27/04/2015 - 2a Solene

HOMENAGEM OS MÁRTIRES ARMÊNIOS NO CENTENÁRIO DAS VÍTIMAS DO GENOCÍDIO ARMÊNIO
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 12/05/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : CELSO GIGLIO
1 -  NATAL CALABRO NETO
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
2 -  CELSO GIGLIO
Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Celso Giglio, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os Mártires Armênios Vítimas do Genocídio que Completa Este Ano Seu Centenário". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino da Armênia" e o "Hino Nacional Brasileiro". Considera que a morte de um milhão e quinhentos mil armênios foi um dos maiores massacres do Império Turco Otomano. Recorda que a população armênia, antes católica, foi obrigada a se converter ao Islamismo. Lembra a diáspora dos armênios, em fuga pelo deserto, que se espalharam pelo mundo. Informa que a República Armênia tem três milhões de habitantes, com cem mil descendentes no Brasil. Lembra que o Brasil não reconheceu o genocídio, ao contrário de lei paulista, do deputado Pedro Tobias. Dá conhecimento de moção, de sua autoria, pleiteando da Presidência da República o mesmo. Recorda citações do Papa Francisco sobre o genocídio. Solicita, por parte do governo da Turquia, o reconhecimento do genocídio. Argumenta que as mortes não foram decorrentes da I Guerra Mundial. Pleiteia, também, a reconstituição do território armênio. Cumprimenta a comunidade armênia do bairro de Presidente Altino, em Osasco.
3 -  JOSÉ SERRA
Senador, saúda a todos. Elogia a iniciativa desta solenidade. Cumprimenta o deputado Pedro Tobias, pelo projeto do Dia de Reconhecimento do Genocídio Armênio. Cita artigo, de sua autoria, sobre os armênios, veiculado na imprensa, quando governador do Estado de São Paulo. Dá conhecimento de ações da Comissão de Relações Exteriores do Senado, presidida por Aloysio Nunes Ferreira, visando o reconhecimento do genocídio armênio pela Presidência da República. Enaltece seu respeito à comunidade armênia. Comunica a iminência da votação de projeto, de sua iniciativa, sobre o voto distrital.
4 -  PRESIDENTE CELSO GIGLIO
Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride, encaminhadas por várias autoridades.
5 -  ACHOT GALOYAN
Embaixador da República Armênia no Brasil, recorda convenções da ONU sobre os crimes internacionais de genocídio e a punição aos executantes. Lembra o massacre de um milhão e meio de armênios, durante a I Guerra Mundial. Informa que muitos foram forçados a adotar o Islamismo como religião. Acrescenta que deportados morreram de inanição, doenças ou epidemias. Repudia a negação e as distorções do fato, pelo governo da Turquia, etapa inconclusa. Comunica o reconhecimento de 23 países sobre o genocídio. Destaca quatro pilares do reconhecimento: a lembrança, a gratidão, a prevenção e o renascimento. Cita reivindicações à comunidade internacional. Ressalta o Holocausto dos Judeus. Enfatiza o legado aos herdeiros, a necessidade do resgate da História e da justiça. Argumenta que os fatos não são decorrentes da I Guerra Mundial. Justifica que a negação do genocídio abre precedente à Civilização Humana. Pleiteia o reconhecimento e condenação da Turquia. Enfatiza a atuação dos Legislativos internacionais, ao citar decisão do Parlamento Europeu. Reproduz citações do Papa Francisco pelo reconhecimento do primeiro genocídio do século XX. Agradece a criação da lei paulista do Dia do Reconhecimento do Genocídio Armênio.
6 -  PEDRO TOBIAS
Deputado Estadual, cumprimenta o deputado Celso Giglio e as autoridades armênias. Fala de sua trajetória no Líbano, quando conheceu armênios que, por mais de 30 anos, viviam sem documentos, tendo como segundo nome generalizado "Armênio". Enfatiza não só a importância do reconhecimento, como a punição da Turquia pelo genocídio. Lamenta os massacres atuais de cristãos no Oriente Médio por grupos extremistas. Comunica a dificuldade para a deliberação do projeto de lei, de sua autoria, que cria o Dia do Reconhecimento do Genocídio Armênio. Agradece ao presidente Fernando Capez pela aprovação do projeto. Enfatiza que é preciso evitar o surgimento de novos genocídios. Sugere que seu projeto semelhante ao seu seja aprovado no Congresso Nacional para o reconhecimento pelo governo federal. Ressalta a diferença de se morar no Brasil e não haver conflitos pela condição de estrangeiro. Traz declarações do governador Geraldo Alckmin à comunidade armênia.
7 -  PRESIDENTE CELSO GIGLIO
Endossa a causa citada pelo deputado Pedro Tobias. Reitera moção, de sua autoria, na mesma direção. Anuncia a apresentação do Coral Vahakn Minassonian do Sama. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp