15/05/2015 - 7a Solene

COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DO TRABALHADOR DA SAÚDE
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 03/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : RAFAEL SILVA / DAVI ZAIA
Secretaria : DAVI ZAIA
1 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência e abre a sessão.
2 -  SIRLENE NOGUEIRA
Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa.
3 -  PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Rafael Silva, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".
4 -  SIRLENE NOGUEIRA
Mestre de Cerimônias, nomeia as autoridades presentes.
5 -  DAVI ZAIA
Deputado estadual, parabeniza o deputado Rafael Silva pela iniciativa de homenagear os trabalhadores da Saúde. Cumprimenta os Senhores Edison Laércio e Canindé Pegado, que, adita, lutam em defesa da categoria no estado de São Paulo. Destaca as dificuldades enfrentadas pelo setor. Menciona tentativas, do governo federal, de alterar a legislação que estabelece direitos adquiridos de trabalhadores. Ressalta o objetivo desta sessão solene, que é a de prestar homenagem à categoria, que, a seu ver, trabalha, muitas vezes, sem as condições ideais. Enaltece a dedicação dos trabalhadores, um diferencial no atendimento à população.
6 -  PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Tece elogios ao deputado Davi Zaia. Fala de seu orgulho, bem como o deste Parlamento, em receber os funcionários da Saúde. Considera que a missão da categoria equivale a de um sacerdócio em favor da população mais carente.
7 -  CANINDÉ PEGADO
Secretário-geral da União Geral dos Trabalhadores, saúda o público presente. Ressalta o número de funcionários da Saúde, cerca de 650 mil no estado de São Paulo. Lembra que esta é a 12ª Sessão Solene realizada pela Assembleia Legislativa em reconhecimento à atuação da categoria. Enfatiza o momento adverso do País, em razão de projetos de leis que visam à retirada de direitos de trabalhadores. Faz reflexão sobre a importância dos profissionais da Saúde, a quem parabeniza.
8 -  DAVI ZAIA
Assume a Presidência.
9 -  SIRLENE NOGUEIRA
Mestre de Cerimônias, anuncia a homenagem aos trabalhadores da Saúde pelo deputado Rafael Silva, acompanhado do Sr. Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, e de representantes de cada região. Informa que o troféu é em formato de coração, representando a dedicação dos profissionais a seus pacientes. Chama os homenageados: José Monteiro dos Santos, de Araçatuba; Sergio Tales Celestino, de Bauru; Tereza do Carmo Lima de Souza, de Campinas; Ivone Carrocini, de Franca; Maria Vilma Gomes da Silva, de Jaú; Raquel Melero Cursio Assarisse, de Piracicaba; Maria Lúcia da Silva, de Presidente Prudente; Shirley Cristina Bertin, de Rio Claro; Joel Freitas da Silva, de Santos; Sebastiana de Oliveira Carvalho, de São José do Rio Preto; Silvana Aparecida Pereira, de São José dos Campos; Jose Paulo Bueno, de Sorocaba; Antonio Carlos Jorgete, de Ribeirão Preto; e Pedro Alberto Tolentino, in memorian, que era sindicalista, falecido em março deste ano, vítima de leucemia, cujo troféu fora recebido por sua esposa.
10 -  RAFAEL SILVA
Assume a Presidência. Faz menção à atuação de Pedro Alberto Tolentino, líder sindical falecido recentemente. Ressalta a participação da mestre de cerimônias, Sirlene Nogueira, nesta solenidade. Destaca a atuação do presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, Edison Laércio de Oliveira.
11 -  EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA
Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, faz agradecimentos aos integrantes da mesa de trabalhos. Parabeniza o deputado Rafael Silva pela atuação parlamentar, em especial, em favor dos funcionários da Saúde. Dá ênfase à situação econômica do Brasil. Lamenta que os direitos de trabalhadores tenham sido alterados pelo governo federal, configurando, a seu ver, quebra de promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff. Repudia as decisões, em Brasília, em nome do ajuste fiscal. Fala da importância dos trabalhadores da Saúde. Destaca o carinho que dispensam aos pacientes, independentemente de o atendimento ser pelo SUS ou particular. Chama a atenção para a necessidade de se fortalecer a instituição sindicalista, cujo enfoque é a constante luta pelo setor. Presta homenagem a Pedro Alberto Tolentino. Reflete sobre pensamentos do sindicalista, a quem atribui a ideia de se criar uma norma reguladora para os trabalhadores da Saúde e de ter sido o mentor, juntamente com o deputado Rafael Silva, da data comemorativa à categoria, dia 12 de maio.
12 -  PRESIDENTE RAFAEL SILVA
Faz agradecimentos aos setores da Casa, que participaram da organização desta solenidade. Destaca o apoio de sua esposa, Maria Clara. Repudia o momento vivenciado pelo Brasil, o qual assevera ser o pior de todos os tempos no que diz respeito ao aspecto moral, ético e econômico. Manifesta-se contrário à destinação de recursos para o pagamento da dívida externa do Brasil, na ordem de 800 milhões de reais por dia. Avalia que esta verba deveria ser investida para melhorias na área da Saúde. Lembra a defasagem da tabela SUS e a penalização do trabalhador da Saúde. Destaca o valor da Saúde Pública, o que remete, a seu ver, à importância do profissional deste setor. Afirma que esta Assembleia se sente homenageada com a presença dos representantes da categoria. Lamenta a ausência de Pedro Alberto Tolentino. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp