08/06/2015 - 14a Solene

HOMENAGEM AO "10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS"
Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 13/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : FERNANDO CAPEZ / MARIA LÚCIA AMARY
1 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas ". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional de Portugal" e o "Hino Nacional Brasileiro". Solicita um minuto de silêncio em memória de Jerônimo Augusto Gomes Alves.
2 -  ANDERSON SILVA
Mestre de Cerimônias, lê currículo do desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
3 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Homenageia, com entrega de diploma de honra ao mérito, o desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
4 -  DELEGADO OLIM
Deputado estadual, saúda toda a comunidade lusitana do Brasil. Declara orgulho em possuir ascendência portuguesa.
5 -  JOSÉ RENATO NALINI
Presidente do Tribunal Justiça do Estado de São Paulo, saúda o presidente Fernando Capez e as demais autoridades presentes. Destaca seu orgulho por representar a comunidade lusitana. Lê o poema "Transfiguração", do escritor Paulo Bonfim.
6 -  ARNALDO FARIA DE SÁ
Deputado federal, saúda as autoridades e o público presentes. Reverencia a comunidade lusitana e seu País de origem.
7 -  MARIA LUCIA AMARY
Assume a Presidência.
8 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a exibição de vídeo sobre a modernidade em Portugal.
9 -  ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA
Presidente da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, saúda o presidente Fernando Capez pela iniciativa desta solenidade. Destaca a figura de Camões, que, a seu ver, sintetiza o espírito do homem português. Discorre sobre a imigração portuguesa em todo mundo. Lembra a identidade histórica e cultural que Brasil tem com Portugal. Enaltece a integração da comunidade portuguesa à sociedade brasileira.
10 -  PAULO LOPES LOURENÇO
Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, declara-se otimista em relação ao estado atual do laços que unem Brasil e Portugal. Enaltece a comunidade portuguesa no Brasil. Saúda as autoridades presentes a esta sessão. Convida a todos a prestigiar a homenagem que será feita a Portugal na Virada Cultural deste ano. Afirma que Brasil e Portugal partilham uma identidade comum. Defende a integração e cooperação entre as duas nações.
11 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia apresentação da fadista Marli Gonçalves, acompanhada dos músicos Ricardo Araújo e Renato Araújo. Anuncia homenagem, com entrega de diplomas, a membros da comunidade portuguesa no Brasil.
12 -  ARMÊNIO RODRIGUES NOGUEIRA
Padre, agradece a todos pela homenagem. Saúda todos aqueles que disseminam a cultura portuguesa pelo Brasil.
13 -  MIGUEL NUNO SIMÕES NUNES FERREIRA SETAS
Diretor-presidente da EDP - Energias do Brasil, saúda todos os homenageados. Afirma que a homenagem reforça os laços entre Brasil e Portugal.
14 -  ANDERSON SILVA
Mestre de cerimônias, anuncia a presença de grupos e ranchos folclóricos da comunidade lusitana do Brasil.
15 -  PRESIDENTE MARIA LUCIA AMARY
Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.
alesp