04/11/2014 - 57ª Sessão Extraordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 08/11/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : SAMUEL MOREIRA

ORDEM DO DIA
1 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Abre a sessão. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o PR 18/14, salvo emenda.
2 -  CAUÊ MACRIS
Requer verificação de votação.
3 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Defere o pedido. Determina que seja feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.
4 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, solicita ao deputado Cauê Macris que retire seu pedido de verificação de votação, tendo em vista o projeto em tela, que trata da prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade Rubens Paiva, que afirma relevante.
5 -  CAMPOS MACHADO
Para comunicação, afirma que, em que pese as razões do deputado Cauê Macris, solicita deste que reveja sua decisão e retire o pedido de verificação de votação, tendo em vista o entendimento do Colégio de Líderes sobre a matéria. Acrescenta que não se tratava do mérito da Comissão de Verdade, apenas da prorrogação de seus trabalhos.
6 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, enaltece seu respeito ao deputado Campos Machado. Recorda que lidera a bancada do PSDB, que tem 22 deputados. Afirma que os acordos devem ser discutidos com todas as bancadas. Afirma que sua legenda não fora consultada sobre o assunto, nem mesmo pelo líder do Governo. Lembra requerimento de urgência a projeto sobre categoria do Tribunal de Justiça.
7 -  BARROS MUNHOZ
Para comunicação, presta esclarecimentos ao deputado Cauê Macris sobre a reunião do Colégio de Líderes, ocorrida hoje. Argumenta que o assunto era recorrente em reuniões do Colegiado. Elogia os deputados Cauê Macris e Adriano Diogo, este presidente da Comissão da Verdade.
8 -  CAMPOS MACHADO
Requer a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, com anuência das lideranças.
9 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Defere o pedido. Suspende a sessão às 19h16min; reabrindo-a às 19h34min. Dá continuidade ao processo de verificação de votação pelo sistema eletrônico.
10 -  MILTON LEITE FILHO
Declara obstrução ao processo de votação, em nome do DEM.
11 -  SEBASTIÃO SANTOS
Declara obstrução ao processo de votação, pelo PRB.
12 -  JORGE CARUSO
Declara obstrução ao processo de votação, em nome do PMDB.
13 -  OSVALDO VERGINIO
Declara obstrução ao processo de votação, pelo PSD.
14 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Registra as manifestações.
15 -  BARROS MUNHOZ
Para comunicação, elogia o deputado Cauê Macris por sua reeleição. Pede desculpas por eventuais falhas que tenha cometido sobre a matéria em apreço. Reitera que seja retirado o pedido de verificação de votação.
16 -  CAUÊ MACRIS
Para comunicação, reafirma que a bancada do PSDB não fora consultada sobre a questão. Relembra requerimento de urgência que trata da carreira de conciliador do Tribunal de Justiça. Declara obstrução ao processo de votação, em nome da bancada do PSDB.
17 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Registra a manifestação.
18 -  CARLOS GIANNAZI
Para comunicação, volta a solicitar a retirada do pedido de verificação de votação, feito pelo deputado Cauê Macris. Argumenta que a Comissão da Verdade está acima das questões partidárias. Lembra a dedicação do Deputado Adriano Diogo como presidente da Comissão da Verdade.
19 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Dá conhecimento do resultado da verificação de votação, que não atinge quórum para deliberação da matéria, que ficou adiada.
20 -  JOÃO PAULO RILLO
Para comunicação, lembra manifestação de simpatizantes à candidatura do presidenciável Aécio Neves, ocorrida na semana passada, nesta Capital, que pediam intervenção militar no País. Agradece aos líderes que apoiaram a Comissão da Verdade, especialmente o deputado Barros Munhoz. Questiona o deputado Cauê Macris ao pedir verificação de votação ao projeto que trata da prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade. Cita entendimentos sobre o assunto.
21 -  CAMPOS MACHADO
Requer a suspensão dos trabalhos por cinco minutos, com anuência das lideranças.
22 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Defere o pedido. Suspende a sessão às 19h53; reabrindo-a às 19h57min.
23 -  JOÃO PAULO RILLO
Para comunicação, informa que, em 05/11, deve ser lançado o livro "Infância Roubada - Crianças atingidas pela ditadura militar no Brasil", elaborado pela Comissão da Verdade e editado por este Legislativo. Elogia a publicação. Lamenta que não tenha sido aprovado, nesta sessão, o projeto que trata da prorrogação dos trabalhos da Comissão da Verdade.
24 -  CAMPOS MACHADO
Requer o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.
25 -  PRESIDENTE SAMUEL MOREIRA
Defere o pedido. Levanta a sessão.
alesp