06/03/2015 - 4a Solene do Período Adicional

Homenagem à valorização feminina, com a participação do Rotary - Distrito 4430
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 17/03/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : MARIA LÚCIA AMARY
1 -  MARIA LÚCIA AMARY
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  LUCIANA PODIESI
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
3 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Informa que o presidente Chico Sardelli convocara a presente sessão solene, a requerimento da deputada Maria Lúcia Amary, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a valorização feminina, com a participação do Rotary - Distrito 4430". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  LUCIANA PODIESI
Mestre de Cerimônias, dá conhecimento de mensagens alusivas à solenidade, enviadas por diversas autoridades.
5 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Afirma que, no século XXI, o Dia Internacional da Mulher não deve ser comemorado apenas relembrando conquistas passadas, mas estabelecendo metas futuras e enaltecendo a força das mulheres no mundo contemporâneo. Tece elogios à atuação de Rosmary Corrêa, a seu ver, uma referência no estado de São Paulo na luta pelos direitos das mulheres. Dá conhecimento de estatísticas sobre a eficácia da Lei Maria da Penha. Elenca conquistas recentes na esfera legislativa. Comenta a diminuição da desigualdade de gêneros no mercado de trabalho. Justifica a homenagem ao Rotary Club, pela prestação de serviços à sociedade e pela valorização da participação feminina em suas atividades.
6 -  ARCHIMEDES BACCARO
Governador do Rotary Club de São Paulo - Distrito 4430, agradece pela homenagem ao Rotary Club. Lamenta que o Dia Internacional da Mulher com frequência seja, a seu ver, explorado comercialmente. Lembra que, apesar de a associação de mulheres ao Rotary Club só ter sido permitida a partir de 1989, após 84 anos de existência da instituição, hoje muitas ocupam cargos de liderança. Afirma que um viés machista ainda é perceptível na sociedade. Destaca o papel desempenhado por mulheres nos trabalhos sociais do Rotary.
7 -  SANDRA KWAST
Esposa do governador indicado ao Distrito 4430, Valter Kwast, ressalta a justeza da homenagem às mulheres. Declara que, desde que se começou a comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 1975, houve grandes avanços no papel da mulher na sociedade. Dá exemplos de mulheres em funções de liderança no Rotary Club. Afirma ser importante reconhecer seu trabalho.
8 -  MÁRCIA CRISTINA DE LIMA
Presidente do Rotary Club Garulhos, discorre sobre o valor da mulher perante uma sociedade em que ainda existe o machismo. Comenta a luta para se obter reconhecimento. Destaca as múltiplas funções e diversas responsabilidades assumidas pelas mulheres no dia a dia.
9 -  ZILPHA NASCIMENTO
Esposa do governador 2014-2015 do Distrito 4610, Ivo Nascimento, considera ser esta solenidade um momento para reflexão sobre a realidade de ser mulher na sociedade atual. Destaca as constantes escolhas que as mulheres devem fazer diariamente, assim como a oportunidade de desempenhar, ao longo da vida, diversos papéis, como profissional, mãe, esposa, entre outros. Comenta o trabalho realizado por mulheres em diversas entidades de serviço social. Afirma que o Rotary Club é um exemplo desse tipo de atuação.
10 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Presta homenagem, com a entrega de placas, e após leitura de seus respectivos currículos, às Sras. Vânia Toro da Silva, Maria de Lourdes dos Santos Silva, Regina Maria Rosa Gomes e Dagmar Pereira de Almeida.
11 -  VÂNIA TORO DA SILVA
Presidente da Casa da Amizade do Rotary Club Guarulhos, Vila Galvão, manifesta sua surpresa pela homenagem. Lamenta que muitas vezes as mulheres não obtenham reconhecimento pelas diversas funções que exercem dia após dia. Parabeniza colegas que participam da Casa da Amizade. Dedica a homenagem às atendidas por curso destinado a gestantes carentes, promovido pelo Rotary Club Guarulhos.
12 -  MARIA DE LOURDES DOS SANTOS SILVA
Fundadora do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário "Gente Que Faz", do Rotary Club de São Paulo, Santana, agradece pela homenagem. Destaca a importância do apoio prestado pelo Rotary Club no trabalho social efetuado em Santana, na zona norte da Capital. Afirma ser necessária maior participação das mulheres nas ações realizadas.
13 -  REGINA MARIA ROSA GOMES
Esposa do rotariano Álvaro Gomes Júnior, do Rotary Club de São Paulo, Casa Verde, declara-se honrada por ser lembrada nesta solenidade. Expressa seu desejo de que o serviço social prestado pelo Rotary Club continue e cresça. Dedica a homenagem às mulheres presentes.
14 -  DAGMAR PEREIRA DE ALMEIDA
Esposa do rotariano Paulo Arnaldo de Almeida, do Rotary Club de São Paulo, Norte, agradece pela homenagem recebida.
15 -  ROSMARY CORRÊA
Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, elogia a deputada Maria Lúcia Amary. Enaltece o trabalho das homenageadas desta sessão, cuja atuação, acrescentou, muitas vezes não é reconhecida fora da comunidade atendida. Destaca a importância das mulheres nas ações sociais do Rotary, mesmo quando não associadas ao clube. Elenca conquistas alcançadas desde 1985, ano da criação da primeira Delegacia da Mulher no estado de São Paulo. Menciona a aprovação, no Congresso Nacional, de projeto de lei que tipifica o feminicídio. Afirma que, hoje, a palavra de ordem é a parceria entre mulheres e homens.
16 -  SAMIRA JACOB SUAIDE BACCARO
Rotariana do Rotary Club de São Paulo, Norte, discorre sobre o incentivo, no Rotary Club, para o aumento da participação de mulheres nos projetos desenvolvidos. Descreve o processo de escolha das homenageadas nesta sessão. Enfatiza a dificuldade de escolher apenas quatro mulheres. Presta homenagem às rotarianas presentes, e, com a entrega de placas, à Sra. Rosmary Corrêa e à deputada Maria Lúcia Amary.
17 -  PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp