03/06/2015 - 53ª Sessão Ordinária

Íntegra da Sessão publicada no Diário Oficial em 11/06/2015:

Resumo da Sessão
Presidência : ABELARDO CAMARINHA / JOOJI HATO / FERNANDO CAPEZ
Secretaria : CORONEL TELHADA

PEQUENO EXPEDIENTE
1 -  ABELARDO CAMARINHA
Assume a Presidência e abre a sessão. Convoca sessão solene a ser realizada no dia 26/06, às 10 horas, por determinação do presidente Fernando Capez, com a finalidade de "Homenagear o Corpo de Bombeiros", por solicitação do deputado Coronel Camilo.
2 -  CORONEL TELHADA
Lê e comenta notícia, publicada pela Agência Brasil, a respeito do acréscimo na população carcerária, no País. Acrescenta que a informação não valoriza a atividade da Polícia e do Poder Judiciário. Reitera que há desmerecimento dos profissionais de Segurança Pública. Estabelece relação entre o trabalho policial e o exercício da cidadania.
3 -  CARLOS GIANNAZI
Agradece a seus pares pela derrubada do veto ao PL 07/09, de sua autoria. Elogia o presidente Fernando Capez pela forma como tem conduzido este Parlamento. Defende a qualidade no ensino e na aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Critica o governador Geraldo Alckmin pelo veto ao referido projeto. Aduz que a promulgação da lei deve repercutir no Ministério da Educação.
4 -  JOOJI HATO
Tece considerações sobre o assassinato do empresário Luiz Eduardo de Almeida Barreto, ocorrido na Avenida Berrini, na Capital. Lembra crime cometido na cidade de Itaquaquecetuba, cujo desfecho foi a morte de mulher, alvejada na cabeça. Lista eventos criminosos que assolam a sociedade. Propõe a tomada de medidas práticas, em prol da melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, como o uso de câmeras de segurança em locais estratégicos. Menciona a blitze do desarmamento como relevante iniciativa no combate à marginalidade. Defende a ideologia "tolerância zero", adotada em Nova York.
5 -  ED THOMAS
Anuncia a visita de David Santos, presidente da Câmara Municipal de Pirapozinho. Expressa gratidão ao deputado Ricardo Madalena, em razão de projeto para implantação de trem turísitico, no Oeste Paulista. Considera que a iniciativa representa o resgate da história do transporte ferroviário, no Estado. Mostra-se satisfeito com a possibilidade de recuperação das estações ferroviárias, na região de Presidente Prudente.
6 -  JOOJI HATO
Assume a Presidência.
7 -  ABELARDO CAMARINHA
Versa sobre a redução da capacidade de consumo da população, em razão de medidas do governo federal. Lamenta manchete a informar empréstimos do BNDES a outras nações. Defende a instalação de CPI para averiguar eventuais irregularidades na Federação Paulista de Futebol. Critica a realização de jogos de futebol às 22 horas. Menciona eventos de corrupção na Fifa.
8 -  MARCOS MARTINS
Dá repercussão à greve de docentes estaduais e de servidores da CPTM. Evoca negativa do presidente da CPTM em agendar visita, com parlamentar, para tratar de assuntos de interesse da população. Revela preocupação com a escassez de água que acomete o estado de São Paulo. Atribuiu ao Governo do Estado a responsabilidade pela manutenção dos mananciais e das tubulações.
9 -  ABELARDO CAMARINHA
Para comunicação, endossa o pronunciamento do deputado Marcos Martins. Afirma que qualquer deputado deve ser recepcionado onde quer que esteja a serviço da população.
10 -  CORONEL CAMILO
Tece considerações históricas e funcionais acerca dos Consegs - Conselhos de Segurança Comunitária. Manifesta-se favoravelmente à "intolerância zero", no que concerne à criminalidade. Parabeniza dirigentes e colaboradores dos referidos conselhos, pelo trabalho voluntário em prol da Segurança Pública. Afirma acreditar na parceria entre o Poder Público e a sociedade.
11 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Endossa o pronunciamento do deputado Coronel Camilo. Lembra que Michel Temer, vice-presidente da República, fora o articulador da instalação dos Consegs, no Governo Franco Montoro.
12 -  CAIO FRANÇA
Discorre sobre obra na Ponte Pênsil, no município de São Vicente. Pede agilidade para que a reforma no local encontre seu termo com brevidade. Critica a empreiteira responsável pela obra. Acrescenta que o logradouro favorece a mobilidade urbana e tem relevância turística. Lamenta o fechamento de estabelecimentos comerciais, em decorrência do atraso na reinauguração da ponte.
13 -  CORONEL TELHADA
Solicita a suspensão da sessão até as 16 horas e 30 minutos, por acordo de lideranças.
14 -  PRESIDENTE JOOJI HATO
Defere o pedido e suspende a sessão às 15h32min.

ORDEM DO DIA
15 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h36min. Encerra a discussão, coloca em votação e declara aprovado o requerimento nº 914/15.
16 -  JOOJI HATO
Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.
17 -  PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ
Defere o pedido. Manifesta seu apoio a projetos, de autoria do deputado Jooji Hato, no âmbito da Segurança Pública. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/06, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Levanta a sessão.
alesp