paulistas. Anuncia apresentação musical do grupo.
13 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Presta homenagem, com entrega de placas, ao grupo das Tias Baianas Paulistas, na pessoa de Irondina de Souza - Dona Danga. Lembra ocasião em que foi apresentada ao Grupo das Tias Baianas. Relata entrevista que dera a repórteres do programa CQC, quando foi questionada acerca de sua conduta como deputada. Ressalta a diversidade existente entre os componentes das comunidades de samba.
14 -  IRONDINA DE SOUZA
Representante do Grupo das Tias Baianas Paulistas, manifesta-se orgulhosa com a homenagem recebida. Clama pela exaltação do samba. Faz referência à canção "Não deixe o samba morrer".
15 -  ORLANDO SILVA
Ex-ministro do Esporte e deputado federal eleito, enaltece a conduta política e a iniciativa da deputada Leci Brandão.
16 -  JADIR PRATES
Padrinho do Grupo das Tias Baianas Paulistas, destaca a importância do Grupo das Tias Baianas como representantes do samba.
17 -  MAURÍCIO PESTANA
Secretário Adjunto da Secretaria Municipal da Promoção da Igualdade Racial, saúda as autoridades presentes. Menciona que o samba é uma manifestação do povo negro e uma das raízes da cultura brasileira. Parabeniza a deputada Leci Brandão por ter sido uma das poucas políticas negras eleitas no Brasil.
18 -  PRESIDENTE LECI BRANDÃO
Enfatiza a importância do respeito a todas as religiões. Tece considerações sobre as conquistas de seu mandato. Menciona a necessidade de promoção do samba paulista. Ressalta a importância cultural e social do samba. Entoa trecho de canção. Faz agradecimentos gerais e encerra a sessão.
alesp