08/12/2014 - 53a Solene

PRESTAR HOMENAGEM À MARINHA DO BRASIL E AO SEU PATRONO, ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA, MARQUÊS DE TAMANDARÉ E COMEMORAR O DIA DO MARINHEIRO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 18/12/2014:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ
1 -  FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Efetivo convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Fernando Capez, ora na condução dos trabalhos, para "Prestar Homenagem à Marinha do Brasil e ao seu Patrono, Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, e comemorar o Dia do Marinheiro". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de efemérides alusivas ao evento, encaminhadas por diversas autoridades. Informa a presença de delegação da província chinesa de Hubei. Anuncia a apresentação de um vídeo sobre a atuação da Marinha do Brasil.
2 -  PAULO ADIB CASSEB
Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, saúda e parabeniza o deputado Fernando Capez pela iniciativa desta solenidade. Estende os cumprimentos às demais autoridades presentes. Considera que a gratidão é o que melhor exprime o sentimento da Nação brasileira à Marinha, pela atuação na defesa do País, desde a sua Independência. Cita aspectos históricos que garantiram o reconhecimento da Independência do Brasil, como a Constituinte de 1823. Destaca ações da Marinha do Brasil, conhecida, à época, como Armada Nacional, como de extrema importância para que o Brasil não fosse desmembrado, mantendo seu gigantismo territorial. Lembra a participação da Marinha na guerra do Paraguai, em parceria com o Exército Brasileiro. Parabeniza os marinheiros pelo seu dia.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação de dança havaiana, por alunas da Escola Estadual Tamandaré. Explica que o objetivo é o de proporcionar conhecimento de diferentes culturas e suas manifestações. Presta homenagem à Marinha, com a entrega de placa ao vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho, comandante do Comando do 8º Distrito Naval.
4 -  WILSON PEREIRA DE LIMA FILHO
Comandante do Comando do 8º Distrito Naval, agradece ao deputado Fernando Capez pela iniciativa da realização deste evento. Ressalta que os marinheiros sentem-se honrados diante da homenagem. Narra a biografia de Joaquim Marques Lisboa, o "Marquês de Tamandaré", o qual considera como o mais ilustre representante da Marinha do Brasil. Cita conflitos comandados pelo patrono da Marinha, cujo nome, adita, está escrito no "Livro dos Heróis da Pátria". Elenca funções da Marinha, como a de zelar pela segurança da navegação e a de proteger as riquezas do Brasil. Fala sobre o "Dia do Marinheiro", comemorado em 13 de dezembro, em virtude de ser a data de nascimento do Almirante Tamandaré. Diz que lembrar os feitos de Joaquim Marques de Lisboa mantém acesa a chama no coração dos marinheiros de hoje. Presta homenagem ao deputado Fernando Capez, com a entrega de um quadro contendo o navio "Cisne Branco".
5 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Anuncia a apresentação da dança da integração, por alunas e professores da Escola Estadual Tamandaré. Explica a simbologia da coreografia. Diz que, entre os objetivos, está o de chamar os jovens do Brasil para se integrarem às Forças Armadas. Ressalta o valor da disciplina e da estética militar. Informa que a apresentação, denominada dança da integração, assemelha-se ao que acontece, hoje, nesta sessão solene, que tem a participação de representantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Anuncia a execução da canção "Cisne Branco", pela banda do Comando Militar do Sudeste, 2º Batalhão do Exército. Reitera que o Brasil deve às Forças Armadas a integridade do território nacional. Cita as guerrilhas de cunho separatista, como Sabinada, Farroupilha e Guerra de Canudos. Enaltece a carreira do marinheiro, em que o profissional é formado para, se necessário, doar a própria vida à Nação e ao próximo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp